terça-feira, 3 de março de 2009

Orientação do Consulado Geral do Canadá no Brasil

Olá pessoal,
Recebemos hoje mais um e-mail do Consulado Geral do Canadá no Brasil com algumas orientaçõe. Segue abaixo, em itálico, o e-mail que recebemos:

Dear Igor,
As far as the federal skilled worker immigration category is concerned, there is one payment method for applicants outside Canada. Payment must be made in Canadian funds only. Applicants outside Canada can pay by certified cheque, bank draft, or money order made payable to the Receiver General for Canada.
Aware that purchase or transfer of Canadian funds may be subject to legal limitations or restrictions in some countries, we have been investigating other options for fee payment. If approved, instructions will be posted in our website. Please visit our website (www.cic.gc.ca) regularly for updates.
To-date, the method of payment is in Canadian funds only, by certified cheque, bank draft, or money order made payable to the Receiver General for Canada.
Potential applicants might want to inquiry with their local financial institution (banks, Western Union), consider making the payment through a family member, relative, friend, or a contact person residing in Canada, until new instructions are released.
We appreciate your interest in the Canada's immigration program. Sincerely,

Então gente, pra quem tem pressa a melhor alternativa é conseguir que alguém no Canadá realize os pagamentos direto por lá. SUGIRO a todos que estão buscando alternativas para o pagamento, ficarem atentos ao site do CIC, pois é lá que as novas notícias virão.

Que a solução chegue logo.
A nós cabe exercitar a paciência e esperar o tempo de Deus...
Enquanto isso seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

domingo, 1 de março de 2009

Devolução da Aplicação

Estávamos aguardando a devolução da nossa aplicação com as instruções do Consulado do Canadá Nova Scotia. Finalmente chegou e pra nossa tristeza aconteceu o que temíamos, nenhuma novidade, nenhuma luz, apenas devolveram tudo com as mesmas instruções que já tínhamos.
Para contextualizar, para aqueles que estão chegando agora, nós encaminhamos a documentação para Sydney, mas, por falta de orientações do consulado, fizemos o pagamento através de um depósito em conta corrente do consulado brasileiro, no HSBC (conforme orientações do site brasileiro). Fomos depois informados que tal procedimento não era válido e que teríamos nosso processo devolvido. A pergunta que surgiu era óbvia: "E qual o procedimento válido para pagamento?". Ninguém sabe até hoje. A resposta que temos de Maura e Maria João, do consulado brasileiro é que estão verificando e decidindo junto ao CIC a melhor forma.
Posteriormente, o consulado brasileiro nos encaminhou um e-mail dizendo que nossa documentação já estava voltando (foi despachada de Sydney em 12 de Fevereiro) e que viria junto uma carta do consulado com algumas instruções. Ficamos ansiosos, portanto, para receber a devolução, pois as instruções seriam de grande valia para nossa reentrada com o processo. Junto com a devolução, viria também o nosso comprovante de depósito original, com o qual solicitaríamos um reembolso ao escritório brasileiro do consulado. Na sexta-feira, chegaram os documentos. E junto vieram as instruções: adivinhem: "Os pagamentos devem ser feitos em Dólar Canadense, somente via certified cheque, bank draft ou international money order nominal ao Receiver General for Canada" (!!!). Que era o que já sabíamos... Novamente, voltamos à estaca zero, pois até onde sabemos, ninguém faz estas operações no Brasil, e algumas delas precisam dos dados de banco, agência e conta corrente do tal Receiver General for Canada, que ninguém no consulado sabe. A justificativa por não aceitarem nosso processo foi: "Vocês não enviaram o pagamento junto com a documentação", ou seja: eles nem entenderam que o "papel amarelinho do banco" era um comprovante de depósito.
Agora, vamos solicitar o nosso reembolso e aguardar o retorno do consulado sobre o que será decidido junto ao CIC sobre a forma de pagamento, para assim darmos nova entrada no processo.
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Alguém sabe de alguma forma de realizar estes procedimentos bancários no Brasil??? Há alguém que trabalha em uma instituição bancária ou trabalha com Câmbio (empresas de câmbio ou setor de comércio exterior de alguma empresa)...
Agradecemos publicamente ao pessoal do consulado brasileiro, que também intercedeu junto ao CIC para saber sobre a nossa situação, e que sempre tem nos atendido com cordialidade. Seguimos com paciência, tomando as ações necessárias, mas confiando na providência Divina, que nos dá esperança, pois Ele tudo sabe e tem razões para estas coisas estarem acontecendo...
Enquanto isso seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!