sábado, 24 de janeiro de 2009

O Sentido de Nossas Vidas

Em muitas ocasiões eu e o Igor nos questionamos sobre se valeria a pena todo o empenho na aplicação do processo e se no final teríamos sucesso. Há 2 anos planejamos entrar com o processo, e neste período nos colocamos nas mãos de Deus. Pedimos a Ele, em nossas orações, o discernimento sobre se esta seria ou não uma boa decisão, dentro do Seu propósito para nossas vidas. Percebi que como Abraão necessitou de fé para sair de Ur em busca da terra prometida, nós, também com fé, estamos seguindo um longo caminho até alcançar a possibilidade de viver no Canadá. Digo possibildiade, pois temos absoluta consciência que todo o processo é uma caixinha de surpresas e que não temos garantia nenhuma de que conseguiremos ser admitidos como imigrantes.
O que me faz dividir essa inquietude, tenho certeza que todos que se submetem a aplicação também têm, é que na semana passada o Igor recebeu um e-mail, do grupo canada_immigration_brasil@yahoogroups.com , um depoimento de um participante (Paulo) que teve sua aplicação recusada. Vejam, escrito em itálico, o que ele diz:

Caros grupeiros,
Recebi hoje a resposta tão aguardada nos últimos 20 meses, porém não satisfatória, pois a conclusão foi de que “I do not meet the requirements for immigration to Canada”. Mas creio que compartilhando as razoes para o indeferimento, que espero possa ser resolvido, sirva de experiência e orientação àqueles que estão aplicando. Vou relatar a minha situação para, ao final, solicitar orientações.
1º) EDUCATION: Sou bacharel em Direito, com mais de 18 anos de experiência, e 1 pós-graduação “lato sensu”. Em que pese na carta resposta diga que o “curso de pós-graduação has been considered, but it is not the marter’s level – stricto sensu”, portanto, não considerado pelo Ministry of Educacion, o que me fez perder 2 pontos. Também cursei 2 ½ anos de Economia, além de ter lecionado por cerca de 4 anos. Nada pesou. Ou seja, teoricamente, pelo que entendi, o tempo de 18/20 meses de curso de pós-graduação, a nível de especialização, não fez qualquer diferença!
2º) OFFICIAL LANGUAGE PROFICIENCY: As minhas notas do IELTS, realizado em 12/12/2007, foram: Listening and Reading – 5,5; Writing and Speaking – 6,0. Media: 6,0 Como tenho, efetivamente, conhecimento básico de frances, por conta de curso na Aliança Francesa, arrisquei afirmar que tenho “basic knowlegde in french – speak and read”, o que me daria os 2 pontos faltantes, mas não juntei qualquer prova, a exemplo do TEF, ou qualquer evidencia. Diante disso, redução de 2 pontos em educação e mais outros 2 em língua, minha pontuação caiu para 63 pontos e minha aplicação foi recusada.
Porém, NÃO VOU DESISTIR, NÃO DESISTIREI, CONTINUO FIRME NO PROPOSITO DE IMIGRAR E ESTOU DISPOSTO A ENFRENTAR NOOVO E LONGO PERÍODO.
Depois do Paulo ter colocado as razões da recusa na aplicação solicitou ajuda do grupo para tirar algumas dúvidas referentes a sua pretensão em aplicar novo processo. Veja o que ele diz:
a) Esse meu processo está encerrado ou posso requerer um prazo de 60 a 90 dias para comprovar melhoras – novos testes? A afirmação da carta é: “We encourage you to try and improve your language skills in order to qualify for immigration in the future”!
b) Em caso de resposta positiva, o que vocês poderiam me sugerir a fazer?
c) E m caso de resposta negativa, posso imediatamente ingressar com novo processo? Tem um período de carência? Vou ter de utilizar do novo sistema, enviando os documentos a Sidiney, CA?
Por favor, o que vocês podem sugerir e orientar de forma objetiva? Serei grato aqueles que opinar de forma construtiva, especialmente porque tenho plena convicção da minha capacidade de adaptação, inclusive com reservas para mais de ano, porém é sempre frustrante.
Abraços. Paulo Américo
Senti-me profundamente solidarizada com Paulo, pois sabemos o que é sonhar, colocar toda nossa energia, expectativas neste sonho. Sabemos como nossa vida praticamente gira em torno deste sonho. Os planos mudam, algumas coisas parecem que páram, e todas as decisões passam a girar em torno da posibilidade da imigração.
O que sucedeu com Paulo me fez perceber, mais do que nunca, que não podemos fazer desse sonho o sentido de nossas vidas. O Canadá, como disse, é uma posibildiade. Diga-se de passagem muito boa. Mas isso está longe de ser o sentido de nossas vidas. Precisamos manter os pés no chão. Lembrar que nossa realidade palpável hoje é o Brasil. Nossa vida está aqui. Pode ser que não seja como sonhamos, em termos de segurança, mas vivemos aqui muitas coisas boas, entre elas a afetividade própria do brasileiro.
Vamos sim continuar sonhando, mas não façamos disso o centro de nossas vidas, pois isso torna nossa vida vulnerável, dentro de uma situação da qual não temos qualquer controle. Hoje as regras são uma, amanhã são outras e não podemos deixar nossa vida alicerçada nesta possibilidade.
Que Deus abençoe a todos e nos dê paz para nossas escolhas de decisões.
Vamos seguindo, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.....seja qual for o caminho....

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Documentos Enviados para o Canadá

Como a Cris já disse, retomei minha vida de caixeiro viajante, por uma graninha um pouco melhor e também pelos desafios que o trabalho de consultor me proporciona. Agora, estou em um hotel em Porto Alegre, ouvindo a 680 news de Toronto pela Internet (http://www.680news.com/), para treinar o inglês, e resolvi escrever sobre a documentação que foi enviada, o que pode esclarecer muitas dúvidas para os novos aplicantes após 27 Feb 08 e também para receber comentários que podem nos ser esclarecedores. Vamos lá:

De acordo com o manual de imigração pela categoria Skilled Worker (EG7), que pode ser acessado através de http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/guides/EG7TOC.asp, a documentação a ser enviada é a seguinte:

1. Os formulários preenchidos, que são:

- Application for Permanent Residence Form: formulário principal de aplicação, contém os dados do principal aplicante e de todos os dependentes que irão com o principal aplicante para o Canadá. Deve ser preenchido somente pelo principal aplicante. Este formulário possui campos para o envio de fotos, mas conforme o manual, não devem ser enviadas fotos. Posteriormente, o consulado irá enviar instruções sobre o que fazer com isso.
- Schedule 1 - Background Declaration Form: contém informações sobre o estudo e trabalho. Deve ser preenchido pelo principal aplicante e pela sua esposa (o) ou parceira (o) com quem vive legalmente. Este formulário é um saco de ser preenchido;
- Schedule 3 - Economic Classes: contém informações que provavelmente serão utilizadas para qualificar a sua pontuação. Deve ser preenchido somente pelo principal aplicante;
- Additional Family Information Form: contém dados sobre os familiares diretos (cônjuge, filhos) e sobre os irmãos. Deve ser preenchido pelo principal aplicante e pelo cônjuge ou parceiro (a) legal.

Portanto, são 4 formulários se você é solteiro(a) ou 6 formulários se você é casado(a). De acordo com o manual, todos os formulários devem ser assinados. Porém, somente o formulário Schedule 1 possui campo para assinatura. Nós assinamos todas as páginas no rodapé, colocamos data e reconhecemos firma das assinaturas (conforme também está escrito no manual). Saiu uma grana violenta.

2. Uma cópia da Bio-Page do passaporte.

A Bio-Page do passaporte é uma página que inclui o número do passaporte e a data de validade (expiration date). Xerocamos estas duas páginas, autenticamos, conforme indicado pelo manual, e enfiamos no envelope.

3. Duas etiquetas de endereço, uma no seu idioma e outra em inglês.

Imprimimos nosso endereço em duas etiquetas adesivas e enviamos para eles. Minha esposa é especialista no assunto, por conta de sua profissão. Como nosso idioma se escreve igual ao deles - ou seja, não falamos por ideogramas, como os chineses, hindus, gregos, russos, árabes, etc - as duas etiquetas foram exatamente iguais.

4 - O pagamento.

Essa é que é a questão principal. Seguimos o que está escrito: liguei para o Consulado do Canadá no Brasil (11) 5509-4343, falei com a secretária eletrônica e escolhi a opção de ouvir os valores das taxas. Eles não informam quanto vale o CAN$, mas sim, o próprio valor das taxas, e dizem que isso muda toda hora. Anotei os valores para a nossa categoria, depositamos o valor no caixa do HSBC, pegamos o comprovante de depósito, xerocamos e enviamos o original junto com a documentação.

Nada mais... O manual diz bem claro que é para enviar somente isso, para a Categoria 1 - onde nós caímos - trabalhadores qualificados cuja categoria está na lista de categorias aprovadas pelo Ministério de Imigração do Canadá. A documentação foi encaminhada via correio para o endereço do Manual:

Citizenship & Immigration Canada
Federal Skilled Worker
Centralized Intake Unit PO BOX 7500 Sydney, NS B1P 0A9
Canada


Agora, é a espera... E ontem ainda recebemos a notícia de um colega nosso do Grupo de Discussão que foi reprovado pelo consulado. Que medo!

Abraços a todos e a Paz
Igor Schultz

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mudança de emprego

Vou dividir com vocês um pouco sobre nosso trabalho. Nesta postagem vou falar sobre o trabalho do Igor e futuramente falarei sobre minha atividade profissional:
Igor trabalha com gerenciamento e consultoria de projetos de TI, mais especificamente com ferramenta Oracle, que é um Banco de Dados disponibilizado para médias e grandes empresas.
Depois de trabalhar por 12 anos com consultoria e é claro, viajando sem parar, resolveu encontrar algo mais sossegado, que pudesse ficar em Curitiba, fosse registrado, tivesse FGTS, férias de 30 dias e toda a segurança de um trabalhador registrado. Dei a ele todo apoio, até porque contava com a perspectiva de tê-lo em casa todos os dias.
Como quem busca acha, ele encontrou o emprego que desejava e mudou. Há dois anos ele deixou a consultoria para gerenciar o TI de um grande Grupo Educacional. Passou a trabalhar sempre no mesmo lugar, com as mesmas pessoas, ter rotina de trabalho, coisa que ele nunca soube o que era. Este trabalho trouxe pra nós a possibilidade de quitar nossa casa, com o FGTS, ficarmos juntos e economizar a grana de que precisávamos para imigrar para o Canadá.
Acontece que o Igor não estava feliz trabalhando naquela empresa, não estava fazendo o que gosta e nem trabalhando dentro do que realmente sabe fazer. Foi então que decidiu mudar de emprego e voltar pra Consultoria.

Esta semana ele começou em um novo emprego, novamente na área de Consultoria, assim voltando a viajar. Normalmente ele ficará fora de Curitiba durante toda a semana.

Para muitos, pedir demissão de um emprego "seguro" e voltar para a Consultoria não foi um bom negócio, já que ele teria que voltar a trabalhar como terceiro, não mais registrado, com todos os direitos. Para nós isso chama-se oportunidade. Sim, oportundiade de ser feliz, de trabalhar com o que gosta, de ser livre, estar em constante aprendizado nas diferentes empresas por onde pass.
Para mim, é claro, fica mais difícil. Tenho que resolver as coisas aqui em casa, durante a semana, sozinha. Não posso dizer que não sinto essa situação, pois prefiro o Igor ao meu lado. Creio que todas as esposas gostam de ter seus maridos por perto. Porém prefiro ver o Igor feliz, entusiasmado pelo trabalho, que quando está conosco divide o seu melhor.
Agora ele está ainda mais motivado, pois além do novo trabalho, estamos com a perspectiva de imigrar para o Canadá, poder viver esta nova e misteriosa experiência de vida...
Enquanto isso seguimos, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar....

domingo, 18 de janeiro de 2009

Pagamento das Taxas de Imigração

Gente, pensei que o pagamento das taxas seria a parte mais fácil de todo o processo. Quando o Igor começou a preencher os formulários (4 para aplicante principal e 2 para aplicante secundário) achei tudo muito chato. Era um monte de detalhes a preencher. Achei que isso seria o que teríamos de mais complicado, mas tivemos mais trabalho para pagar as primeiras taxas do que com os formulários. Vou contar tudo pra vcs:
  • Tudo começou quando, não sei porque, o Igor resolveu ligar para o Consulado do Canadá no Brasil para confirmar que o depósito de pagamento das taxas de Skilled Worker poderia ser depositado no HSBC, como divulgado no site. Nossa, a atendente foi categórica, disse que nada referente a categoria de imigração Skilled Worker deveria ser realizado através do Consulado Canadense no Brasil, mas tudo diretamente com o Consulado do Canadá em Nova Scotia;
  • Depois disso entramos pelo cano com nossos planos, que era enviar os formulários no dia 09/01, já que o que falatava era apenas o pagamento das taxas.
  • Depois disso é claro que batemos pino. Lá foi de novo o Igor ler todas as instruções dos formulários. Acabou concluindo que não tinha jeito de pagar com as controvérsias de informações. O Consulado do Canadá informava para fazer os pagamentos conforme orientado no Consulado do país de origem. Já aqui no Brasil eles diziam que não era nada com eles, apesar de estar escrito nas insturções do site que os pagamentos deveriam ser realizados através de depósito no HSBC.
  • Essa novela durou mais de 10 dias, até que o Igor, mais uma vez ligou para o Consulado no Brasil e conseguiu explicar para a atendente o que estava acontecendo. Até a atendente ficou admirida e disse: "Ah, entendi, então não tem mesmo como fazer o pagamento das taxas..." Mandou ele ligar para o Consulado no Canadá.
  • Lá foi ele ligar para o número fornecido no site, então, mais uma vez caiu do cavalo, o número fornecido não existe. Ehehhehehe
  • Pra resumir toda a novela, o Igor recebeu ajuda de muita gente (somos eternamente gratos a cada um deles). Inclusive do grupo de discussões do Yahoo (canada_immigration_brasil@yahoogroups.com ), de pois de grande polêmica, recebemos ajuda.
  • Depois de todo disque-me-disque decidimos fazer o seguinte:

Para Categoria Skilled Workers: realizamos o pagamento em dinheiro, através do HSBC: Consulado Geral do Canadá, Agência 1888, Conta: 00116-05. O comprovante de pagamento original acompanhou os formulários iniciais de solicitação de imigração. Antes de efetuar o depósito ligamos para o número de informação de taxas do consulado, que é (0xx11) 5509-4343 e através de uma mensagem eletrônica, nos foi fornecido as informações e cotações para pagamentos de todos os tipos de vistos.

Então finalmente realizamos o depósito e no mesmo dia enviamos os formulários para Nova Scotia, Canadá.
Vejam bem, ainda não sabemos se este procedimento de pagamento das taxas é realmente o correto, mas na falta de informações do Consulado do Canadá no Brasil achamos melhor seguir as orientações do Consulado Geral do Canadá.
Daremos notícias quando a confirmação do recebimento dos formulários chegarem, aí saberemos se deu certo ou não.....
Enquanto isso seguimos nossa vida, continuamos sonhando, sempre com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!!!