terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Francização, a grande surpresa

Oi pessoal,

Que saudades de escrever e mandar notícias. Vamos lá, vou escrever e dividir com vocês a minha experiência na francização.

O que é a francização: é um programa do Ministério de Imigração do Quebec que visa promover a integração socio-linguística e cultural dos imigrantes a sociedade Québécoise. Através deste programa o imigrante recebe uma ajuda financeira do governo durante o período de estudo.

Este programa é oferecido para todos os imigrantes que chegaram no Canadá dentro de um período de 5 anos, ou seja, todos tem o direito a participar do programa antes de completarem 5 anos de residência no Canadá.

Embora eu esteja aqui há 3 anos, eu comecei a fazer o curso de francês somente após 2 anos e meio. Na realidade este curso é a primeira etapa da vida da maioria dos imigrantes que chegam por aqui.

E por que isso não aconteceu conosco? Bem, o Igor chegou praticamente empregado, então a francização não rolou para ele, enquanto que eu cheguei aqui grávida. Os meus pirmeiros anos de Canadá foi cuidar do meu bebê e tentar melhorar o inglês.

O curso é full time, ou seja, você estuda o dia todo. É uma verdadeira imersão na língua.

Pra mim o curso tem sido uma grande e positiva surpresa por n-motivos:

1 - eles me tiraram do analfabetismo total no francês para uma comunicação razoável em apenas 2 meses. Em 2 meses eu já era capaz de me fazer entender e de compreender o que os Québécois falavam, mesmo falando apenas no presente e futuro próximo. Foi inacreditável o eles fizeram comigo.

2 - Além de aprender uma nova língua em sistema de imersão, estudar gratuitamente, o governo ainda dá uma ajuda de custo para aprendermos a língua e nos integrarmos, acreditam? Nem eu, é sensacional. Eles investem em nós, nos tiram da ignorância total na língua e ainda nos pagam pra isso. Ou seja, você recebe para estudar, adquirir uma língua e ser inserido na cultura;

Festa de Halloween.
Eu sou Darth Vader, ehhehe
3 - O contato com diferentes culturas é incrível, uma experiência fora do comum. Gente, não tenho como explicar o que significa você conhecer gente de todos os cantos do planeta, conhecer novas culturas e aprender com cada uma delas. Claro que você precisa estar aberto a conviver com diferentes jeitos de ser e sobretudo não querer impor sua verdade. Esse é um aprendizado ímpar.

Quando cheguei aqui ouvi diferentes opiniões sobre a francização, algumas bem pessimistas, mas comigo tem sido uma experiência maravilhosa, só tenho tido bons frutos.

Colheita de maças -
Um dos passeios de integração.
Claro que o governo tem suas exigências no programa, afinal eles não iriam investir sem ter o nosso retorno. Para continuar no programa e receber a ajuda financeira precisamos ser bem assíduos. Não são permitidas mais que 5 faltas por sessão, ou seja, em 12 semanas podemos faltar apenas 5 dias. Isso inclue consultas médicas, filhos doentes, problemas pessoais, seja o que for, tudo precisa ser administrado dentro deste tempo. Muitas pessoas não se adaptam a esta rigidez, mas por um lado eles precisam garantir o comprometimento de quem está ganhando do governo.

Bem gente, é isso, queria dividir com vocês a minha alegria de estar vivenciando a francização e acho que vale muito participar deste programa. Estou no último nível e quero aproveitar ao máximo minhas últimas 12 semanas vivendo esta maravilhosa experiência.
Continuamos por aqui, sempre com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.