domingo, 21 de outubro de 2012

Primeira Santa Autóctona da América do Norte!

Gente do Céu!

O que será que quer dizer esta palavra "autóctono"? Sempre me perguntei isso, mas com o tempo a gente escuta tanto isso por aqui que se acostuma. Trata-se dos índios da américa do norte e dos Innuits ("esquimós"), ou seja, das ditas Primeiras-Naçoes. E hoje foi um dia muito especial para nós católicos daqui do Québec:

O nosso Papa Bento XVI canonizou Santa Kateri Tekakwitha... Hoje! no dia que eu completo 2 anos de Canadá, e as relíquias da Santa estao em uma comunidade chamada Kahnawake, bem pertinho daqui de casa! Pra vocês terem uma idéia, estao sendo organizadas peregrinaçoes à capela onde estao os restos mortais de Santa Tekakwitha, e a Thabata, nossa filha, está indo em uma delas em novembro. Assim, estamos muito felizes pela notícia! Hoje o padre também falou muito da santa em seu sermao. A comunidade local está em festa! Politicamente, é também uma grande notícia, pois a Igreja deixa transparecer a igualdade entre todos os povos perante Deus, em reconhecendo a santidade de nossa irma Tekakwitha
 
Tekakwitha, a "Rosa branca dos Iroqueses", ou "Lis dos Mohawks" nasceu em 1656, filha de pais Mohawks e Iroqueses (duas tribos diferentes e inimigas), em um local chamado Ossernenon, onde hoje é o estado de Nova York, nos EUA. Porém, veio a viver na regiao de La Prairie (cidade vizinha à nossa próspera Candiac) onde faleceu aos 24 anos devido à problemas de saúde. Durante sua curta vida, sempre buscou a conciliaçao entre as tribos inimigas e zelou por sua virgindade, sendo educada desde pequena pelos Jesuítas, que trabalhavam na regiao. Perdeu seus pais aos 4 anos de idade, por uma epidemia de varíola, que também veio a contrair, e que a deixou com sequelas que viriam a ser a causa de sua morte. Foi batizada aos 20 anos e entao foi morar em Kahnawake, vila indígena que existe até hoje, fica no comecinho da Pont Honoré-Mercier, aqui na regiao de Montréal. Ela morreu em 1680 por causa de sua saúde frágil, e seus restos repousam na igreja de Saint-François Xavier, que foi seu educador aqui na regiao.
 
Seu último milagre reconhecido foi a cura de um menino da regiao de Seattle, EUA, curado de uma bactéria que havia infectado seu cérebro e nao havia mais esperança de cura. Após as oraçoes à Tekakwitha, toda a doença desapareceu do corpo do menino.
 
Santa Kateri Tekakwitha, rogai por nós!
 
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar...
 
Abraçao e a Paz