sábado, 28 de abril de 2012

Crisma das Crianças

Olá, Povo de Deus!!!

Vamos abrir um parêntesis no assunto imigração para falar de algo muito importante para nós!!!

Neste sábado último, dia 28 de abril, as nossas crianças passaram por mais uma etapa no amadurecimento de sua fé: receberam o Sacramento da Confirmação. Para quem não sabe, o nosso processo de amadurecimento na fé Cristã Católica também vai amadurecendo conforme nossa resposta positiva ao estímulo de encontrar nosso Criador. Assim, cada momento importante de nossa vida somos convidados a ser um sinal de que Deus está presente em nosso meio e que caminha junto conosco em nossa vida. Estes são os Sacramentos: sinais sensíveis e visíveis da presença de Deus em nosso meio. Quando somos adolescentes, caminhando para a vida adulta, o Sacramento que nos acompanha é a Crisma (unção) ou Confirmação. Através deste sacramento, o jovem recebe plenamente os dons do Espírito Santo, que acreditamos ser, em texto livre, o canal de comunicação de Deus com a gente. Assim, o jovem que decidiu seguir o caminho de Cristo pode firmemente mostrar o seu jeitão de Cristão para o nosso mundo, que precisa tanto... É como se fosse um copo de Nescau. Quando a gente é batizado, a gente coloca o Nescau no copo. Porém, com o tempo, o pó vai decantando no fundo do copo e o leite fica branco, mas o Nescau está lá. Com a Crisma, é como se o copo fosse mexido de novo e tudo fica da cor do Nescau... De forma prática, os jovens têm a oportunidade de dizer eles mesmos: "eu quero seguir a Cristo", confirmando o desejo de seus pais, que o batizaram. Por isso, o nome "Confirmação". No dia da cerimônia, o jovem se apresenta ao bispo e recebe o sacramento, cujo sinal é a marca de uma cruz feita com o óleo do Crisma, normalmente na testa da pessoa.

A cerimônia de Crisma das crianças foi na Missão Santa Cruz, aqui em Montréal. Esta é a comunidade de portugueses que nos acolheu e é onde normalmente tocamos algumas vezes por mês nas missas. Tivemos que resolver um problema logístico durante a cerimônia: com quem iria ficar o Thiago (bebê), já que eu e a Cris fomos também os padrinhos das crianças. Mas um colega nosso logo apareceu e ficou cuidando dele. Depois, a cerimônia correu normalmente, e a Cris até fez um leitura. E quando eles receberam o Sacramento, que momento emocionante... Parece que a vida da gente inteira passa na nossa frente. Lembrei do momento em que eu me crismei, e vi que o tempo realmente passa ligeiro. Desejei que muitas, muitas pessoas estivessem conosco, mas dessa vez estávamos aqui no Canadá, e o momento foi muito nosso.... A Cris, as crianças, o bebê e eu. E os nossos amigos aqui em Montréal que estiveram nos dando força. Bem, assim como estamos nos adaptando e amadurecendo nesse processo de imigração, que parece que nos prega peças mesmo quando achamos que tudo o que podia acontecer já aconteceu, as crianças também amadureceram na fé. São agora adultos cristãos e podem decidir muito de sua espiritualidade sozinhos. Que Deus os ilumine com seu Espírito em sua caminhada e que possam ter a Graça de seguir as pegadas de Cristo.

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

Abração e a Paz
Igor Schultz

domingo, 22 de abril de 2012

Missa Multi-cultural em Candiac

Oie, Povo de Deus

Neste domingo (hoje) fomos convidados a tocar em uma missa multi-cultural em uma comunidade católica na cidade de Candiac, que fica um pouco ao sul de Montréal, em direçao aos EUA. Naquela comunidade existe uma família de brasileiros que conhece um casal que canta com a gente no coral da Igreja dos portugueses, entao, acabou-se juntando a fome com a vontade de comer.
A idéia era que as partes da missa fossem feitas conforme as culturas dos diversos países. Tinha Canadá, Haiti (um monte de gente), Camaroes, Brasil e outros. Entao, a missa foi rezada em francês a maior parte do tempo, mas o Salmo foi em inglês, uma leitura em português, a outra na língua de Camaroes, os cantos também todos misturados. Nossa pátria amada foi representada com os cantos "Te Amarei, Senhor", para comunhao, e "A Ti, meu Deus", para preparaçao das oferendas. Mas gravei alguns vídeos com os outros cantos, inclusive com a procissao da Palavra. Fiquei muito emocionado, novamente, como já havíamos ficado em Toronto, com a unidade de nossa Igreja. Em todas as partes do mundo, em todas as culturas, o Mistério é celebrado da mesma forma. Jesus é único e é a boa nova para todos os povos mesmo!
E além disso, achei Candiac um lugar sensacional. Mas foi uma impressao superficial, visto que só fomos na Igreja. Espero poder fazer um outro post sobre isso mais tarde...
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!
Abraçao e a Paz
Igor Schultz