sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Saindo do Brasil Se-pa-ra-da-men-te

Oi, Povo de Deus


Essa semana rolou na Internet uma discussão sobre a saída do Brasil para o Canadá separadamente. Será que tem algum problema de uns irem na frente e outros depois? Existem algumas regrinhas básicas que vou tentar explicar abaixo.


Primeiro, o Aplicante Principal deve sempre ser o primeiro a fazer o landing (processo de chegada ao Canadá no setor de imigração). Os outros aplicantes poderão estar junto com ele ou chegar mais tarde, mas nunca antes do aplicante principal.


Segundo, existem também regras para viajar com os filhos: se ambos os pais não estiverem acompanhando eles, será necessário efetuar alguns procedimentos:


Todos os passageiros menores de 18 anos têm que possuir autorização para viajar ao exterior, caso não estejam acompanhados de ambos os pais ou responsáveis legais. Conforme a Polícia Federal de GRU (11 6445-2112), a autorização deve ser feita conforme abaixo:


Autorização com firma reconhecida por AUTENTICIDADE:


É uma carta assinada por ambos os pais em DUAS VIAS iguaizinhas, autorizando o filho a viajar desacompanhado dos mesmos ao estrangeiro, pelo prazo da viagem. Uma das vias vai ficar com os caras da PF quando vocês se apresentarem na saída. Se um dos responsáveis ficar no Brasil, seu nome deve constar na carta como que autorizando a viagem, e ambos devem assinar. A firma reconhecida por AUTENTICIDADE significa que você assinou na presença do tabelião. Não adianta assinar em casa e pedir pra esposa ir no cartório reconhecer a firma, e vice-versa... Veja o exemplo abaixo:





Agora, se o menor tiver menos de 12 anos, aí tem que ter autorização do Juizado de Menores para os casos em que viaje desacopanhado.

Segue um link com a legislação competente:

http://www.cnj.jus.br/images/stories/docs_cnj/resolucao/rescnj_74.pdf

A dúvida que apareceu na minha cabeça foi: mas a gente não tem data para voltar, então, qual será o período de ausência? Então, aproveitando que estou em GRU, fui até a Polícia Federal para perguntar. Os caras disseram "Ah, inventa uma data aí, ó... ninguém vai cobrar isso depois. É só pra apresentar na saída mesmo...". Então, tá...

Então, vamos providenciar a dita declaração... E seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar... Tá chegando a hora!!!

Abração e a Paz