sábado, 31 de julho de 2010

As Escolas em Montréal


Olá, Pessoal!

No processo de conhecimento da bela cidade de Montréal, entra também um árduo trabalho de estudo do sistema público de ensino, já celebrado mundialmente como sendo um dos melhores sistemas de ensino público do mundo. Resolvi então falar um pouco sobre o sistema de ensino, pois é através dele que estamos tentando identificar onde vamos morar em Montréal. Já que estamos buscando qualidade de vida, uma das coisas que aumenta esta qualidade é não precisar se deslocar de carro muito longe para levar as crianças à escola. Então, a nossa busca por lugar para morar passa pela localização das escolas.

No Québec, o sistema de ensino público vai desde o jardim de infância até a Universidade. Os primeiros 2 anos são para o jardim de infância (éducation préscolaire). Depois, iniciam-se 6 anos de ensino primário (ensignement primaire), e depois, mais 5 anos do ensino secundário (secondaire). A partir daí, vem a preparação para a universidade, com os estudos colegiais (college ou collegial), que podem durar 2 anos (curso profissionalizante) ou 3 anos (preparação para a universidade). Neste ponto é bom abrir um parágrafo. Tem muitos que chegam no Canadá e fazem um college em alguma outra área para começar a trabalhar em algo novo. Sabe como é, vida nova, trabalho novo, etc.
Então, iniciam-se os estudos universitários, com 3 anos de Bachelor e mais um ano para o diploma universitário. Então, mais 2 anos de Master (maîtrice) e depois 3 anos de Ph.D. (doctorat).
Os nossos filhos vão entrar estudando no secondaire. Porém, antes eles provavelmente vão precisar fazer a francisação, que é o curso de adaptação ao idioma francês (falarei mais tarde neste assunto).
O esquema é o seguinte: a Província do Québec possui comissões escolares (school boards) que cuidam das escolas de todas as regiões. Elas são administradas pela Fédération des Comissions Scolaires du Québec. Na região de Montréal (região 6), existem três comissões: a Comission Scolaire Marguerite-Bourgeoys, Comission Scolaire de Montréal e Comission Scolaire de la Ponte-de-L'île. Cada uma destas comissões é responsável pela administração das escolas de certas partes da cidade. Por exemplo: estamos muito interessados em morar em um bairro chamado LaSalle, que está sob a jurisdição da Comission Scolaire Marguerite-Bourgeoys. Lá, encontramos algumas escolas em LaSalle, dentre as quais, a mais próxima do lugar onde moramos parece ser o Collège Saint-Louis. Porém, a ferramenta mais legal é um PDF gigantesco que é oferecido pela Comission Scolaire de Montréal, com todo o mapa da jurisdição e também a lista dos colégios disponíveis. Os endereços tem que então ser verificados no GoogleMaps. Então, junto com o colégio, buscamos casas para alugar em sites especializados, e assim, vamos conhecendo a cidade através do Google e também de referências de amigos, e seguindo sempre com passos firmes, de quem sabe onde quer chegar!
Abração e a Paz a todos