domingo, 23 de setembro de 2012

Oratório Saint Joseph - Mont Royal

Oi, Oi, Gente Querida!

Neste final de semana, perdemos todas as missas do sábado e do domingo, por causa da Maratona de Montréal e também por causa de um evento Portes-Ouvertes que o Matheus tinha no colégio no sábado. Assim, a última missa que sobrou foi a de 19:30 no Oratório Saint Joseph. Chegamos lá pouco antes das 19h e pudemos passear um pouco na basílica, que é gigantesca, e nunca tínhamos tido a chance de fazê-lo. Pudemos ver as estaçoes da via-sacra, cujas personagens sao em tamanho natural, e também as grandes estátuas dos apóstolos. A de Sao Pedro parece ter duas cabeças, mas na verdade eles colocaram Sao Paulo por detrás dele, indicando que ele também é de certa forma apóstolo. Vimos também o órgao gigantesco, que foi inclusive reformado este ano. Tudo sensacional e imenso!

O Oratório é um templo católico que fica cravado na costa oeste do Mont-Royal aqui em Montréal. Ele pode ser visto de muitos pontos da cidade. Especialmente nesta tarde, o sol estava batendo em sua fachada, e deu para tirar muitas fotos bonitas. De cima do oratório, a vista da parte oeste da cidade e do aeroporto, é muito gratificante.

Um pouco de história
O Oratório Saint Joseph é na verdade o maior santuário do mundo devoto à Sao José (o pai terrestre de Jesus). Ele foi construído graças aos esforços de Frére André. Nascido Alfred Bessete em 1845, perdeu seus dois pais quando ainda era criança, tendo que trabalhar logo cedo para ganhar a vida. Acabou se tornando mestre em construçao e entrou para o noviciado Sainte-Croix em 1870, onde trabalhou em tarefas humildes e servis. Logo se destacou pela capacidade e desejo imenso de acolher as pessoas, que foi refletido na obra dedicada à Sao José. A primeira capela eregida em 1904 se tornou pequena para o afluxo de fiéis, logo demandando um local maior. Foi entao construída uma cripta para as celebraçoes, em 1917, e mais tarde, concluída a basílica, em 1936. Frére André veio a falecer logo em seguida em 1937, e foi declarado santo em 2010. No interior do Oratório existe um museu onde está a tumba do santo e seu coraçao exposto, além de muitas outras peças e objetos pessoais. Hoje, o oratório é mantido pela Pastoral do Oratório, organizada pela Ordem de la Saint-Croix.

Bem, voltando à nossa visita, tive a oportunidade de fazer uma boa confissao antes da missa, pois alguns sacerdotes estavam disponíveis para aconselhamento e confissoes. Depois, começamos a participar da missa na cripta (infelizmente, nao teve missa na basílica neste dia), que foi muito emocionante, pois era a missa em intençao da entrada em aula dos alunos de Montréal. Igreja cheia! Coisa rara aqui em Montréal... No momento de rezar o pai-nosso, o padre chamou todos os estudantes para rezarem em torno do altar, e ficou com eles até o momento do abraço da Paz. Foi muito emocionante!

E assim, terminamos nossa visita, aproveitando nosso fim de semana de turistas. E vamos seguindo com passos firmes, sempre cheios de amor ao nosso Pai do Céu, de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz
 

Meia-Maratona de Montreal

Bom dia, pessoal!

Seguindo a série "correndo atrás do prejuízo", tivemos mais um evento esportivo aqui na cidade. Para mim, o último do ano, visto que este ano eu estava planejado para fazer duas meias-maratonas. Treinei por conta própria durante 3 meses, obtendo informações de fontes especializadas (livros, revistas, internet), pois aqui, infelizmente não tem uma empresa como a Trainer, que me treinava no Brasil... Aqui é cada um por si mesmo... E finalmente, chegou p dia! A largada foi às 8:30 do alto da ponte Jacques-Cartier. Este ano tivemos recorde de participação de 27 mil corredores. Por causa disso, eles tiveram que dividir a largada em várias pequenas largadas de acordo com o pace do freguês. Eu cheguei super atrasado e a Elite já tinha largado... Tive de deixar as crianças na casa de alguns amigos do nosso Coral da Igreja, que têm um coração do tamanho gigante e cuidaram deles direitinho. Obrigado!!!!

Então saí com o coelho de 3:45, ou seja, com o grupo que estaria previsto para terminar a maratona em 3:45. Porem, como eu iria fazer a meia, nao fazia sentido seguir o grupo, pois eu estava com um plano diferente. Havia decidido sair tranquilo e só quando eu sentisse que tinha encaixado o ritmo é que iria correr. Entao, por causa dos atropelamentos do início e alto tráfego de corredores, meu primeiro km foi à 6:15... Depois foram abrindo brechas e encaixei a 4:50. Entao, começam os destaques da maratona.

É nessas horas que a gente pensa que valeu a pena ter vindo pra cá e ao mesmo tempo poder continuar correndo... Esta foi a primeira maratona "Rock'n'Roll" de Montréal, que é um evento que acontece em vários lugares do mundo e pela primeira vez veio pra cá. E não foi só por que ela é radical, mas porque realmente foi regada à muita música. Gente, a cada quilometro tinha uma banda tocando ao vivo, e o público eram só os corredores, pois elas ficavam dentro da pista de corrida! Sensacional, e os músicos faziam de tudo para animar a galera... Passamos também plo Circuito Gilles-Villeneuve e na linha de largada, do lado da inscrição "Salut, Gilles" tinha agora uma homenagem escrita indicando que fazia 30 anos que o cara tinha vestido o paletó. Tô ficando velho... Saindo do autódromo, peguei um gel de carbo mas não tinha água para beber com ele. Acabei tomando do mesmo jeito e fiquei quase dois quilômetros com a garganta seca até o próximo ponto de água. Tenho que lembrar pra não fazer mais isso, ehehe....Pegamos a rua para o velho-porto, que estava lotado, lotado de gente para dar força. Não tem como não se emocionar com todo mundo gritando e mostrando os cartazes e as crianças colocando a mão pra gente bater "hi-five", e tome banda tocando o bom e velho rock'n'roll e outros estilos musicais também. Tinha muita música latina também...

Passamos pelo centro e vamos virar a esquina da rue Jarry para subir aquela subida monstro da Grand Bibliothèque... quero morrer... mas já estamos com 19km, ufa. Depois da subida, faltou somente contornar o parc de la Fontaine e chegar. Terminei a prova em 1h46min... Foi um tempo bom pra mim e ainda melhor que o da meia do Bank Scotia que fiz no começo do ano. Creo que se tivesse conseguido ir um pouquinho mais rápido no começo, talvez fizesse um tempo ainda melhor, mas o importanté é se divertir e sair sem se machucar! E nunca se esquecer do Papai do Céu, que criou as nossas pernas para correr e a endorfina para nos sentirmos bem enquanto corremos... Obrigado, Senhor, por terminar mais esta prova!

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz
Igor Schultz