sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Québec: Um Estado Laico

Olá Povo de Deus
Essa eu tinha que contar, pois tem um impacto direto sobre muita gente, principalmente os imigrantes: o governo da nossa querida Pauline Marois, primeira ministra do Québec, está trabalhando para concluir a sua "Charte des Valeurs Québecoises", que é uma espécie de documento que diz o que é que vale para o povo do Québec. Eles estão tentando definir em uma lei o que é a cultura da província. Dentro desta definição entra também o conceito de "Estado Laico". Isso quer dizer que o governo quer ser completamente neutro em matéria de religião. Porém, uma questão prática tem incomodado bastante o povo por aqui, principalmente os imigrantes: a carta prevê a interdição da utilisação de símbolos religiosos em lugares públicos e também pelos funcionários em serviço público. Assim, professores, enfermeiros e outros agentes de saúde, servidores em geral, não poderão utilisar seus símbolos religiosos. Para nós católicos isso parece simples, pois a maioria ostenta apenas um crucifixo no pescoço. Porém, existem outras religiões onde o dito "símbolo" muitas vezes não pode ser escondido, como no caso dos véus das mulheres muçulmanas ou dos turbantes dos homens.
Ainda tem muita água pra rolar por baixo da ponte e a questão é muito polêmica, pois muitos se sentiriam discriminados religiosamente e teriam seus direitos pessoais impedidos, como o de expressar a sua religião. Em uma creche pública, as educadoras muçulmanas dizem estar prontas a deixar o emprego se o governo as obrigar a retirar o véu durante seu trabalho, diz um jornal local daqui de Candiac. Os partidos de oposição, é claro, estão aproveitando a situação para atacar o governo atual.
Independente do que acontecer, é uma boa oportunidade sentirmos o espírito dos primeiros cristãos que eram perseguidos por sua fé. Ninguém veio para o Canadá para deixar de ser religioso, não é mesmo?
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!
Abração e a Paz
Igor Schultz

Fazendo Valer as Leis no Québec

Olá Pessoal!

Durante algumas semanas, temos observado algumas ações policiais aqui na Belle Provence que fariam corar até mesmo os mais talibãs em matéria de respeito às leis. Vejam só:

Na cidade de La Prairie, vizinha da nossa, um rapaz estava cuspindo no chão e bem na hora estava passando uma viatura da polícia... Adivinha só: pela legislação da cidade isso é proibido e o cara foi multado em 147 dólares. Saiu no jornal local a foto do cara com a multa, pois ele achava injusto ter sido caneteado;

Em Montréal, uma jovem mãe entrou no ônibus com o seu filho e apresentou uma nota de 5 pila para pagar. O motorista não oferece troco e a lei diz que o passageiro tem que apresentar o valor exato na hora de embarcar. Enfim, o motorista avisou um fiscal que entrou coincidentemente no ônibus logo adiante e a mulher foi multada em 215 dólares. Mais tarde, esta multa foi anulada. A vantagem dos policiais/fiscais daqui é que eles têm uma mini-impressora de multas que registra tudo na hora e o infrator já sai com a conta na mão. É impressionante. Eles levam o aparelhinho em tudo que é lugar e não tem conversa... Pela minha experiência, na maioria das vezes a fiscalização "confia" nos cidadãos, mas quando tem blitz ou flagrante, não tem conversa.

No entanto, um outro dia, fomos pegos em excesso de velocidade. Na hora de falar com o guarda, não encontramos os documentos do carro nem a carteira de motorista. O guarda foi até seu carro e voltou com duas multas, uma para cada infração (sem licenciamento do carro e sem carteira de motorista) mas não registrou a infração de excesso de velocidade. Quando ele voltou, havíamos encontrado os documentos e os apresentamos à ele. Ele disse que não podia mais corrigir pois o registro já estava feito. Bem, as duas multinhas não davam juntas o valor da multa de velocidade, mas mais tarde fui perceber que cada uma das multas tinha um nome de policial diferente: os caras registraram uma para cada um (havia dois no carro).... será que eles têm comissão?

E vamos aprendendo à viver de novo, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar...

Abração e a Paz
Igor Schultz