sexta-feira, 19 de abril de 2013

Processo de Imigração Federal: Novas Regras

Olá Pessoal!
 
Para aqueles que estão vindo na categoria Skilled Worker, o governo federal divulgou as novas regras para o processo de imigração, que vão valer à partir do mês de maio. Vamos à um resumo:
 
1. Para imigrar, você tem que se qualificar em uma das situações abaixo:
  • Ter pelo menos um ano de experiência contínua em uma das categorias de trabalho (NOC) aprovadas pelo ministério de imigração - A lista aparece no site, mas algumas profissões de TI voltaram (eba!), a outras já clássicas, como engenheiro de minas, algumas especialidades médicas, etc. continuam na lista;
  • Ter uma oferta de emprego - ver mais detalhes no site do CIC;
  • Ser elegível para entrar pelo programa PhD.
2. Se você acha que se qualifica, então, voê precisa comprovar sua proficiência em inglês e francês, segundo os critérios do governo do Canadá. Para o teste de inglês, eles aceitam o CELPIP (mínimo 4L) ou o IELTS (mínimo 6.0), e para o francês, é necessário apresentar o TEF (míninmos 206 reading, 248 listening, e 309 em speaking e writing);
 
3. Finalmente, você precisa já fazer a validação e equivalência de seu diploma universitário antes de vir para o Canadá. O site dá instruções sobre o assunto.
 
O governo federal continua colocando um limite de aplicantes por ano. Serão 5000 aplicantes sendo 300 para cada profissão na lista de 24 profissões da NOC.
 
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!
Abração e a Paz
Igor Schultz