quinta-feira, 8 de março de 2012

Cultura... Essa Constante Montréalense!

Apenas para ilustrar

Esta semana, todos os shoppings da RESO (cidade subterrânea) estao expondo obras de arte em seus corredores. Tem de tudo, claro... Vejam abaixo um exemplo:



Abraçao e a Paz

terça-feira, 6 de março de 2012

Ajuda Financeira do Québec aos Estudos

Olá Pessoal!

Este governo do Québec é uma mae, mesmo... A última novidade foi a ajuda financeira aos estudos (AFE). É um incentivo que o governo dá para as pessoas que estudam em tempo integral e possuem filhos com menos de 6 anos. O governo entende que, como estas pessoas nao podem trabalhar, visto que precisam cuidar dos filhos, elas precisam receber dinheiro para estudar, de modo a poder colocar seus filhos nas garderies, daycares, ou creches. A Cris aplicou e conseguiu receber o dinheiro, que vem parceladinho enquanto durar o curso. Vamos colocar alguns detalhes do negócio aqui:

Primeiro, é importante saber que a ajuda financeira é composta de dois valores. Um empréstimo e uma bolsa. O empréstimo deverá ser devolvido no final do curso, mas a bolsa é um dinheiro só seu. É o seu salário por estudar. A coisa funciona assim:
  1. Você precisa estar cursando disciplinas que dao direito a créditos estudantis. Pode ser qualquer curso em universidades conveniadas. No caso da Cris, a McGill University. É necessário fazer disciplinas que deem um minimo de 6 créditos por período de curso. Como cada disciplina do curso de inglês part-time dava 3 créditos, a Cris está fazendo 2.
  2. Entao, você deve procurar a secretaria responsável pela ajuda financeira. No caso da McGill, fica na Rue McTavish. Uma subida contra o vento gelado da montanha (Mont Royal) que a gente só sobe porque se trata de receber dinheiro. E o prédio ainda é o último da rua. Na secretaria, você será informado dos procedimentos e recebe os formulários do governo.
  3. Você deve preencher os formulários e entregar junto diversos documentos informando sua situaçao: certidoes de nascimento dos filhos (nao precisa traduçao), IMM1000 (papel marrom da imigraçao), PR-Card (carteira de residente permanente), Carteira de Assurance Maladie (seguro-saúde do governo), entre outros. Tá tudo explicadinho no manual que você recebe na instituiçao de ensino.
  4. Depois de tudo preenchido e a documentaçao providenciada, leve tudo para a mesma secretaria da instituiçao de ensino onde você recebeu os formulários. Eles precisam avaliar se o formulário foi corretamente preenchido e se a documentaçao está correta. Leve fotocópias e originais da documentaçao, pois eles precisarao autenticar na hora;
  5. Depois de verificado na instituiçao de ensino, enfia tudo em um envelope e mande para o governo, no endereço indicado no manual;
  6. Você pode acompanhar o andamento do processo se cadastrando no "Dossier en-ligne" (registro on-line) no site da AFE. Para se cadastrar, você precisa ter um código permanente de aluno, que é atribuído a você pelo governo do Québec. Este código é fornecido pela instituiçao de ensino.
  7. Um belo dia os caras mandam um e-mail dizendo que você vai receber dinheiro. Leva de 4 a 6 semanas. Entao, eles avisam que o seu certificado de aprovaçao para receber o valor está disponível na instituiçao de ensino. Vá lá buscar...
  8. Com o certificado, você pode ir aos bancos conveniados: Royal Bank of Canada (RBC), Caisse Populaire Desjardins, Banque de Montréal, Banque Nationale, e abrir uma conta de estudante. Nao paga nada. Você ganha a conta, uma poupança, um cartao de crédito, e o banco já informa o governo sobre a sua conta. Em alguns dias, o dinheiro entra. Porém, quem faz o empréstimo é o banco. A bolsa é paga pelo governo e o dinheiro é seu, mas o empréstimo precisa ser devolvido posteriormente ao banco.
E eu estou orgulhoso, pois a Cris foi ao banco e abriu a conta sozinha! Tudo em inglês, que tal....

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz

segunda-feira, 5 de março de 2012

Novo Emprego do Igor

Boa Noite, Pessoal

Esta é a vista que terei pelos próximos meses a partir de minha mesa de trabalho. Oficialmente hoje, dia 05 de março, começo meu segundo emprego no Canadá. Finalmente, algumas barreiras sao transpostas, como a famigerada "experiência canadense", tao exigida por aqui. A empresa que eu vou trabalhar se chama CGI. A maior consultoria da América do Norte e a quarta maior empresa de consultoria do mundo, com 31 mil funcionários. Meu, eu nunca tinha pensado em trabalhar numa empresa assim! Mas, as coisas vao acontecendo (obrigado, Senhor!!!) e devagarinho a vida vai voltando a ser como era no Brasil. O salário melhorou um pouquinho, tem trocentos benefícios, como academia, fundo para compra de equipamentos esportivos, seguro de vida, saúde, dentista - tudo pra mim e a família, clube social, descontos em empresas parceiras, 4 semanas de férias, mas o principal é que agora eu volto a fazer o que eu fazia no Brasil: trabalhar com o Oracle e-Business Suite, que saudade. Vou fazer suporte funcional das versoes 11 e 12. Incluindo pequenos projetos de implantaçao de enhancements.  Outra novidade: o trabalho é todo em francês. Até agora, só usava o francês para coisas do dia-a-dia, fazer compras, etc. Agora, é o dia inteiro falando francês. E os caras me entendem, me respeitam, sabem de minhas limitaçoes com o idioma, e vao me ensinando... Em 3 dias de trabalho meu francês já melhorou sensivelmente.

Uma coisa que descobri depois que entrei na CGI: o mundo Oracle já era pequeno no Brasil, um país de 190 milhoes de pessoas. Imagine entao em um país como o Canadá, cuja populaçao é pouco maior que a da grande Sao Paulo: no meu andar, já conhecia 3 pessoas que trabalhavam comigo. Além de um colega no andar de baixo. Além disso, todo mundo na cidade já sabe que estou trabalhando aqui. A turma nao perde tempo mesmo....

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar! Retomando o padrao de vida brasileiro em um país com mais qualidade de vida!

Abraçao e a Paz

Últimas Novidades do Inverno

Olá, Pessoal

Agora que o inverno está nos finalmentes, já estamos tendo um clima até bastante agradável. Hoje fez 8 positivo. Deu praia, sem dúvida. Porém, no início da semana e no final de semana passado fez realmente muito frio e tivemos alguns lugares, como em Val D'Or, onde chegou a fazer -36 graus (de verdade... a sensaçao térmica era de quase -40). Mas o inverno está realmente chegando ao fim. Já temos dia claro até quase 7h da noite...

Obviamente, começa também o degelo, leia-se um monte de rios de barro e lama na calçada formados pela neve derretida e pedaços de gelo caindo do alto dos edifícios (chute de glace ou falling ice, como se diz por aqui)....

E vamos seguindo, desviando da âgua e dos blocos de gelo que caem, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz
Igor Schultz

domingo, 4 de março de 2012

Novo Amigo do Gordo!!!

Olá, Amantes de Gatos

Por estes dias, a antiga professora de inglês da Cris, da comissao escolar inglesa, resolveu dar um presente para o Thiago, por ocasiao de seu nascimento. Acabou que chegou um tigrao aqui em casa. Quando eu o vi pela primeira vez, fiquei até impressionado com a perfeiçao do bichinho, que é de pelúcia, nao é de verdade... E tambem vem com um tigrinho filhote. Adivinha quem o adotou???

Abraçao e a Paz
Igor Schultz