segunda-feira, 28 de junho de 2010

Federal Skilled Worker: Nova Lista de Ocupações

Olá, Povo de Deus

A partir de 26 de Junho de 2010, começou a valer a nova lista de profissões aceita no processo de Federal Skilled Worker para imigração ao Canadá. Essa notícia pegou muita gente de surpresa, principalmente porque a última profissão da área de TI - Computer and Information Systems Manager (0213) saiu da lista, e agora, praticamente não há mais aceitação para vagas desta área. Isso é realmente meio triste, porque a maioria do povo do Brasil que está imigrando é da área de TI. Outras novas profissões foram inclusas na lista, mostrando uma tendência mais voltada para a área social, como biólogos, arquitetos, dentistas, mas que também exigem certificação canadense para possibilitar exercer a profissão nas Terras do Norte.

De acordo com fontes que pesquisei, esta alteração tem por motivação não o esfriamento do mercado canadense, mas principalmente as metas de imigração a ser atingidas pelo Ministério de Imigração do Canadá. Em novembro de 2008, o ministro de imigração do Canadá, Sr. Jason Kenney, prometeu aos canadenses um plano de ação para agilizar a imigração, que na época contava com um backlog de 997 mil processos pendentes, sendo 640 mil do Federal Skilled Worker (FSW). A promessa incluía também a redução do tempo de imigração de 6 anos para 6 meses. Em 2009, no entanto, somente 2 mil famílias conseguiram concluir seu processo em 6 meses, e o backlog continuou perto de 1 milhão de processos pendentes. Quanta gente quer passar frio!

Bem, na última sexta-feira, Kenney disse que o backlog foi drasticamente reduzido para 380 mil processos. Porém, se contarmos os 160 mil novos processos de 2009 pra cá (que ele não contou), chegamos em aproximadamente 540 mil processos esperando. Além disso, conforme pesquisas, a maioria dos que fizeram parte da redução do backlog simplesmente desistiram do processo, e não tiveram seu processo de imigração concluído.

Então, para reduzir de vez com o backlog, foram tomadas medidas que valem a partir de 26 de junho de 2010: todas as aplicações recebidas após esta data ou devem ter emprego arranjado ou devem estar qualificadas em uma das 29 profissões da nova lista atualizada.

Outro ponto: os estudantes ou trabalhadores temporários que estiveram no último ano no Canadá somente se tornam imigrantes permanentes se somarem 67 pontos na tabelinha.

Último ponto: os resultados de testes de proficência em língua inglesa serão enviados no momento da aplicação inicial, e não mais a partir da solicitação de documentos. Não serão mais aceitas outras provas de proficência, como cartas, declarações, etc. Ou seja, mesmo que o cara seja um professor de inglês em Oxford, ele vai ter que mandar o IELTS dele.

Clique aqui para saber como ficou a nova lista.

Agora, concluindo este post tenebroso de hoje, foi também definido o seguinte: neste período, que vai de 26/06/2010 até 30/06/2011, somente 20 mil aplicações FSW serão aceitas do mundo inteiro. Aparentemente, o critério de aceitação será: quem chegar primeiro, ganha. O resto será devolvido. Isso dá pouco mais de 1.000 aplicações por código da NOC. Realmente, será uma redução e tanto...

Bem, como conclusão, eu posso dizer que, no primeiro dia de discussão na Web, todo mundo tá pensando em correr para Québec, que não possui restrição de profissões por enquanto. Em uma segunda análise, poder-se-ia pensar que o mercado de trabalho está esfriando. Porém, pelos anúncios de emprego que tenho acompanhado na Web, e que são termômetros também do mercado, isto não está acontecendo.

Neste momento, penso que é muito legal que já estamos com o visto, e que não podemos nos enrolar muito e devemos nos mandar logo para o Canadá, pois eles também são soberanos e podem mudar tudo a qualquer momento. Porém, tenho visto e-mails e posts de pessoas que ficaram sem chão por conta desta notícia, pois o processo de imigração, como muitos sabem, é um período onde a família praticamente fica com a vida estagnada, cessam os investimentos, cessam as viagens, cessam todas as compras exageradas, somente os estudos que direcionam para o sonho de imigração são tocados adiante, a vida pára, enfim. Por isso, estas pessoas que estão sentindo esta angústia neste momento estarão hoje em minhas orações, pois sei que não é fácil, mas coloquemos nossas esperanças em Deus, pois ele tem planos maiores para todos nós. Então, vamos seguindo em direção ao Canadá, com passos firmes - mais rápidos agora, mas firmes - de quem sabe onde quer chegar...

Abração e a Paz