sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eleições no Canadá!!!

Oie, Pessoal


Estava chegando para o trabalho um dia desses, e de repente, alguém comentou: "ai, ai, vamos ter eleição de novo". Eu falei: "como assim?". Me disseram: "O primeiro ministro vai ser trocado". Então, eu perguntei: "Quoi?"... eles falaram: "Vamos votar em 2 de maio!"


De lá pra cá, estou tentando elaborar este post, mas preciso colher muita informação pois não consegui entender até agora como que o negócio funciona por aqui. Só sei de uma coisa. Como somos imigrantes e ainda não somos cidadãos, não podemos votar. Mas é interessante acompanhar a eleição para entender as diferenças culturais. E por enquanto, tudo está caminhando para uma conclusão... Só muda o endereço... política é igual em todo o mundo... Estou falando de política, e não de corrupção.

Bem, para começar, o meu entendimento foi: o atual primeiro-ministro, Stephen Harper, foi eleito em 2008, nas últimas eleições federais. Ele é do partido conservador, que representa as minorias, e seu partido já governava anteriormente. Então, os partidos de oposição quiseram derrubar esta eleição, mas Harper solicitou a prorrogação de seu governo até 2009 e o pedido foi aceito pela rainha Elisabeth II. Mais tarde, em dezembro de 2009, houve uma nova emenda mantendo o parlamento atual por mais um ano, gerando protestos em todo o Canadá e em outras cidades do mundo. Agora, em Março de 2011, quando o atual primeiro-ministro Harper apresentou o orçamento para 2011-2012, o Bloc Quebecóis, partido separatista de Québec, queria ver incluído um crédito de impostos de 2 bilhões de dólares para a sua província. Como isso não ocorreu, imediatamente este partido apoiado por outros de oposição conseguiram aprovar uma "moção de não-confiança" na câmara dos comuns, que pela lei indica que o parlamento atual deverá ser dissolvido e um novo deverá ser eleito. Então, foram convocadas as eleições.


E todo este cenário eleitoral está envolvido no histórico cultural anglófono vs francófono. Alguns amigos quebecóis com quem tenho falado contam que em um passado recente, os francófonos foram muito humilhados e discriminados pelos anglófonos em sua própria terra, o Québec. Isso também tem que ser considerado pelos candidatos. Nesta semana, o candidato do Bloc Québecóis, Gilles Duceppe, perdeu a liderança para Jack Layton, o democrata. Porém, isso não é necessariamente uma notícia ruim para o Québec, desde que o atual conservador Stephen Harper seja derrotado. Então, muitas coisas estão em jogo.


A eleição funciona assim: os eleitores não votam nos candidatos a primeiro-ministro. Eles votam nos parlamentares de cada "arrondissement" (região política). No final, o partido que tiver mais parlamentares tem o direito que seu líder seja o primeiro-ministro. Vamos aos candidatos e suas promessas de campanha para nós, os imigrantes:



Parti Libéral: Michel Ignatieff é o líder do partido. Se for eleito, ele promete que vai reduzir os prazos de imigração e melhorar a eficiência do sistema, aumentar o número de vistos concedidos na categoria Family Class, aumentar a verba para cursos de inglês e francês para imigrantes e melhorar o sistema de reconhecimento de credenciais e diplomas estrangeiros no Canadá;


Bloc Québecois: Gilles Duceppe está à frente da agremiação. Sua plataforma prevê grandes alterações no processo do Québec. Inclusive, lançou um documento falando sobre isso. O processo incluirá uma consultação pública também. Outra coisa que tem sido muito comentada é que, se o Bloc Québecóis for maioria na Câmara dos Comuns, eles vão propor mais um referendo para a separação da província do Québec. Quem viver, verá...Porém, para o processo Federal, não emitiu uma palavra...


Conservadores: liderados pelo atual primeiro-ministro Stephen Harper (que está perdendo), promete que vai apertar o cerco contra o tráfico de pessoas e deportar mais rapidamente criminosos estrangeiros. Também vai facilitar o reconhecimento dos diplomas estrangeiros e exigir 2 anos de residência permanente para os imigrantes que vêm pelo processo de patrocínio familiar, caso o tempo de convivência seja menor que 2 anos.





Democratas: são encabeçados por Jack Layton, estão surpreendendo aqui no Québec. Alguns eleitores locais, vendo que seu candidato Duceppe não tem chances de ser eleito, pois o Bloc Québecóis não pode ser votado fora do Québec, estão aderindo às propostas de Layton, que também promete suporte à Belle Province. Para os imigrantes, ele jura de pés juntos que vai reduzir os tempos de imigração e de reunificação das famílias imigrantes, reduzir o backlog existente, melhorar também o procedimento dos vistos de visitantes (turistas, estudantes, etc), acelerar o processo de reconhecimento de diplomas estrangeiros, criar o "One-Time Act", onde um canadense poderá patrocinar o visto de parentes que não estão incluídos no Family Class (essa é boa!), e implantar legislação pesada contra os consultores de imigração, ufa! quanta coisa!

Parti Vert: sim, aqui também tem! E o Fernando Gabeira deles é uma senhora chamada Elisabeth May. Ela promete que vai aumentar a verba para os programas linguísticos, estabelecer um programa para permitir que os ilegais tenham acesso mais fácil a se tornar residentes permanentes, melhorar a integração dos imigrantes com a sociedade canadense, apertar o cerco contra os consultores de imigração, através de legislação mais severa e implantar legislação com penalidades mais severas para suspeitos de atos terroristas.


Então, é isso: quem será eleito? As propostas são muitas e a pergunta que fica é a mesma que no Brasil: como vão fazer isso? Aqui o corpo a corpo é feito mais com os candidatos parlamentares locais. Esses dias tinha um na rua, com a própria bandeirinha e uns cabos eleitorais com placas. Nenhum papel é distribuído, e os cartazes nos postes são de plástico, pregados com uns lacres de mala. Depois é só tirar e não fica nada... Bem, vamos estudando, pois logo vamos poder votar e também fazer parte da história deste país. Eles quiseram que a gente viesse, então, vamos participar! E seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!


Abração e a Paz

Novo Escritório!

Mês passado, mudei de escritório, agora no Metrô Peel, em Montréal. É um prédio bem melhor, bem no centro, e também sobre a RÉSO, a rede de lojas subterrâneas de Montréal. A gente pode caminhar pelas lojas e passear bastante nas horas vagas (que não são muitas...) Além disso, tem uma academia grátis no terraço.

A única coisa é que, como estamos reformando o escritório e já mudamos, a gente tem que ficar espremido em algumas pequenas salinhas até que a reforma seja concluída. Então, nosso departamento fica em uma sala do tamanho do meu banheiro, com 4 pessoas dentro. Como podem ver pela foto (não reparem na imensa protuberância abdominal deste que vos fala. Olhem para o ambiente....). Tudo é uma bagunça...



Mas a gente vai acostumando, e quando o novo escritório ficar pronto, vai ser melhor ainda. E vamos seguindo, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!

Abração e a Paz