sexta-feira, 6 de julho de 2012

Primeira Viagem aos Estados Unidos

Olá, Povo de Deus

É com grande alegria que comunicamos que estivemos na terra do Tio Sam pela primeira vez depois que chegamos ao Canadá. No último final de semana, fomos à Boston, Massachussets, para efetuar o saque do FGTS, e aproveitamos para conhecer um pouco desta cidade. É uma viagem longa, que leva de 5 à 7 horas de carro, dependendo das paradas e do itinerário, mas as estradas americanas sao realmente boas e podemos dirigir muito tranquilamente a viagem inteira sem problemas.

Primeiramente, vamos falar da novela de atravessar a fronteira: daqui de casa até a fronteira dá um pouco mais de meia-hora de carro. Chegamos todos felizes e contentes na fronteira e depois de uns 10 minutos em uma fila de carros, fomos recebidos em uma espécie de pedágio (veja a foto). E uma tia que parecia o Schwarzenneger versao feminina perguntou:
- Passaportes!
- Aqui estao.
- Quantos estao no carro?
- 5 pessoas
- Vao aonde?
- Boston, MA
- Abre o vidro de trás
- Ok
Entao, ela viu os nossos vistos americanos, passou os passaportes em um scanner, ficou com eles, e mandou a gente ir pra vistoria. Chegando lá, nos pediram a chave do carro e mandaram entrar em uma casinha onde havia um monte de gente esperando para ser vistoriado e um monte de caras vestidos de policial trabalhando atrás dos balcoes. Esperamos mais ou menos uns 25 minutos e uma outra menina veio chamando:
- Os brasileiros! Cadê os brasileiros!
- Estamos aqui!
Entao, ela estendeu a mao indicando que era para a gente colocar a mao sobre um scanner para eles obterem nossas impressoes digitais. Ela nao podia falar pois estava tomando um sorvete. Daí, ela carimbou nossos passaportes e grampeou o documento CBP I-94 A, de entrada nos EUA (que deve ser devolvido ao oficial canadense na saída do país) e nos devolveu. Ganhamos um papelzinho escrito "Cleared" e caímos fora. Pegamos nossa chave e seguimos pela estrada.
Depois de nossa recepçao simpática, entramos no estado de Nova York e logo nos deparamos com as maravilhosas estradas americanas, mas nosso GPS nos mandou pegar uma quebrada à esquerda para o estado de Vermont, onde passamos 1h e meia dirigindo à 70/80 km/h ou 40/55 MPH, coisa que a gente tem que se acostumar a converter, pois todas as placas sao em milhas por hora. Ah! E o GPS começou a indicar a velocidade máxima em cada trecho da viagem. Certinho... Esta passagem por Vermont foi muito legal, pois conhecemos o Lake Champlain. Um local muito bonito e cheio de barcos no lago por todos os lados. A paisagem lembrava muito os filmes americanos que a gente via quando pequenos. Passamos por muitas cidades que eram só algumas casinhas na beira da estrada. Todas as casas com bandeiras dos EUA.
 
Bem, depois deste passeio bucólico, chegamos na 89, onde passamos a maior parte da viagem e o terreno era sempre o mesmo: algumas montanhas baixas ao redor, duas a três pistas para ir e outras tantas para voltar... Entao, depois de quase 400km nesta estrada contando as placas dizendo: "Cuidado, Alce", "Cuidado, Urso", "Cuidado, Cervo", e passando pelo estado inteiro de New Hampshire, chegamos finalmente a Massachussets e pegamos a 93, que é pedagiada, mas aceitam dólares canadenses, com a proa já para a cidade de Boston. Chegamos logo e fomos acolhidos na casa de nossos amigos.

No outro dia, fizemos um tour pela cidade, que é cheia de história da pré-independência dos EUA, que é contada à partir dos prédios antigos, ruas e navios em exposiçao no porto. Almoçamos no antigo mercado do porto, que foi reformado há anos para conter muitos restaurantes onde se come de tudo. Acabamos pedindo pizza. O calor estava demais e queríamos sair dali logo. Saímos e ficamos mais uma meia-hora vendo um espetáculo de circo na rua muito legal. Depois fomos dar mais um passeio no porto, com direito a passeio de carrosel e tudo. Entao, fomos visitar os navios em exposiçao no porto. Vimos o USS Constitution, que foi um dos navios construídos após a declaraçao da independência dos EUA e que teve importantes vitórias na guerra contra o Reino Unido em 1812 pela consolidaçao da soberania americana. Depois tinha até uma fragata canadense que veio para participar da festa do 4 de julho, a independência americana. Bem, saindo do porto, fomos até Newport em Rhode Island para conhecer a praia, mas já estava bem tarde e ficamos só um pouquinho. Depois, fomos conhecer as mansoes do local e puxamos o carro pra casa.
 
No domingo, finalmente, fomos ao consulado resolver o lance do FGTS e já pegamos imediatamente o rumo de casa, onde chegamos 5h depois. Foi uma viagem bem rápida, mas já foi suficiente para deixar saudades, e conhecemos 5 estados americanos em um final de semana! Só faltam 45 agora... Tem bastante lugar bonito e é bem pertinho de casa.

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!

Abraçao e a Paz

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Saque do FGTS no Exterior

Oie, pessoal!

Nao sei exatamente desde quando, mas é possível sacar o FGTS em um dos consulados brasileiros nos EUA. O mais próximo aqui de Montréal é o consulado de Boston, em Massachussets (5h de carro).  Outros consulados brasileiros nos EUA que fazem a operaçao sao os de Atlanta, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, Miami, Nova York, Sao Francisco e Washington.

Para efetuar o saque, o freguês tem que baixar o formulário de solicitaçao de saque do FGTS, preencher e imprimir. Entao, anexar os documentos necessários e se apresentar ao consulado para assinar o formulário. Nao assine antes. Você tem que assinar na frente dos caras. No meu caso, que creio ser o mais comum, trata-se de conta sem movimentaçao pelos últimos 3 anos. Os documentos necessários sao:
  • Documento de identificaçao pessoal (RG). Já leve xerox frente e verso;
  • Carteira de trabalho onde conste o registro de trabalho referente ao saque. Leve também o xerox;
  • Comprovante do número do PIS/Pasep.
O dinheiro entra em sua conta no Brasil em até 15 dias úteis após a entrega da documentaçao, na conta que você indicou no formulário.

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz