sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Missão Continua!

Oi, Pessoal

Gostaria hoje de falar de um grupo de amigos que está nos acolhendo de forma muito legal aqui em Montréal. Não podia deixar de ser: os nossos irmãos em Cristo Jesus. Temos aqui duas comunidades, que de certa forma são uma só: os Adventistas do Sétimo Dia, da igreja Luso-Brasileira de Montréal, e o grupo Nossa Fé, da Igreja Católica, paróquia Santa "Cruiz", de portugueses de Portugal.

Como somos católicos, estamos participando do coral, onde já conhecíamos também um casal que eram nossos amigos em Curitiba. O Matheus já está tocando bateria e eu, a Cris e a Tata estamos cantando juntos nas missas dos domingos. O Pe Zé Maria nos acolheu muito bem e nos fez sentir em casa, já colocando todos para trabalhar, com leituras e participação na liturgia da missa. Também costumamos frequentar os cultos adventistas aos sábados, onde sempre somos bem acolhidos e nos juntamos para um almoço.

Porém, o mais interessante é que todos os cristãos se conhecem e se ajudam aqui em Montréal. isso é muito bom, pois a dureza de coração deste povo daqui é impressionante e altamente contagiosa. Portanto, se você não tiver sempre à sua frente a lembrança de sua necessidade de crescer espiritualmente, você vira uma rocha mesmo. A cultura secular é muito forte. Graças a Deus, temos esta comunidade que está nos ajudando muito. Muitas pessoas, tanto católicos quanto adventistas, moram perto de nossa casa, o que está nos ajudando a decidir por ficar aqui na Ile des Soeurs (ilha dos brasileiros, como está sendo já apelidada). Espero que logo eu possa estar ajudando novos imigrantes ou mesmo mais pessoas que precisem, pois é indescritível o senso de desprendimento dos imigrantes daqui. A gente se sente muito seguro.

Existe também a paróquia Santa Marguerite-Bourgeouis, que fica a uma quadra de casa. Meu sonho realmente era participar desta paróquia, mas eles só falam francês e eu estou capengando ainda... já fomos assistir a uma missa e foi muito legal. Ao contrário do que eu imaginava, muitos jovens, casais de meia idade com filhos adolescentes, e casa cheia! Havia música litúrgica e ela me lembrava os cantos de Taizé, uma comunidade francesa a qual temos um CD muito bonito.

Então, é isso: como dizemos no Cursilho em Curitiba, os cristãos nunca se despedem: têm um encontro marcado aos pés do sacrário... Estamos sempre juntos quando estamos em oração, pois o que nos une é Eterno.

Abração e a Paz
Igor Schultz

O Rei da Casa

Finalmente!!!

Para os fãs, que não aguentavam mais sentir a minha falta, aqui está um post só meu!!! Aquele que domina a casa, dono de 4 humanos que pensam que me têm: Gregório, o Rei da Casa!

Essa vida aqui do Canadá não é fácil. No começo, achei tudo muito estranho e fiquei me escondendo debaixo dos móveis, mesmo sendo pequeno o apartamento, não era fácil me achar. Levei 2 dias para comer pela primeira vez e fiquei magrinho... Agora, o meu dono não me chama mais de Gordo, mas vou recuperar minha beleza logo, logo... A comida é estranha, mas eu me acostumo. E a areia é boa, cheguei e já fui logo conferir.

Agora, gosto de ficar na janela, pois é um pouco mais frio. Aqui dentro do apartamento é muito quente e como eu já tenho meu casaco Kanuk natural, passo muito calor. Gosto da janela também porque posso ver os esquilinhos e ficar com vontade de ir lá fora brincar com eles... Mas me disseram que posso levar uma mordida então deixam as janelas fechadas sempre... droga!




Essa semana, compraram um sofá novinho só pra mim! Então, gosto de me esparramar nele e ficar enxotando quem chega perto... A vida aqui está começando a ficar legal. Mas queria poder sair lá fora, mas é muito frio, então, vou ficando por aqui mesmo... Tomando conta dos meus súditos.
Morram de saudades
Gregório.

Primeiros Dias de Nossa Família no Canadá

Oie, Pessoal

Depois da chegada da Cris e crianças no Canadá, todos descansaram bastante, dormimos juntos e finalmente, amanheceu o primeiro dia depois da chegada da Cris e das Crianças no Canadá. Vi a minha vida passar de novo na minha frente, pois repetimos todos os procedimentos que eu já havia feito:

Primeiro, demos um pulo na Escola Mgr. Richard, onde as crianças irão estudar, para fazer a inscrição deles. A escola é secundária e pertence à Comissão Escolar Marguerite-Bourgeois, em Verdun. As crianças irão iniciar as Classes d'Accueil (turma de boas-vindas). Esta classe é obrigatória para as crianças que não sabem falar francês e pode durar no máximo 3 anos. Para as classes d'accueil, as crianças precisam se inscrever nas escolas próximas à sua casa. Por isso, eles foram para esta escola. À medida que o francês for se desenvolvendo, eles vão sendo avaliados e conforme for, voltam para o secondaire no primeiro ou segundo ano. Durante as classes d'accueil, eles não têm somente aula de francês, mas também matemática, educação física e artística, geografia e história e ciências. Fomos muito bem atendidos no rendez-vous e a professora fez o teste de francês com eles: zero. Não falam nada. Tudo bem, entram na turma básica. E eles entraram em uma turma que havia começado em setembro e que tinha filhos de amigos nossos brasileiros. Estão adorando e se adaptando rapidamente.

Depois da escola, fui trabalhar de manhã e de tarde a Cris e as crianças tinham mais um desafio: pegar o ônibus de casa até o centro e me encontrar. Foi realizado com sucesso! Então, fomos fazer o NAS (SIN) no Service Canada, que saiu imediatamente para todos, sem problemas de burocracia nem CSQ, e depois, fomos na mesma hora fazer a inscrição para o Assurance Maladie (seguro saúde). Aqui tem um ponto importante: como a Cris está grávida, ela recebe imediatamente a assistência do Governo do Québec, não sendo necessário aguardar 90 dias pelo cartão. Ela receberá atendimento gratuito mesmo sem o cartão, bastando apresentar o papel que o cara do RAMQ (Régie d'Assurance Maladie du Québec) deu para ela na inscrição. Tudo isso sem CSQ. Isso nos tomou a tarde inteira.

Depois disso, no terceiro dia, a Cris e as crianças vieram novamente ao centro para fazermos a carteira de ônibus das crianças, com foto. Como eles são estudantes, eles têm direito a esta carteira e pagam somente 38$ no passe mensal. Para fazer isso, fomos na sucursal da STM na estação McGill (2020, rue university). Nem precisou sair do metrô para fazer as carteirinhas. E mais um detalhe: havíamos esquecido a pasta com os documentos das crianças, mas a moça da STM fez a carteirinha mesmo assim.

Então, na semana seguinte começaram as aulas das crianças e a Cris também iniciou o seu curso de inglês, e também está gostando. Ela está fazendo o curso no Centro James Lyng, da comissão escolar inglesa. Já tem também alguns amigos brasileiros, mas tem também duas amigas iranianas que de vez em quando conversam com ela.

Pra encerrar, a nossa rotina está assim: acordamos 6h30, tomamos café juntos, então, a Cris sai primeiro, pega o 12 (vulgo "interbairros", porque só tem curitibano dentro) e vai para o James Lyng. As crianças saem logo em seguida para o próximo 12, direto para a escola. Agora, eles vão virar gente grande, pois fazem tudo sozinhos. Ganharam um celular no segundo dia, e vivem tirando fotos em tudo que é lugar!!! Eu sou o último a sair, dou uma ajeitada em tudo e pego o 168 para o centro. A Cris chega em casa por volta da 1h da tarde, as crianças chegam às 4h da tarde e eu chego entre 5h30 e 6h. E ainda tem bastante tempo para resolver tudo. De noite, a gente cozinha para o dia seguinte: eu levo uma marmita com tupperwares de comida e a Cris vem almoçar em casa. Para as crianças, existe um pacote de refeições por 17$ mensais, mas as vagas esgotaram. Então, comprei outro que custa 39$ por 10 refeições, o que também é barato, e a refeição é melhor que a anterior. Porém, como vocês podem perceber, está faltando tempo, pois já faz 3 semanas que eles chegaram e só hoje consegui escrever... Haja paciência de quem acompanha este blog!!!

Abração e a Paz
Igor Schultz