
Depois da chegada da Cris e crianças no Canadá, todos descansaram bastante, dormimos juntos e finalmente, amanheceu o primeiro dia depois da chegada da Cris e das Crianças no Canadá. Vi a minha vida passar de novo na minha frente, pois repetimos todos os procedimentos que eu já havia feito:
Primeiro, demos um pulo na Escola Mgr. Richard, onde as crianças irão estudar, para fazer a inscrição deles. A escola é secundária e pertence à Comissão Escolar Marguerite-Bourgeois, em Verdun. As crianças irão iniciar as Classes d'Accueil (turma de boas-vindas). Esta classe é obrigatória para as crianças que não sabem falar francês e pode durar no máximo 3 anos. Para as classes d'accueil, as crianças precisam se inscrever nas escolas próximas à sua casa. Por isso, eles foram para esta escola. À medida que o francês for se desenvolvendo, eles vão sendo avaliados e conforme for, voltam para o secondaire no primeiro ou segundo ano. Durante as classes d'accueil, eles não têm somente aula de francês, mas também matemática, educação física e artística, geografia e história e ciências. Fomos muito bem atendidos no rendez-vous e a professora fez o teste de francês com eles: zero. Não falam nada. Tudo bem, entram na turma básica. E eles entraram em uma turma que havia começado em setembro e que tinha filhos de amigos nossos brasileiros. Estão adorando e se adaptando rapidamente.
Depois da escola, fui trabalhar de manhã e de tarde a Cris e as crianças tinham mais um desafio: pegar o ônibus de casa até o centro e me encontrar. Foi realizado com sucesso! Então, fomos fazer o NAS (SIN) no Service Canada, que saiu imediatamente para todos, sem problemas de burocracia nem CSQ, e depois, fomos na mesma hora fazer a inscrição para o Assurance Maladie (seguro saúde). Aqui tem um ponto importante: como a Cris está grávida, ela recebe imediatamente a assistência do Governo do Québec, não sendo necessário aguardar 90 dias pelo cartão. Ela receberá atendimento gratuito mesmo sem o cartão, bastando apresentar o papel que o cara do RAMQ (Régie d'Assurance Maladie du Québec) deu para ela na inscrição. Tudo isso sem CSQ. Isso nos tomou a tarde inteira.
Depois disso, no terceiro dia, a Cris e as crianças vieram novamente ao centro para fazermos a carteira de ônibus das crianças, com foto. Como eles são estudantes, eles têm direito a esta carteira e pagam somente 38$ no passe mensal. Para fazer isso, fomos na sucursal da STM na estação McGill (2020, rue university). Nem precisou sair do metrô para fazer as carteirinhas. E mais um detalhe: havíamos esquecido a pasta com os documentos das crianças, mas a moça da STM fez a carteirinha mesmo assim.
Então, na semana seguinte começaram as aulas das crianças e a Cris também iniciou o seu curso de inglês, e também está gostando. Ela está fazendo o curso no Centro James Lyng, da comissão escolar inglesa. Já tem também alguns amigos brasileiros, mas tem também duas amigas iranianas que de vez em quando conversam com ela.

Abração e a Paz
Igor Schultz
Um comentário:
O importante é que está tudo caminhando!
Feliz 2011!
Postar um comentário