quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Histórico de Crédito - O "Serasa" do Canadá

Olá, Pessoal

Agora que estamos nos aproximando da hora da imigração, mas com um tempinho ainda para estudar algumas coisas, dei uma olhada em um documento muito legal, chamado Understanding Your Credit Report & Score e gostaria de compartilhar algumas conclusões:

Quando chegarmos no Canadá, à medida que formos adquirindo e pagando coisas, vamos construindo um histórico de crédito. Esse histórico é sempre consultado pelas empresas onde você vai comprar coisas ou mesmo para comprar ou alugar casas ou conseguir taxas de juros menores no banco. Se você tem um bom histórico de crédito, o landlord (proprietário do imóvel) pode pedir menos meses de aluguel adiantado. Ele vai sendo alterado conforme você faz o seguinte:
  • Faz um empréstimo em dinheiro;
  • Usa o cartão de crédito;
  • Faz alguma compra do tipo "compre agora, pague depois".
Ou seja, sempre que você usa de crédito, seu histórico vai sendo alterado, pois toda vez que você compra desse jeito, a empresa ou banco onde foi feita a transação manda também a informação para as agências de crédito. Estas agências são instituições que mantêm o histórico de crédito no Canadá, como o SERASA faz no Brasil. Elas são conhecidas como credit-report agencies ou ainda credit bureaus. Elas registram dados sobre seus empréstimos e quanto tempo você levou para pagá-los. No Canadá, existem três agências principais: a Equifax, a Northern Credit Bureaus e a TransUnion.

Então, as empresas onde você compra coisas ou aluga ou ainda pede empréstimo (bancos) podem consultar este histórico, mas somente se você permitir. O lance é que, ao assinar os contratos, normalmente uma das cláusulas vem escrito que você autoriza o vendedor a consultar seu histórico. O histórico pode ser informado de duas formas, através do credit report e do credit score

Credit Report - Histórico de Crédito

No histórico de crédito aparecem suas informações pessoais, como o seu nome, endereço, telefone, SIN, data de nascimento, etc, e as informações bancárias e os problemas de crédito, como cheques devolvidos, cobranças não pagas, processos judiciais, etc. E tem também a classificação do seu crédito, que pode ter vários formatos diferentes:
  • Pontuação de 1 a 9: "1" quer dizer que você paga direitinho. "9" quer dizer que você é um caloteiro. Esse número pode aparecer junto com uma letra. Por exemplo, "R2". As letras são: "I" - quer dizer que você pegou grana para pagar em parcelas fixas; "O" - quer dizer que você pegou uma grana violenta, como um grande financiamento, e finalmente, "R" - quer dizer que você tem um limite de crédito que é renovado à medida que você paga, como os cartões de crédito.
  • Gráfico do seu histórico, mostrando como você tem pagos as contas nos últimos 2 anos;
  • Escala de pagamento, onde aparece quantas vezes você demorou mais de 30, 60 e 90 dias para pagar suas contas depois que elas venceram.
Credit Score

Esta é uma pontuação que vai sendo mantida pelas agências conforme você vai mantendo seu crédito em ordem. Então, as empresas que consultam recebem uma escala com uma seta apontando onde você está. A escala vai de 300 a 900 pontos, onde 900 é a pontuação boa. Se você deixa de pagar suas contas, você vai perdendo pontos.

A Equifax também fornece um relatório dizendo como está o seu score em relação à média do povo canadense.

Para você mesmo solicitar o seu relatório de crédito, você precisa "comprar" este relatório das agências. Não consegui ainda emitir o meu, mas assim que conseguir, pois já tenho cartão de crédito canadense, retorno a vocês. Pra mim, provavelmente não virá nada, pois ainda não efetuei nenhuma compra no Canadá.

E vamos seguindo, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!