sábado, 18 de agosto de 2012

Nova Casa no Canadá!

Salut, mes Amis!

Estamos muito felizes hoje, pois finalmente recebemos as chaves de nossa casa própria no Canadá! Isso mesmo! Enlouquecemos, será? E compramos uma casa... Vamos morar em um lugar chamado Candiac, que é uma cidadezinha próxima de Montréal, dá quase 20km do centro. Candiac é realmente uma cidade bem bonita no banlieue, que é o subúrbio de Montréal. Algo como se fosse a regiao metropolitana. Fica na direçao de Nova York, nos EUA.
Quanto à nossa casinha, tínhamos em mente ter uma casa com as seguintes condiçoes: quatro quartos no mesmo andar, garagem fechada e sub-solo terminado. E achamos essa! E além disso, a casa tem alguns "luxos" aos quais estávamos acostumados no Brasil mas que sao raros para os imigrantes recém-chegados:
  • Banheiro com janela!!! A maioria das casas e apartamentos nao têm janelas no banheiro. Mas esta tem... eheh;
  • Sub-solo acabado! Todos os sub-solos das casas vêm só com as paredes de madeira. A gente tem que fazer revestimento, colocar a estrutura elétrica, encanamento, piso, fazer a divisao das paredes, etc. O nosso está pronto!
  • Tanque de lavar roupa!!! Olha, a gente viu muita casa antes e essa foi a única que achamos que tem tanque! Fora isso, lava-se a roupa na pia ou confia nos produtos que eles usam por aqui...
  • Garagem! Bem, muitas casas têm garagem, mas normalmente o povo daqui usa a garagem para guardar cacarecos e ela vira uma oficina. O carro fica do lado de fora, normalmente dentro de um abrigo de lona e estrutura de metal. A marca mais famosa é a Tempo. Nós vamos deixar o carro dentro da garagem, como bons brasileiros... Na frente da garagem, cabem mais uns 4 ou 5 carros...
Mas tem também alguns luxos que eram também luxos para nós reles mortais no Brasil, como piscina e até um parquinho para o Thiago! É claro, somos nós que cuidamos de tudo, desde a manutençao da piscina, o jardim, etc. Pois o serviço é caríssimo!
Outra coisa interessante: a casa vem "as-is", ou seja, você compra o que você vê mesmo: eles nao pintam, nao arrumam, nao limpam, isso é tudo obrigaçao de quem entra na casa. Porém, como bons brasileiros, vamos deixar nosso apartamento alugado brilhando para o próximo morador. Inclusive ouvi falar de nosso landlord que os brasileiros e latinos em geral sao conhecidos por nao dar trabalho na hora de ir embora. O apartamento sempre fica limpinho. Em geral, os caras deixam tudo do jeito que está...
Bem, logo colocarei mais detalhes sobre o processo de aquisiçao da casa. Por enquanto, o que queremos é compartilhar a nossa alegria com todos, pois realmente é muito bom em 1 ano e meio já ter uma casinha própria. Temos que agradecer infinitamente ao nosso Deus, que tem conduzido nossos passos aqui nas Terras Geladas e tem nos coberto de bênçaos!
Sonho realizado. Vamos para o próximo!
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.
Abraçao e a Paz
Igor Schultz

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Primeiras Novidades do Novo Processo Federal

Allo, Povo de Deus!

Saiu hoje no site do CIC as primeiras notícias sobre as alteraçoes que entrarao em vigor à partir do ano que vem na categoria Skilled Worker do processo federal de imigraçao. Vamos à elas:
  • O idioma será o fator mais importante no processo de imigraçao. Assim, a quantidade de pontos mínimos para a fluência será aumentada na tabelinha;
  • Os imigrantes jovens passarao a ter mais vantagem, visto que poderao ficar mais tempo trabalhando. Hoje a pontuaçao máxima no quesito idade vai até 49 anos. Deve baixar;
  • Se você já trabalhou no Canadá, isso passará a valer mais do que simplesmente já ter estudado aqui;
  • Aumento de pontos para a fluência no idioma do cônjuge ou sua experiência de trabalho canadense.
  • Outra coisa que está sendo proposta é a verificaçao da obtençao da equivalência do diploma antes da imigraçao. Hoje em dia, este processo começa somente depois que o imigrante chega aqui.
Veja a íntegra da reportagem neste link.

Bem, a gente pode ver as coisas pelo lado bom ou ruim. Em uma primeira análise, o CIC está fechando devagarinho as portas, pelo que parece. Porém, do lado de cá, a gente percebe que muita gente chega realmente despreparada, principalmente os imigrantes asiáticos e africanos, mas também muitos brasileiros. Por exemplo, a questao da equivalência pode ser um processo de 1 a 2 anos no caso dos engenheiros, e até 3 anos no caso dos enfermeiros, ou ser simples como uma reuniao no CIC, no caso de profissoes nao regulamentadas. A vantagem é que esta espera passaria a ser feita na segurança do país de origem e a pessoa viria mais preparada e conhecendo o mercado de trabalho. Hoje acontece o contrario e muitos sao pegos de surpresa quando chegam e "descobrem" que tem que estudar mais um ou dois anos para ter o direito de trabalhar.

Além disso, sera necessario estudar muito o idioma (inglês, francês) e se apressar por causa da idade. Mas tudo isso ajudara na hora de estar aqui pois a adaptaçao sera mais facil!

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

Abraçao e a Paz
Igor Schultz