quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cinema ao Ar Livre!

Ae, galera!

Como todos sabem, o verão realmente ferve aqui na Belle-Province, especialmente em Montréal. Na quarta-feira passada, pudemos assistir o filme "New Years Eve", com uma penca de atores e atrizes famosos, etc. Mas o melhor de tudo foi ver o filme ao ar livre, com pipoca, hot-dog e coca de graça! Bem, isso foi possível graças à uma promoção da rádio Virgin 98. É uma rádio tipo era a Caiobá, no meu tempo, em Curitiba. Então, é claro, nos alto-falantes só tocava bate-estaca e Michel Teló.... Fora isso, foi uma noite agradável onde todo  mundo traz os edredons, cobertores, deita na grama e fica assistindo o filme. Super!

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

Abração e a Paz




Queda dos Crimes no Canadá em 2011

Olá, Pessoal!

Depois de diversas semanas sem escrever uma linha, finalmente, resolvemos nos pronunciar, pois muitas notícias boas têm acontecido aqui e assim ficamos com vontade de compartilhar! Esta saiu no jornal Metro de hoje: Baixaram os crimes no Canadá em 2011. Conforme o Statistique Canada (o IBGE deles aqui), os crimes diminuíram em cerca de 6% neste ano. E esta é a oitava baixa consecutiva no nível de crimes, chegando ao nível mais baixo desde 1972. No entanto, mesmo com esta diminuição geral, o número de homicídios aumentou em 7%, ficando aproximadamente a 1,7 homicídios a cada 100.000 habitantes (no Brasil, isso gira em torno de 25 a 26). Veja a lista de algumas províncias em relação ao crime:
- Alberta: baixou 9%, a maior baixa do Canadá
- Québec: baixou 4%, na média
- New-Brunswick: 6% na média
No dia-a-dia, o que a gente observa é que não tem jogo ganho. Por exemplo, se você chama o 911, vem sempre um policial, uma ambulância ou um bombeiro, o que estiver mais perto. Depois, chegam os outros. Tem posto de polícia e bombeiro pra tudo quanto é lado e os caras não abandonam um caso até resolverem.

A gente fica impressionado realmente com o trabalho preventivo da segurança pública aqui em Montréal. Como os caras não "têm muito o que fazer", pois o crime é pequeno, eles se dedicam a prevenir ações criminosas de tudo quanto é tipo. Coisas que no Brasil seriam consideradas perda de tempo e de dinheiro, aqui são investimentos em prevenção de crimes. Por exemplo: na semana passada, a polícia estava fazendo blitz nas ciclo-faixas para pegar os caboclos que cometiam crimes contra o código de trânsito local. A saber:

- Andar de bicicleta com fones de ouvido: 52 lascas;
- Não parar no sinal fechado ou em ligne d'arrêt: 37 lascas;
- Bicicleta sem refletores: 37 lascas;
- Andar de bicicleta na calçada: 37 lascas;
- Bicicleta na contramão: 37 lascas.

Claro que o primeiro impulso é comparar com o Brasil, mas tem que se ter cuidado. O Brasil precisa da polícia reativa ainda, pois a quantidade de crimes é muito grande. Mas creio que com ações direcionadas a combater a corrupção, implementar políticas de meritocracia, e investimentos em infraestrutura e salários, ou seja, praticamente tudo, poderemos sim também no Brasil termos uma segurança mais preventiva.
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!
Abração e a Paz

terça-feira, 24 de julho de 2012

O Québec faz Bonito em Ecologia

Allo, povo de Deus!

Passei hoje aqui só para dizer que a província do Québec conseguiu reduzir o número de sacolas plásticas à um bilhão em 2010. Este é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Recyc-Québec para confirmar uma suspeita: conseguimos alcançar a meta de reduzir pela metade a utilisação deste tipo de sacola entre 2008 e 2012. Como em 2008 havia 2,2 bilhões de sacolas em uso, a meta foi atingida antes do prazo. Parabéns a todos que, como nós, utilizam sacolas retornáveis (temos duas inclusive estampadas com as calçadas de nossa amada Curitiba) e colaboram para essa redução.

Uma das medidas tomadas por aqui foi cobrar 5 centavos por cada sacola na maioria dos supermercados e lojas. Como uma sacola retornável custa em torno de 70 centavos de dólar, você recupera o investimento logo, logo. O que eu ainda não consegui responder é sobre os sacos de lixo. Como não temos muitas sacolas de plástico em casa, temos que comprar sacos de lixo para colocar o lixo, e estes sacos também são de plástico... Não é uma contradição? Ainda estou me perguntando sobre isso....

No Brasil, para se ter uma idéia, usam se aproximadamente 15 bilhões de sacolas plásticas por ano. Claro: a população é maior, isso deve ser considerado. Mas existe algum plano de redução?

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

Abração e a Paz