quarta-feira, 23 de novembro de 2011

C'est la Neige!!!

Olá, Pessoal!

O inverno chegou nas casas Pernambucanas!!! Na verdade, já estamos com temperaturas negativas aqui há vários dias, mas hoje o dia amanheceu branquinho e com vento forte e neve. Não chega a ser uma nevasca, mas já deu pra fazer desaparecer tudo no chão sob a neve, que não para de cair! Já nevou de 5 a 10cm... As motoniveladoras e caminhões de tirar neve já estão trabalhando a todo vapor!

Como é comum aqui, com um tempo desses, a maioria das pessoas trabalha de casa, pois dá muito trabalho se deslocar até o trabalho, e às vezes é até impossível... Mas hoje não estava tão ruim assim. As escolas estavam funcionando... as crianças saíram de casa felizes da vida porque iriam andar na neve!

Bem, é isso. Deixo um vídeo que fiz hoje de manhã que mostra como estava o dia...
http://www.youtube.com/watch?v=GNI_iqyZA8E

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Documentação do Bebê Québécois

Boa Noite, Pessoal!!!

Já estamos com toda a documentação do Thiago prontinha! Ele já tem passaporte brasileiro, canadense e certidão de nascimento brasileira e canadense também! Para fazer essa documentação toda para um bebê brasileiro nascido no Québec, o caboclo tem que rebolar muito, pois são muitas repartições diferentes e de países diferentes. Vamos fazer uma análise rápida do que aconteceu em cada caso, por ordem cronológica:

1. Certidão de Nascimento do Québec:

O processo de preparação da certidão de nascimento do Québec já inicia na maternidade. Antes de sair do hospital, as enfermeiras já te dão um formulário com várias vias para você preencher com os dados de nascimento do bebê e os seus. Você fica com uma cópia para dar entrada na certidão de nascimento, e o hospital já encaminha o restante para o Directeur de L'État Civil du Québec. Depois de chegar em casa com a criança, você pode ir até o Directeur de L'État Civil du Québec, que é tipo um Instituto de Identificação. Com a papelada recebida do hospital eles já encaminham o NAS (seguro social), a Carte d'Assurance Maladie (seguro saúde). Bem, na verdade, você solicita uma cópia da certidão para ficar com você. Tem 2 versões. A integral, mais parecida com a do Brasil, e a simplificada, que é um cartãozinho com as informações do bebê. Paga tudo pela internet (eu preferi ir na repartição, pois estava com medo de fazer algo errado) e recebe pelo correio os documentos. Dá em torno de 60 dólares;

2. Certidão de Nascimento Brasileira:

Esta é um pouco mais difícil, pois tem que juntar a papelada toda do Québec e mais um monte de documentos, originais e cópias (o cara do consulado faz a autenticação na sua frente). Quem cuida desse departamento é o Consulado do Brasil em Montréal. Tem que levar a certidão de nascimento do Québec e também o Acte de Naissance, que deve ser obtido junto ao Directeur de l´État Civil. Esse acte de naissance custa uns 80 pila (se você pedir entrega rápida) e tem exatamente as mesmas informações da certidão de nascimento. Não sei porquê o consulado brasileiro pede isso, e o pessoal do Directeur de l'État Civil me olhou de lado quando pedi os dois documentos "Porquê eles pedem isso?"... Dica: quando for pegar a certidão de nascimento do Québec, já peça o Acte de Naissance, que vai precisar... Além destes documentos do Québec, o consulado fornece um papel de requisição de certidão de nascimento. Tem que ser preenchido e assinado pelo casal (na frente do cara do cartório). Precisa também dos passaportes (xerox da página da foto e da página da assinatura). Tem que levar também a certidão de casamento. Depois que o oficial do consulado vê todos os documentos e os pais assinando, ele dá um protocolo para você buscar a certidão. Leva umas 2 semanas pra ficar pronto em Montréal. A certidão de nascimento entregue pelo consulado não é a certidão normal, que conhecemos no Brasil. Você precisa pegar este documento e levar a um cartório de primeiro ofício na próxima vez que for ao Brasil para fazer a certidão regular.

3. Passaporte Canadense:

Esse foi facílimo: baixe do site o formulário de preenchimento do passaporte, junte duas fotos do bebê no formato especificado (essa parte foi difícil, pois chegaram a querem cobrar 80$ pelas fotos! Mas acabamos indo na farmácia e fizemos por 20 doletas). As fotos têm que ser datadas e assinadas no verso. Junte também a certidão de nascimento do Québec, e vai em qualquer repartição do Passport Canada. É um departamento exclusivo para fazer passaporte. Não é que nem no Brasil, que a Polícia Federal cuida dos passaportes. Aqui, tem uma repartição que só faz isso! Ah! você precisa conhecer alguém que assine o formulário de preenchimento como "Guarantor". Esse tem que ser uma pessoa que te conhece por mais de 2 anos e que tem um passaporte canadense válido por 5 anos ou mais. Os caras vão ligar para perguntar sobre o bebê, a situação dos pais, etc. Difícil se você não conhece muita gente. Mas se você não conhece ninguém, você pode preencher uma declaração de que não conhece ninguém nesta situação, mas o processo vai correr mais lento. O passaporte leva umas 2 semanas também para ficar pronto.

4. Passaporte Brasileiro:

Com a certidão de nascimento brasileira, é possível solicitar o passaporte brasileiro para o bebê. Também é no consulado brasileiro e leva em torno de 1 a 2 semanas.

Agora, nosso bebê canadense, devidamente documentado, vai e volta do Brasil sem problemas!

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Forte abraço e a Paz