quinta-feira, 22 de março de 2012

Mudou o Processo de Imigraçao do Québec!

Oie, Pessoal

Agora, é a turma do Québec que está apertando o cinto da imigraçao. Saiu hoje o nosso orçamento para 2012-2013 e com ele algumas novidades no processo de imigraçao do Québec, que incluem a limitaçao do número de pedidos para imigrantes por ano.

Para o ano de 2012-2013 (março a março), o resumo é o seguinte:

- Grupo 1: Quem já esteve estudando aqui, trabalhando aqui, tem alguma aprovaçao ou visto temporário para o Québec, tá safo. Pode vir sem problemas. Nao tem limite de pedidos;
- Grupo 2: Quem nao esteve aqui mas tem diploma comprovando escolaridade suficiente para marcar 6 pontos na grade de pontuacao: só aceitarao 14.300 pedidos neste período;
- Grupo 3: Quem nao é do grupo 1 nem do 2. Ninguem entra.


Tenho visto muitos problemas com imigraçao no governo federal, especialmente em relaçao aos imigrantes que vêm só para ter um filho cidadao canadense e caem fora. Além disso, outros se dizem refugiados e vêm para viver às custas do governo, mas nao sao refugiados legítimos. O governo está planejando açoes para identificar e revogar o status de residente ou cidadao destas pessoas e seus filhos. O que está acontecendo é a reaçao do Québec a este tipo de situaçao.

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz
Igor Schultz

Visto Americano

Alô, Povo de Deus!

Ontem conquistamos mais uma etapa em nosso processo de adaptaçao aqui nas terras calientes (hoje fez 23 graus em plena primavera!!!). Conseguimos nossos vistos americanos!!! Agora, podemos ir para os EUA, que fica a 60km daqui e fazer compras bem mais barato em Plattsburgh (vulgarmente conhecido como Ciudad-del-Este pelos brasileiros) e em outras cidades, além de ir nas praias do Maine (programa de quebécois), Flórida e Disney (programa de quebécois). Para as compras, sei que existe uma cota em dólares que você pode trazer, mas se você pernoitar nos EUA, a cota aumenta bastante! Mas isso a gente conta quando descobrir como funciona.

Agora, sobre o visto. Este processo que fizemos é para residentes permanentes do Canadá. Para o pessoal que ainda está no Brasil, deve haver outro processo. O visto que pedimos é o B1, ou seja, turismo ou business, válido por 10 anos. O processo começa no site de vistos do governos dos EUA, onde você obtém as informaçoes para fazer o visto. Uma vez que você tenha entendido tudo, você pode preencher o formulário on-line DS-160. Neste site você preenche a sua requisiçao do visto e coloca também as fotos. Nós usamos as fotos que já tinhamos tirado para a renovaçao do passaporte brasileiro, escaneamos e fizemos upload no site do DS-160. Antes de terminar o pedido de vistos você tem que pagar 140 dólares por pessoa, informar o local onde você irá ficar nos EUA e escolher a data da entrevista. Se você estiver cadastrando várias pessoas de uma mesma família, você deve escolher a opçao de criar um novo membro da família ao invés de fazer um novo cadastro, toda vez que for cadastrar a nova pessoa.

Bem, a vantagem daqui de Montréal é que a gente tem um consulado americano na cidade, que fica na 1155 Saint-Alexandre. Nosso horário era pras 8h30. 08h00 já estávamos lá. Recepçao: uma placa indicando tudo o que a gente nao pode levar pra dentro do consulado, incluindo telefone celular, controle remoto de alarme de carro, mochilas (eles toparam deixar entrar a mochila do bebê), leite em pó do bebê (tivemos de preparar o leite antes de entrar), etc. E tudo o que fica fora é fora mesmo! A gente teve que voltar e colocar tudo no carro. Entramos, passamos pelo raio X que é bem rigoroso, e subimos para o visto. A primeira parte é entregar os passaportes para a tia da recepçao. Aí vem a primeira novidade: tem que entregar também os PR-Cards, que eles nao haviam pedido na confirmaçao da demanda no site. Ainda bem que a gente estava prevenido... Depois, fazemos o cadastro e vamos para a parte de tocar piano (colocar as digitais para eles cadastrarem). Por último a entrevista:

- Vocês vao pra Disney né?
- É...
- Legal, e à quanto tempo moram no Canadá?
- Um ano e meio
- Legal! E você trabalha com o quê?
- Com TI
- Mas seja mais específico
- Sou consultor em uma empresa de serviços
- Entao tá! O visto chega em 5 dias. Um abraço e até....

2 minutos de entrevista. Só eu falei.

No outro dia já recebemos um aviso por e-mail que os passaportes já haviam sido despachados para o local de entrega, que é em Dorval (bem longe daqui, mas pelo menos nao pagamos 16 dólares por passaporte para eles entregarem em casa...). Assim, vamos ter o visto em poucos dias.

Algumas dicas de documentaçao que a gente levou. O site pede para você levar só o passaporte. Porém, recomendo tambêm:

- PR Card (obrigatório)
- Passaportes antigos que houver
- Holerites de emprego, para provar que você trabalha aqui
- Levamos também nossos SIN (NAS) cards, mas acho que nao seria necessário
- Os comprovantes de agendamento e pagamento que você tem que imprimir do site depois que faz o cadastro.

Bem, é isso... Mandamos notícias quando voltarmos do Paraguai.

Abraçao e a Paz
Igor Schultz

Thabata Asistente-Chatechète

Oie, Pessoal!

Em nosso processo de adaptaçao à cultura local, estamos começando lentamente à participar de nossa paróquia local, a Marguerite-Bougeoys. Pra quem nao sabe, a Santa Marguerite-Bourgeoys foi uma irma que chegou aqui no início da colonizaçao francesa e começou a educar o povo que ia desembarcando. Ela também fundou a congragaçao Notre-Dame-de-Grace, que hoje é o nome de um bairro aqui de Montréal (NDG). O convento das irmas ficava aqui na ilha, por isso que ela é chamada Ile-des-Soeurs (ilha das freiras).

Mas a gente falou tudo isso da santa porque a nossa Thabatinha começou a participar da paróquia como assistente de catequista (asistente-chatechète) de primeira eucaristia. A gente foi junto em uma reuniao na paróquia e conhecemos a equipe (incluindo mais um amigo brasileiro), e foi tudo muito legal! E é importante se integrar na comunidade para principalmente falar francês, ou qualquer que seja o idioma que se queira aprender. A fluência vem rapidinho. Voltando ao assunto da comunidade, o nosso padre Francesco (que é italiano) chegou em outubro e está promovendo uma grande revoluçao, criando várias pastorais. Como o padre é novinho (fez 40 anos na semana passada), ele tá com muito pique entao vamos aproveitar! É super bom ter uma comunidade pequena como a daqui da ilha com a paróquia à 2 quadras de casa... meu, que sonho!

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz