sábado, 4 de setembro de 2010

Novas Passagens Compradas

Oie, Pessoal!!!

Finalmente, foram compradas as últimas passagens (só de ida) para o Canadá. Agora, toda a família está definitivamente comprometida com a data de 06 de Dezembro de 2010!!! Nesta data, será a viagem da Cris e das Crianças ao Canadá. Agora, é corrida contra o tempo!

Essa semana, estive voltando de SP para Curitiba e nosso aviãozinho da TAM estava do lado do avião do Canadá... então, pensei... Logo estarei entrando nesse aí.... imaginou a ansiedade? Bati um montão de fotos do aviãozão. Socorro!!! Vamos dando um passo de cada vez. São passos lentos, mas cada passo dado não tem volta. E são firmes, firmes, de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Declaração de Saída Definitiva do País

Bonsoir a tous!!!

Bem, está cada vez mais perto a hora da mudança, então, é necessário verificar com o Governo para não deixar nenhum "rabo" para o Leão ir puxando. Assim, por estes dias, fui conversar com nosso contador, sobre os procedimentos quanto à Receita Federal para a saída do país.
Bem, a primeira coisa que é necessário é avisar o governo que você está saindo do país. Isto é feito através da Comunicação de Saída Definitiva do País. Esta comunicação deve ser feita ao governo no momento em que você assume a condição de não-residente no Brasil. E você assume esta condição quando comunica ao Governo Brasileiro que é não-residente ou quando fica 12 meses fora do Brasil.
A questão aí está em qual a natureza da saída do Brasil, se vai ser em caráter permanente ou temporário. O governo não define claramente como pode ser comunicado se a saída vai ser permanente ou temporária. Como não se sabe quando vamos voltar ao Brasil, sairemos em caráter temporário. Assim, neste caso, a comunicação deve ser feita a partir da data de caracterização de condição de não-residente até o último dia de fevereiro do exercício subsequente. Sendo assim:
Saída: 20 de outubro de 2010
Me tornarei não-residente em: 20 de outubro de 2011
Então, tenho que comunicar a RF até: 29 de fevereiro de 2012
Então, você entra no programa da RF e efetua a declaração, preenchendo alguns dados, como o último recibo da declaração do IR, título de eleitor, CPF e a data em que assumiu a condição de não-residente. Também devem ser preenchidas as informações dos dependentes, caso estejam assumindo esta condição.
O que entendemos é que, até este momento, não haverá alteração nas coisas que ficaram no Brasil: bens, contas correntes, empresas, etc. Porém, no momento que você passa à condição de não-residente, deverá comunicar à fonte pagadora esta condição, para que a mesma possa efetuar a retenção na fonte da mordida do leão antes de você receber o valor. Por exemplo: vamos deixar a casa alugada. A imobiliária deverá morder o valor do imposto antes de nos pagar. Não conseguimos encontrar em lugar nenhum quanto é o percentual do IR para o caso de aluguéis, mas estamos pesquisando e assim que houver novidades, informamos no blog.
Bem. Efetuada esta comunicação, a próxima preocupação é com a Declaração de Saída Definitiva do País. Este é um outro documento, diferente da Comunicação, que deve ser enviado à RF no último dia do mês de abril do ano subsequente ao que você se tornou não-residente. Então, no nosso caso, 30 de abril de 2012. Esta declaração é como uma declaração de imposto de renda, onde temos que informar os rendimentos e os valores retidos na fonte no período.
Bem, este assunto está meio nebuloso ainda para mim, mas já queria compartilhar alguma coisa, até para poder receber feedbacks de pessoas que já estão no Canadá sobre o assunto. Como foi a experiência de todos?
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!
Abração e a Paz

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Retorno ao blog



Oi gente, faz um tempão que não passo por aqui. Nesses últimos meses aqui no Brasil tem sido de fato muito corrido. Não está nada fácil atualizar o blog. Há tanta coisa acontecendo conosco, que teria que escrever vários posts para relatar, mas vamos lá:


A VIDA SEGUE: Esta frase é usada em um dos blog´s que acompanho, e ela resume para mim que apesar de vivermos este projeto no Canadá temos que continuar vivendo nossa vida aqui, o presente, como se fosse o último dia. Isso é mágico, porque continuamos fazendo tudo que fazíamos antes, porém com maior intensidade, pois queremos aproveitar cada momento que temos com nossos amigos, família, vivendo tudo que nos faz bem.


Neste final de semana tivemos oportunidade de trabalharmos em um retiro na nossa Igreja. Para quem não sabe, nós somos Católicos, é nos sentimos muito, muito felizes por isso. É muito bom pordemos nos abastecer do amor de Deus e ajudar outras pessoas a terem contato com esse amor, que renova a nossa Esperança. Foi realmente uma benção para mim e para o Igor viver esses momentos de intimidade com Deus, que nos abastece e nos traz de volta para sempre olharmos o verdadeiro sentido de nossas vidas. Então, continuamos compartilhando momentos felizes com nossos amigos da Igreja e proporcionando a outras pessoas a possibilidade de terem um encontro com Deus.

TRABALHO: O meu trabalho é maravilhoso, amo o que faço e as pessoas com quem compartilho meu conhecimento e serviço. Aqui todos me tratam com muito carinho. Percebo que eles estão sentindo a minha saída que se aproxima, mas tenho tentado deixar tudo encaminhado por aqui para que o impacto seja menor. Esta semana entrarei com o pedido de licença sem vencimento. Para quem ão sabe, sou funcionária pública federal, o que me permite sair de licença por tempo indeterminado.


PREPARATIVOS: Comecei a vender todas as coisas da casa. Como mencionamos em outro post, não iremos vender nossa casa, apenas tudo que está dentro dela. Separamos uma poupança para podermos destinar todo dinheiro das vendas para comprar as coisas da casa nova no Canadá. Vou fazer um post contando como está sendo a venda de tudo. Gente é incrível, vendemos até louça quebrada. Não sei o que acontece com as pessoas, parece que passam por um efeito psicológico de consumo, de achar que é uma oportunidade, sei lá, mas elas compram tudo. Enfim, vou contar tudo pra vocês no próximo post.


DESPEDIDAS: Agora começamos a programação das despedidas. No dia 25/09 iremos para Porto Alegre nos depedirmos da vó do Igor, ela tem 92 anos, é uma fofa. Está super lúcida, o que nos traz grande prazer em estarmos com ela. Ainda temos que ir a Florianópolis nos despedirmos da parentada do Igor (primos, tios, pai e amigos). Daqui pra frente todos os nossos finais de semana estão ocupados com eventos sociais. Não é fácil enfrentar toda essa rotina....


É isso aí gente, vamos seguindo devagar e sempre com passos firmes de quem sabe onde quer chegar....