sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Voltamos a estaca zero

Estou por aqui pra passar últimas notícias que recebemos do Consulado do Canadá em São Paulo. Para mim e para o Igor, possivelmente para futuros candidatos a imigração, não foram nada boas. Em postagens anteriores (Pagamentos das taxas de Imigração e Documentos enviados para o Canadá), contamos um pouco das nossas primeiras dificuldades com o processo. Recapitulando um pouco: tivemos problemas para efetuar o pagamento das primeiras taxas do processo de imigração, na categoria Skilled Worker. No manual geral do Skilled Worker PDF, diz que as únicas opções de pagamento são via certified cheque, bank draft e money order. O Igor, naquela ocasião, pesquisou sobre estes métodos de pagamento e eles não existem no Brasil.
Esta informação foi confirmada hoje (30/01) com a Maura, atendente da imigração. De fato não há como fazer pagamentos dentro das altenativas dadas pelo Consulado do Canadá.
Depois de inúmeros contatos com o Consulado do Canadá no Brasil, não obter nenhuma resposta clara e sequer objetiva referente ao pagamento, resolvemos correr o risco e fazer como orientado no site do CIC que diz: realizar o pagamento específico para cada país. Mandamos os formulários para Nova Scotia com o comprovante de pagamento realizado no Brasil, pra ver o que iria dar.
Ontem, enquanto conversava com um integrante de um grupo de discussão, ele levantou comigo dúvidas sobre as mudanças e sugeriu que ligássemos novamente para o Consulado.
Lá fomos nós novamente ligar. Aí que constatamos o que já esperavámos: a Maura (atendente), do consulado, disse que com certeza nossa documentação será devolvida, pq de fato o pagamento não deveria ser realizado no Brasil, mas que iria verificar e nos daria um retorno hoje. Porém, pasmem, eles ainda não sabem como fazer o pagamento das taxas para categoria Skilled Worker. Todas as alternativas dadas pelo Consulado no Canadá, como disse anteriormente, não são possíveis de serem realizadas no Brasil.
Como prometido pela Maura hoje tivemos a confirmação da devolução dos formulários que encaminhamos para Nova Scotia. Nos tranquilizou, pois disse que o pagamento que foi depositado na conta do Consulado no Brasil será devolvido. Disse ainda que o Consulado Canadense não tem solução para pagamento das taxas de países que não se enquadram na alternativas fornecidas por eles, mas estão estudando possibilidades, justamente pq estão com esse mesmo problema em outros países. Outra notícia é que não houve ocorrência de novos processos na categoria Skilled Worker até a presente data.
Em resumo, voltamos a estaca zero. Segundo orientações teremos que aguardar as decisões do Consulado no Canadá, ou ir até o Canadá (eheheheh), fazer um depósito dentro das alternativas dadas por eles. Ou então, esperar uma alma caridosa que já esteja no Canadá, que possa nos ajudar com este problema do depósito.
Enquanto isso, seguimos por aqui, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Buscando um Lugar para Morar

Como a Cris já comentou anteriormente, estou de emprego novo e moro agora na cidade de Joinville, distante aproximadamente 130km de Curitiba. Durante estes dias, tenho enfrentado o difícil desafio de localizar um lugar para morar, pois a empresa me deu duas semanas para me estabelecer aqui.

Na Bíblia, em Hb 11, 1, diz que a "Fé é a antecipação daquilo que ainda não vemos". Assumindo logicamente que existe um ser superior que nos criou com amor e nos acompanha nesta peregrinação de nossa vida, posso dizer que, conhecendo a vontade de Deus e assumindo esta vontade como algo benéfico para mim, ter fé é antecipar o futuro. Nosso Papa Bento XVI já dizia isso em sua Encíclica Spe Salvi (esperança que salva).

Mas porquê falar de tudo isso? Porque nestes dias, tenho tido a nítida sensação que não estou somente antecipando espiritualmente os dias em que estarei no Canadá procurando emprego e moradia, mas também fisicamente. A sensação que tive hoje e ontem enquanto ia de hotel em hotel era de que estava me preparando para algo maior. Então, agradeci a Deus por estar passando por aquilo. Encontrei também várias pessoas se preparando para dormir ao relento por falta de condições, enquanto eu, por minha própria opção, busco um novo lugar para ficar. Agradeci a Deus por isso.

Hoje, acompanhando as notícias, recebi 7 newsletters indicando mais empresas demitindo. Fiz as contas e o número de demitidos hoje chegou perto de 70 mil pessoas. Isso dá uma sensação de insegurança, mas acreditando que existe alguma coisa preparada para nós por Deus no Canadá, sigo este caminho, como Abraão, que "ouviu a voz de Deus" para ele "sair da sua terra" de Ur e se mandar para Canaã.

E quanto ao processo, mandamos a documentação e estamos ainda esperando....