sábado, 4 de abril de 2009

Dinheiro na Mão é Vendaval...

Boa Noite, Gente

Apesar da Cris ser a que mais manda notícias de nosso emocionante processo, estamos os dois bastante entrosados no esquema e nos alimentando um ao outro com o sonho de imigração. Então, hoje é o dia de eu contar uma das minhas contribuições para o sonho... Tive de ir na casa de câmbio e sair com CAN$ 1,400 no bolso, andando na rua morrendo de medo! Esse é o dinheiro que os nossos amigos vão levar para tentar entrar com o nosso processo direto do Canadá. E a sensação que tive quando peguei aquela dinheirama na mão... Pensei... Puxa, daqui a algum tempo, é esse o dinheiro que vou manipular... Bem bonitinhas as notas. Dividi um pedaço em cada bolso, para me garantir, e fui embora caminhando. Graças a Deus, cheguei em casa com todas as respectivas notas.

Mais um pequeno passo em direção ao sonho. Ele é apenas a distância que existe entre o lugar onde estamos agora e as ações que realizamos para torná-lo verdade.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nosso futuro "filho" Alemão

Comentei no post anterior que nos inscrevemos como família acolhedora de intercambista através do Rotary Club. Ontem foi um dia muito especial. Eu e o Igor participamos da reunião do Rotary Club, justamente para que os membros do grupo nos conhecessem e para que nós soubéssemos um pouco o que é o Rotary e termos nosso primeiro contato com nosso futuro "filho" intercambista.
Na reunião encontramos com os membros do Club, fomos apresentados e me senti bastante acolhida. O grupo segue uma estrutura de reunião com certa formalidade, mas ao final os membros participaram de um jantar mais informal.
Nosso amigo que nos indicou nos explicou algumas coisas sobre o Rotary e apesar de já ter ouvido falar eu não tinha idéia do que realmente é este Clube de serviço. Em seguida nos explicaram sobre o intercâmbio e como funciona. Achei muito legal. Senti segurança no programa de intercâmbio administrado pelo Rotary. Nos explicaram sobre como é a admissão dos intercambistas e sobre o acompanhamento que o Rotary dá as familias que acolhem o intercambistas. Há por trás toda uma estrutura de um Grupo de Serviço com dimensão internacional.
O primeiro contato foi com uma ficha técnica, onde além da foto tem várias informações (pessoais, ficha médica, odontológica) além de conter uma carta dele e dos pais para as famílias que irão acolhê-lo. O nosso futuro filho chama-se Felix, tem 15 anos, vive em uma cidade pequena na Alemanhã. Seu esporte de preferência é o basquete, fala fluente Inglês, latim e um pouco de espanhol. Já visitou vários países da Europa (Itália, Dinamarca, Espanha, entre outros) e Estados Unidos. Tem 2 irmãos, ele é o do meio.
Quando eu vi a foto dele senti muito amor por ele, foi muito estranho essa sensação. Pude comprovar que amar realmente é uma decisão.
Enquanto isso seguimos nossa vida com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novo desafio chegando

Como disse em post anterior, tudo na nossa vida procuramos planejar. A imigração para o Canadá tá dentro do nosso planejamento, e na busca de viver este caminho com mais tranquilidade procuramos preparar nossos filhos para melhor se adaptarem quando chegarmos por lá.
Meus filhos são pré-adolescentes, isso por um lado facilita, porque são mais independentes, mas por outro teremos que lidar com um processo de adaptação muito mais cruel, eles irão ser inserido já em um grupo de adolescentes e vocês sabem como é, a necessidade de ser incluído no grupo, neste período, é muito maior. Em fim...
Diante disso estamos tomando algumas precauções e procurando prepará-los para o desafio. Entre os preparativos está o aprendizado da língua, pois isso é fundamental no quesito adaptação. Meus filhos estão fazendo curso de Inglês e têm procurado se empenhar para aprender o quanto antes. Acontece que fluência mesmo só adquirimos no convívio diário com a língua, dentro de um processo de imersão. Tendo isso claro, eu e o Igor planejamos encarar um outro desafio: receber um intercambista do Rotary Clube. Esta idéia veio depois que voltei do Caminho de Santiago de Compostela, lá tive a experiência fantástica de conhecer pessoas do mundo inteiro e vi como foi importante aqueles contatos. Depois desta experiência pensamos em nos submter a um contato mais profundo com outra cultura antes mesmo de encarar a imigração, então nos inscrevemos, no Rotary Club para sermos família de acolhida de intercambistas.
Logo que retornei ao Brasil entrei em contato com um amigo nosso que é membro atuante do Rotary Clube e que sempre comentava conosco sobre imigrantes Rotarianos que vinham para o Brasil, falava da grande experiência para família e filhos. Ele inclusive teve em seu meio familiar intercambistas dos quais tem vínculo afetivo até hoje.
Dentro desta perspectiva abraçamos a idéia e nos cadastramos. Ontem veio a notícia que receberemos um imigrante da Alemanha. É um adolescente, que irá morar conosco por 4 meses. Será nossa oportunidade de administrar a adaptação com outra cultura, fazer nossos filhos também viver essa expriência, além de praticar o Inglês.
Hoje teremos nossa primeira reunião no Rotary Club, onde teremos maiores informações sobre o Intercâmbio que eles administram. Iremos conhecer, através da documentação e fotos, o intercambistas que iremos receber, saberemos da família dele, do que gosta, em que ano escolar está, em fim, será nossa primeira oportunidade de conhecê-lo e desde já amá-lo.
No próximo post conto qual foi a impressão que tivemos, tanto do "filho" que iremos receber, quanto de como acontecem os intercâmbios através do Rotary.
Enquanto isso seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar....

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Expectativa da Aplicação

Mais difícil que preencher os formulários de aplicação é controlar a ansiedade para ver se nossos planos irão dar certo. Como disse no post anterior, nossa aplicação será enviada para Nova Scottia direto do Canadá, mais especificamente de Montreal, cidade em que nossos amigos irão morar. Acontece que eles viajam agora no dia 17/04, mas chegam lá na primeira semana de maio. Haja coração, paciência e fé.
Como ainda não temos notícias de ninguém no Brasil que tenha conseguido aplicar pelo processo Federal pós 28 de novembro/2008 estamos em uma super expectativa para ver se irá funcionar a forma como iremos aplicar. Temos recebido alguns contatos de outras pessoas que estão na mesma situação que nós, espero sinceramente que nossa experiência possa ajudar os futuros aplicantes.
Enquanto as coisas não acontecem seguimos em frente com passos firmes de quem sabe onde quer chegar, acompanhando as histórias de nossos amigos blogueiros que estão vivendo a emoção de recebimento de pedidos de documentos, exames médicos, prova de Ielts, etc....

domingo, 29 de março de 2009

Decisões

Então pessoal, depois de termos tomado a decisão de nos manter no processo Federal, chegou a hora de novamente arregaçar as mangas e seguir em frente.
Novamente entramos no site do CIC e constatamos que não há novas orientações referente ao pagamento das taxas. Resolvemos seguir o conselho do Consulado do Canadá no Brasil: efetuar o pagamento das taxas através de amigos que já residam no Canada e eles próprios enviarem os formulários, juntamente com Certified Cheque, nominal ao Receiver General for Canada. Aí sim, acreditamos que finalmente nossa aplicação será efetivada.
Durante esses meses de incertezas e apreensão quanto a aplicação, recebemos apoio de muitas pessoas que já aplicaram, algumas que já estão no Canadá e outras que estavam embarcando para lá. Todas se dispondo a nos ajudar. Seremos eternamente gratos a essas pessoas, pelo apoio, sempre nos incentivando a seguirmos.
Entre as pessoas que nos acolheram em todo problema do pagamento das taxas estão nosso amigos, Klenisson e Marcia, que estão embarcando para o Canada no dia 17 abril. Como eles moram em nossa cidade, Curitiba, fica muito mais fácil para acertar tudo.
Neste exato momento o Igor está preenchendo novamente os formulários de aplicação, para deixar tudo pronto, inclusive envelope com endereço do Consulado, tudo pronto, para dar o mínimo de trabalho possível aos nosso amigos.
Então gente, nossa aplicação será efetivada nos próximos meses. Acredito que desta vez tudo dará certo. Não estamos ansiosos, mas tranquilos, certos que todas as coisas acontecerão no tempo de Deus, não no nosso, a nós cabe entregar e ter a certeza que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Enquanto isso, seguimos nossas vidas, com olhar fixo no sonho, mas sem deixar de viver intensamente o presente, caminhando com passos firmes de quem sabe onder quer chegar....