quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novo desafio chegando

Como disse em post anterior, tudo na nossa vida procuramos planejar. A imigração para o Canadá tá dentro do nosso planejamento, e na busca de viver este caminho com mais tranquilidade procuramos preparar nossos filhos para melhor se adaptarem quando chegarmos por lá.
Meus filhos são pré-adolescentes, isso por um lado facilita, porque são mais independentes, mas por outro teremos que lidar com um processo de adaptação muito mais cruel, eles irão ser inserido já em um grupo de adolescentes e vocês sabem como é, a necessidade de ser incluído no grupo, neste período, é muito maior. Em fim...
Diante disso estamos tomando algumas precauções e procurando prepará-los para o desafio. Entre os preparativos está o aprendizado da língua, pois isso é fundamental no quesito adaptação. Meus filhos estão fazendo curso de Inglês e têm procurado se empenhar para aprender o quanto antes. Acontece que fluência mesmo só adquirimos no convívio diário com a língua, dentro de um processo de imersão. Tendo isso claro, eu e o Igor planejamos encarar um outro desafio: receber um intercambista do Rotary Clube. Esta idéia veio depois que voltei do Caminho de Santiago de Compostela, lá tive a experiência fantástica de conhecer pessoas do mundo inteiro e vi como foi importante aqueles contatos. Depois desta experiência pensamos em nos submter a um contato mais profundo com outra cultura antes mesmo de encarar a imigração, então nos inscrevemos, no Rotary Club para sermos família de acolhida de intercambistas.
Logo que retornei ao Brasil entrei em contato com um amigo nosso que é membro atuante do Rotary Clube e que sempre comentava conosco sobre imigrantes Rotarianos que vinham para o Brasil, falava da grande experiência para família e filhos. Ele inclusive teve em seu meio familiar intercambistas dos quais tem vínculo afetivo até hoje.
Dentro desta perspectiva abraçamos a idéia e nos cadastramos. Ontem veio a notícia que receberemos um imigrante da Alemanha. É um adolescente, que irá morar conosco por 4 meses. Será nossa oportunidade de administrar a adaptação com outra cultura, fazer nossos filhos também viver essa expriência, além de praticar o Inglês.
Hoje teremos nossa primeira reunião no Rotary Club, onde teremos maiores informações sobre o Intercâmbio que eles administram. Iremos conhecer, através da documentação e fotos, o intercambistas que iremos receber, saberemos da família dele, do que gosta, em que ano escolar está, em fim, será nossa primeira oportunidade de conhecê-lo e desde já amá-lo.
No próximo post conto qual foi a impressão que tivemos, tanto do "filho" que iremos receber, quanto de como acontecem os intercâmbios através do Rotary.
Enquanto isso seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar....

3 comentários:

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá,

Quero dizer que estou muuuuiiito feliz por vcs. Não há nada mais gratificante do que ver os amigos cheios de sonhos e felizes...
Fico contente por ter passado aquela fase apreensiva, agora é isso mesmo é fase de se organizarem da melhor forma possível pra estarem preparados para qdo o sonho se realizar de vez - a mudança para o Canadá...
Aproveitem ao máximo esse novo filho na família.

Fiquem com Deus,

Bjos

Rosi

Sandro e Família disse...

Cris

Com certeza essa nova experiência irá trazer um saldo bem positivo para a família e ajudará na adaptação quando chegarem por aqui.

O importante é não perder o foco e ter sempre a certeza que cruzarão a linha de chegada.

Abração

Sara e Vitor disse...

Oi Cris, tudo bem?

Que legal, gostei da iniciativa!
Quero saber como foi a reunião e o que achou do seu novo "filho". Hehehe...

Grande abraço,

Vitor