terça-feira, 10 de maio de 2011

6 Meses de Canadá... Hora de Fazer as Contas

Olá, Pessoal

Depois de 6 meses de Canadá, vejam abaixo onde tem ido o nosso rico dinheirinho. Isso pode ajudar alguns a fazer o planejamento financeiro para o Canadá. Lembrando, nossa família tem 4 pessoas e estou colocando aqui somente o dinheiro que gastamos no Canadá. Os valores são a média dos últimos 6 meses, em CAD$. Não estou incluindo os gastos que considero de logística e adaptação ao Canadá, como cursos, móveis, etc. que ainda ocorrem, mesmo no sexto mês. Pretendo fazer um post específico sobre isso. Lembro que moramos em Montréal, QC:

- Aluguel de apartamento 2 quartos, 1 banheiro e 1/2: 1,090 por mês

- Rancho (supermercado, açougue, padaria, etc): 500 por mês

- Passe de Ônibus Mensal 4 pessoas: 250 por mês (as crianças pagam metade. Agora na primavera, dei bicicleta para eles e comprei apenas 10 passes para o mês. Estou testando)

- Combustível do Carro: 250 por mês. Nosso carro consome bastante combustível, mas nós não o utilizamos muito.

- Almoço das Crianças na Escola: 80 por mês (2 crianças). Eles compram fichas para trocar por comida, pois almoçam na escola, visto que o horário é das 08h50 às 03h10.

- Seguro do carro: 145 por mês. Agora, arrumei uma outra seguradora e vou pagar 68. O corretor é brasileiro e tem feito um bom trabalho. Se quiserem que eu indique, mandem e-mail para igor_schultz@hotmail.com

- Seguro da casa: é melhor ter e custa barato. 24 dólares por mês;

- Celular: 3 celulares da Bell tem dado em torno de 130 a 150 por mês. Ainda não revisei o plano para ver se estou pagando muito caro

- Dinheiro para extras: Em torno de 250 por mês para despesas não previstas

- TV a Cabo Videotron: em torno de 90 por mês. Também não revisei este valor ainda com a operadora e a família tá reclamando que quer ver a Globo (acho que só a Rogers ou Bell tem)

- Remédios: temos comprado algumas vitaminas para a Cris, que está grávida, mas eu diria que é bom considerar pelo menos uns 50 dólares por mês

- Hydro Québec: em torno de 80 dólares a cada 2 meses. Apesar do nome, é a conta de luz... Nós não pagamos nenhum appliance neste apartamento. Alguns aluguéis costumam cobrar água, água quente e chauffage (aquecimento). Tem que se ligar nisso.

- Eventos Culturais: sempre tem que deixar uma graninha e aqui tem um monte de eventos. Diria que pelo menos uns 50 por mês

- Skype para falar com o Brasil: dependendo, chega a dar 10 a 15 dólares por mês. Porém, existem outros planos onde se pode falar mais em conta.

Total Mensal das despesas acima: 2,984. Aproximadamente 3,000. Vejam: quando eu estava no Brasil, eu havia recebido um exemplo de orçamento de um colega meu para me planejar para os primeiros meses e o valor havia dado exatamente 3,000 também. O que eu fiz foi pegar o dinheiro que eu tinha, converter pela cotação do Banco Central e obter o valor em dólar. Então, eu dividia por 3,000 para saber quantos meses eu iria durar no Canadá, caso ficasse sem trabalho. Graças a Deus, não precisei disso, mas o planejamento é essencial e funciona!

Então, é isso. Isso é o que temos gasto por mês até agora. Por enquanto, tá tudo indo bem. Continuamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz

Harper Reeleito

Olá, Povo...

Este post é apenas para comunicar que o atual primeiro-ministro Stephen Harper foi reeleito nas últimas eleições de 2 de maio. Vejam o post anterior sobre eleições para entender a história. O pessoal do Bloc Québecois, liderados por Gilles Duceppe, que iniciaram o movimento para interditar o parlamento e fazer a nova eleição, tinham 43 parlamentares na Câmara dos Comuns, agora, depois da eleição, só têm 4... Acho que isso foi um recado das urnas, dizendo que o pessoal está meio cansado dessa história de separatismo. Enfim... Vamos ver no que vai dar.

E seguimos com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz

A Primavera Chegou!!

Oie, Pessoal!!!


É isso aí... A primavera chegou de vez. Agora, a previsão do tempo da TV mostra também a "Prévision Polén" onde aparecem as árvores que estão germinando de novo. Aqui em Ile des Soeurs, todas as árvores já germinaram, menos o tão esperado Maple (ou Érable), a árvore da folha da bandeira do Canadá...


Bem, a grande verdade é que todo mundo parece que sai da toca na primavera. O centro da cidade fica cheio de gente, todas as ruas também se enchem e realmente não dá vontade de ficar em casa. E tem muita coisa mesmo para fazer, pois tudo o que parecia não existir, pois estava coberto de neve, agora aparece e está a disposição: quadras de tênis públicas, piscinas públicas, parques, ciclovias, pistas de corrida, bosques, enfim, um prato cheio pra quem gosta de ficar na rua.
Aqui na Ilha, a 5 minutos a pé, tem várias trilhas que beiram o lago e a gente pode ficar sentado à beira para pensar, ver a paisagem, orar, ler um livro, etc. E também dá pra visitar os amigos, passear e o principal: o frio não incomoda mais. Porém, dizem que o calor aqui é de matar. Tem um período de calor de 1 ou 2 semanas, chamado "Canicule", que vem em Julho, que é terrível. No ano passado, 106 pessoas, com problemas cardíacos ou propensas, morreram literalmente de calor aqui em Montréal, de acordo com a RAMQ, por terem agravado seu quadro de doença. Mas tendo cuidado com a desidratação e os horários de sol, dá pra curtir legal.
Vamos aproveitar! E seguir com passos firmes de quem sabe onde quer chegar...

Abração e a Paz