terça-feira, 10 de maio de 2011

6 Meses de Canadá... Hora de Fazer as Contas

Olá, Pessoal

Depois de 6 meses de Canadá, vejam abaixo onde tem ido o nosso rico dinheirinho. Isso pode ajudar alguns a fazer o planejamento financeiro para o Canadá. Lembrando, nossa família tem 4 pessoas e estou colocando aqui somente o dinheiro que gastamos no Canadá. Os valores são a média dos últimos 6 meses, em CAD$. Não estou incluindo os gastos que considero de logística e adaptação ao Canadá, como cursos, móveis, etc. que ainda ocorrem, mesmo no sexto mês. Pretendo fazer um post específico sobre isso. Lembro que moramos em Montréal, QC:

- Aluguel de apartamento 2 quartos, 1 banheiro e 1/2: 1,090 por mês

- Rancho (supermercado, açougue, padaria, etc): 500 por mês

- Passe de Ônibus Mensal 4 pessoas: 250 por mês (as crianças pagam metade. Agora na primavera, dei bicicleta para eles e comprei apenas 10 passes para o mês. Estou testando)

- Combustível do Carro: 250 por mês. Nosso carro consome bastante combustível, mas nós não o utilizamos muito.

- Almoço das Crianças na Escola: 80 por mês (2 crianças). Eles compram fichas para trocar por comida, pois almoçam na escola, visto que o horário é das 08h50 às 03h10.

- Seguro do carro: 145 por mês. Agora, arrumei uma outra seguradora e vou pagar 68. O corretor é brasileiro e tem feito um bom trabalho. Se quiserem que eu indique, mandem e-mail para igor_schultz@hotmail.com

- Seguro da casa: é melhor ter e custa barato. 24 dólares por mês;

- Celular: 3 celulares da Bell tem dado em torno de 130 a 150 por mês. Ainda não revisei o plano para ver se estou pagando muito caro

- Dinheiro para extras: Em torno de 250 por mês para despesas não previstas

- TV a Cabo Videotron: em torno de 90 por mês. Também não revisei este valor ainda com a operadora e a família tá reclamando que quer ver a Globo (acho que só a Rogers ou Bell tem)

- Remédios: temos comprado algumas vitaminas para a Cris, que está grávida, mas eu diria que é bom considerar pelo menos uns 50 dólares por mês

- Hydro Québec: em torno de 80 dólares a cada 2 meses. Apesar do nome, é a conta de luz... Nós não pagamos nenhum appliance neste apartamento. Alguns aluguéis costumam cobrar água, água quente e chauffage (aquecimento). Tem que se ligar nisso.

- Eventos Culturais: sempre tem que deixar uma graninha e aqui tem um monte de eventos. Diria que pelo menos uns 50 por mês

- Skype para falar com o Brasil: dependendo, chega a dar 10 a 15 dólares por mês. Porém, existem outros planos onde se pode falar mais em conta.

Total Mensal das despesas acima: 2,984. Aproximadamente 3,000. Vejam: quando eu estava no Brasil, eu havia recebido um exemplo de orçamento de um colega meu para me planejar para os primeiros meses e o valor havia dado exatamente 3,000 também. O que eu fiz foi pegar o dinheiro que eu tinha, converter pela cotação do Banco Central e obter o valor em dólar. Então, eu dividia por 3,000 para saber quantos meses eu iria durar no Canadá, caso ficasse sem trabalho. Graças a Deus, não precisei disso, mas o planejamento é essencial e funciona!

Então, é isso. Isso é o que temos gasto por mês até agora. Por enquanto, tá tudo indo bem. Continuamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz

5 comentários:

Ju Chemim Tambosi disse...

oi Família amiga,
Nossa, como passou rápido estes 6 meses...
Mto bom post... estamos nos preparando e fazendo as mesmas contas p/ ir sem stress.
BJS

Paola Tavares Silva Wortman disse...

excelente post, Igor!
beijos e nos vemos ai em montreal em agosto! vou levar a agua ... nao esqueci nao.

mfranzin disse...

Olá Igor e familia, mandei um email pra vc, sou de Vitoria ES. LEIA POR FAVOR!
obrigado.

mfranzin disse...

Olá sou Michelli Franzin, estava fazendo buscar sobre o canadà e encontrei o seu blog te enviei um email da uma olhada, obrigado.

... disse...

Um casal sem filhos, você acha que por mês daria uns 1500 ou 2000???

Obrigada