sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Primeiras Novidades do Novo Processo Federal

Allo, Povo de Deus!

Saiu hoje no site do CIC as primeiras notícias sobre as alteraçoes que entrarao em vigor à partir do ano que vem na categoria Skilled Worker do processo federal de imigraçao. Vamos à elas:
  • O idioma será o fator mais importante no processo de imigraçao. Assim, a quantidade de pontos mínimos para a fluência será aumentada na tabelinha;
  • Os imigrantes jovens passarao a ter mais vantagem, visto que poderao ficar mais tempo trabalhando. Hoje a pontuaçao máxima no quesito idade vai até 49 anos. Deve baixar;
  • Se você já trabalhou no Canadá, isso passará a valer mais do que simplesmente já ter estudado aqui;
  • Aumento de pontos para a fluência no idioma do cônjuge ou sua experiência de trabalho canadense.
  • Outra coisa que está sendo proposta é a verificaçao da obtençao da equivalência do diploma antes da imigraçao. Hoje em dia, este processo começa somente depois que o imigrante chega aqui.
Veja a íntegra da reportagem neste link.

Bem, a gente pode ver as coisas pelo lado bom ou ruim. Em uma primeira análise, o CIC está fechando devagarinho as portas, pelo que parece. Porém, do lado de cá, a gente percebe que muita gente chega realmente despreparada, principalmente os imigrantes asiáticos e africanos, mas também muitos brasileiros. Por exemplo, a questao da equivalência pode ser um processo de 1 a 2 anos no caso dos engenheiros, e até 3 anos no caso dos enfermeiros, ou ser simples como uma reuniao no CIC, no caso de profissoes nao regulamentadas. A vantagem é que esta espera passaria a ser feita na segurança do país de origem e a pessoa viria mais preparada e conhecendo o mercado de trabalho. Hoje acontece o contrario e muitos sao pegos de surpresa quando chegam e "descobrem" que tem que estudar mais um ou dois anos para ter o direito de trabalhar.

Além disso, sera necessario estudar muito o idioma (inglês, francês) e se apressar por causa da idade. Mas tudo isso ajudara na hora de estar aqui pois a adaptaçao sera mais facil!

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar.

Abraçao e a Paz
Igor Schultz

Nenhum comentário: