domingo, 23 de setembro de 2012

Oratório Saint Joseph - Mont Royal

Oi, Oi, Gente Querida!

Neste final de semana, perdemos todas as missas do sábado e do domingo, por causa da Maratona de Montréal e também por causa de um evento Portes-Ouvertes que o Matheus tinha no colégio no sábado. Assim, a última missa que sobrou foi a de 19:30 no Oratório Saint Joseph. Chegamos lá pouco antes das 19h e pudemos passear um pouco na basílica, que é gigantesca, e nunca tínhamos tido a chance de fazê-lo. Pudemos ver as estaçoes da via-sacra, cujas personagens sao em tamanho natural, e também as grandes estátuas dos apóstolos. A de Sao Pedro parece ter duas cabeças, mas na verdade eles colocaram Sao Paulo por detrás dele, indicando que ele também é de certa forma apóstolo. Vimos também o órgao gigantesco, que foi inclusive reformado este ano. Tudo sensacional e imenso!

O Oratório é um templo católico que fica cravado na costa oeste do Mont-Royal aqui em Montréal. Ele pode ser visto de muitos pontos da cidade. Especialmente nesta tarde, o sol estava batendo em sua fachada, e deu para tirar muitas fotos bonitas. De cima do oratório, a vista da parte oeste da cidade e do aeroporto, é muito gratificante.

Um pouco de história
O Oratório Saint Joseph é na verdade o maior santuário do mundo devoto à Sao José (o pai terrestre de Jesus). Ele foi construído graças aos esforços de Frére André. Nascido Alfred Bessete em 1845, perdeu seus dois pais quando ainda era criança, tendo que trabalhar logo cedo para ganhar a vida. Acabou se tornando mestre em construçao e entrou para o noviciado Sainte-Croix em 1870, onde trabalhou em tarefas humildes e servis. Logo se destacou pela capacidade e desejo imenso de acolher as pessoas, que foi refletido na obra dedicada à Sao José. A primeira capela eregida em 1904 se tornou pequena para o afluxo de fiéis, logo demandando um local maior. Foi entao construída uma cripta para as celebraçoes, em 1917, e mais tarde, concluída a basílica, em 1936. Frére André veio a falecer logo em seguida em 1937, e foi declarado santo em 2010. No interior do Oratório existe um museu onde está a tumba do santo e seu coraçao exposto, além de muitas outras peças e objetos pessoais. Hoje, o oratório é mantido pela Pastoral do Oratório, organizada pela Ordem de la Saint-Croix.

Bem, voltando à nossa visita, tive a oportunidade de fazer uma boa confissao antes da missa, pois alguns sacerdotes estavam disponíveis para aconselhamento e confissoes. Depois, começamos a participar da missa na cripta (infelizmente, nao teve missa na basílica neste dia), que foi muito emocionante, pois era a missa em intençao da entrada em aula dos alunos de Montréal. Igreja cheia! Coisa rara aqui em Montréal... No momento de rezar o pai-nosso, o padre chamou todos os estudantes para rezarem em torno do altar, e ficou com eles até o momento do abraço da Paz. Foi muito emocionante!

E assim, terminamos nossa visita, aproveitando nosso fim de semana de turistas. E vamos seguindo com passos firmes, sempre cheios de amor ao nosso Pai do Céu, de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz
 

Nenhum comentário: