quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Documentos Enviados para o Canadá

Como a Cris já disse, retomei minha vida de caixeiro viajante, por uma graninha um pouco melhor e também pelos desafios que o trabalho de consultor me proporciona. Agora, estou em um hotel em Porto Alegre, ouvindo a 680 news de Toronto pela Internet (http://www.680news.com/), para treinar o inglês, e resolvi escrever sobre a documentação que foi enviada, o que pode esclarecer muitas dúvidas para os novos aplicantes após 27 Feb 08 e também para receber comentários que podem nos ser esclarecedores. Vamos lá:

De acordo com o manual de imigração pela categoria Skilled Worker (EG7), que pode ser acessado através de http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/guides/EG7TOC.asp, a documentação a ser enviada é a seguinte:

1. Os formulários preenchidos, que são:

- Application for Permanent Residence Form: formulário principal de aplicação, contém os dados do principal aplicante e de todos os dependentes que irão com o principal aplicante para o Canadá. Deve ser preenchido somente pelo principal aplicante. Este formulário possui campos para o envio de fotos, mas conforme o manual, não devem ser enviadas fotos. Posteriormente, o consulado irá enviar instruções sobre o que fazer com isso.
- Schedule 1 - Background Declaration Form: contém informações sobre o estudo e trabalho. Deve ser preenchido pelo principal aplicante e pela sua esposa (o) ou parceira (o) com quem vive legalmente. Este formulário é um saco de ser preenchido;
- Schedule 3 - Economic Classes: contém informações que provavelmente serão utilizadas para qualificar a sua pontuação. Deve ser preenchido somente pelo principal aplicante;
- Additional Family Information Form: contém dados sobre os familiares diretos (cônjuge, filhos) e sobre os irmãos. Deve ser preenchido pelo principal aplicante e pelo cônjuge ou parceiro (a) legal.

Portanto, são 4 formulários se você é solteiro(a) ou 6 formulários se você é casado(a). De acordo com o manual, todos os formulários devem ser assinados. Porém, somente o formulário Schedule 1 possui campo para assinatura. Nós assinamos todas as páginas no rodapé, colocamos data e reconhecemos firma das assinaturas (conforme também está escrito no manual). Saiu uma grana violenta.

2. Uma cópia da Bio-Page do passaporte.

A Bio-Page do passaporte é uma página que inclui o número do passaporte e a data de validade (expiration date). Xerocamos estas duas páginas, autenticamos, conforme indicado pelo manual, e enfiamos no envelope.

3. Duas etiquetas de endereço, uma no seu idioma e outra em inglês.

Imprimimos nosso endereço em duas etiquetas adesivas e enviamos para eles. Minha esposa é especialista no assunto, por conta de sua profissão. Como nosso idioma se escreve igual ao deles - ou seja, não falamos por ideogramas, como os chineses, hindus, gregos, russos, árabes, etc - as duas etiquetas foram exatamente iguais.

4 - O pagamento.

Essa é que é a questão principal. Seguimos o que está escrito: liguei para o Consulado do Canadá no Brasil (11) 5509-4343, falei com a secretária eletrônica e escolhi a opção de ouvir os valores das taxas. Eles não informam quanto vale o CAN$, mas sim, o próprio valor das taxas, e dizem que isso muda toda hora. Anotei os valores para a nossa categoria, depositamos o valor no caixa do HSBC, pegamos o comprovante de depósito, xerocamos e enviamos o original junto com a documentação.

Nada mais... O manual diz bem claro que é para enviar somente isso, para a Categoria 1 - onde nós caímos - trabalhadores qualificados cuja categoria está na lista de categorias aprovadas pelo Ministério de Imigração do Canadá. A documentação foi encaminhada via correio para o endereço do Manual:

Citizenship & Immigration Canada
Federal Skilled Worker
Centralized Intake Unit PO BOX 7500 Sydney, NS B1P 0A9
Canada


Agora, é a espera... E ontem ainda recebemos a notícia de um colega nosso do Grupo de Discussão que foi reprovado pelo consulado. Que medo!

Abraços a todos e a Paz
Igor Schultz

2 comentários:

Sara e Vitor disse...

Oi Igor, tudo bem?

Obrigado pelo comentário! Fico feliz em saber que o post te ajudou de alguma forma. :)

Concordo com você quando você diz "estão querendo acelerar o processo, despachando de antemão aqueles que não têm mesmo condições antes que enviem a documentação." O que me parece é isso mesmo, bem colocado.

Gostei muito de suas explicações nesse post, simples e claras! Parabéns! A documentação é essa mesmo que você enviou. Não se preocupe, vai dar tudo certo!

Qualquer coisa, é só nos escrever! :)

Abraços,

Vitor Jambo

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá Igor, tudo bem?

Ótimo esse post que vc colocou, muita gente quer saber, exatamente, o que tem que preencher, o que tem que enviar e, principalmente como pagar... Parabéns!!!

Boa sorte!!!!

Abraço,

Rosi