domingo, 18 de janeiro de 2009

Pagamento das Taxas de Imigração

Gente, pensei que o pagamento das taxas seria a parte mais fácil de todo o processo. Quando o Igor começou a preencher os formulários (4 para aplicante principal e 2 para aplicante secundário) achei tudo muito chato. Era um monte de detalhes a preencher. Achei que isso seria o que teríamos de mais complicado, mas tivemos mais trabalho para pagar as primeiras taxas do que com os formulários. Vou contar tudo pra vcs:
  • Tudo começou quando, não sei porque, o Igor resolveu ligar para o Consulado do Canadá no Brasil para confirmar que o depósito de pagamento das taxas de Skilled Worker poderia ser depositado no HSBC, como divulgado no site. Nossa, a atendente foi categórica, disse que nada referente a categoria de imigração Skilled Worker deveria ser realizado através do Consulado Canadense no Brasil, mas tudo diretamente com o Consulado do Canadá em Nova Scotia;
  • Depois disso entramos pelo cano com nossos planos, que era enviar os formulários no dia 09/01, já que o que falatava era apenas o pagamento das taxas.
  • Depois disso é claro que batemos pino. Lá foi de novo o Igor ler todas as instruções dos formulários. Acabou concluindo que não tinha jeito de pagar com as controvérsias de informações. O Consulado do Canadá informava para fazer os pagamentos conforme orientado no Consulado do país de origem. Já aqui no Brasil eles diziam que não era nada com eles, apesar de estar escrito nas insturções do site que os pagamentos deveriam ser realizados através de depósito no HSBC.
  • Essa novela durou mais de 10 dias, até que o Igor, mais uma vez ligou para o Consulado no Brasil e conseguiu explicar para a atendente o que estava acontecendo. Até a atendente ficou admirida e disse: "Ah, entendi, então não tem mesmo como fazer o pagamento das taxas..." Mandou ele ligar para o Consulado no Canadá.
  • Lá foi ele ligar para o número fornecido no site, então, mais uma vez caiu do cavalo, o número fornecido não existe. Ehehhehehe
  • Pra resumir toda a novela, o Igor recebeu ajuda de muita gente (somos eternamente gratos a cada um deles). Inclusive do grupo de discussões do Yahoo (canada_immigration_brasil@yahoogroups.com ), de pois de grande polêmica, recebemos ajuda.
  • Depois de todo disque-me-disque decidimos fazer o seguinte:

Para Categoria Skilled Workers: realizamos o pagamento em dinheiro, através do HSBC: Consulado Geral do Canadá, Agência 1888, Conta: 00116-05. O comprovante de pagamento original acompanhou os formulários iniciais de solicitação de imigração. Antes de efetuar o depósito ligamos para o número de informação de taxas do consulado, que é (0xx11) 5509-4343 e através de uma mensagem eletrônica, nos foi fornecido as informações e cotações para pagamentos de todos os tipos de vistos.

Então finalmente realizamos o depósito e no mesmo dia enviamos os formulários para Nova Scotia, Canadá.
Vejam bem, ainda não sabemos se este procedimento de pagamento das taxas é realmente o correto, mas na falta de informações do Consulado do Canadá no Brasil achamos melhor seguir as orientações do Consulado Geral do Canadá.
Daremos notícias quando a confirmação do recebimento dos formulários chegarem, aí saberemos se deu certo ou não.....
Enquanto isso seguimos nossa vida, continuamos sonhando, sempre com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!!!!

Nenhum comentário: