segunda-feira, 11 de junho de 2007

Como Renovar um Passaporte

Eu falei que ia renovar os passaportes, não? Então... Aproveitei o feriado de Corpus Christi (na quinta foi feriado: dia de louvar a Deus... não fazer mais nada). Mas na sexta, emendei e passei a manhã na fila da Polícia Federal com a Cristina e as crianças. Típico PDI (Programa De Índio). Mas as crianças já se enturmaram com uma outra gurizada e brincaram de esconde-esconde. A Cris ficou lendo o livro sobre Santiago de Compostela, para onde ela ainda vai um dia, e eu fiquei guardando o lugar na fila, conversando com uma turma de gente. Com a baixa do dólar (1,96 hoje), todo mundo quer viajar, né?

Mas então... passaportes prontos, tudo certo, agora, é só esperar e torcer para sermos chamados pelos misericordiosos empregadores do Canadá e então entrar com o processo no Federal Skilled Worker.

Para fazer um passaporte é bastante simples. Não fosse a fila de 3 horas que enfrentamos, eu diria que não deixamos NADA a dever para os países de primeiro mundo. Toda a documentação necessária está listada no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br) e tudo o que você precisa pode ser feito pela Internet. Só precisa aparecer lá para dar a entrada na documentação mesmo.

Bem, vamos então aos procedimentos: hoje em dia, não existe mais a "Renovação" do passaporte. Toda vez que você precisar renovar, terá que fazer um novo. O procedimento é o seguinte:
  • Acessar o site da Polícia Federal e conferir a documentação necessária. Ela é composta por RG, CPF, Certidão de Casamento (para os casados), Certificado de Reservista e Título de Eleitor com a comprovação de quitação das obrigações eleitorais (por exemplo, os comprovantes de votação da última eleição. No caso de você não os possuir, você pode emitir uma declaração do TRE comprovando tudo isso em http://www.tre-pr.gov.br/internet2/tre/estatico/index.jsp?url=/servicos_tse/certidaoquitacao, mas não sei se isso é privilégio dos paranaenses ou tem também nos outros TREs. Só sei que se tiver que solicitar no próprio TRE deve ser um rolo...).
  • Para as crianças que ainda não têm documentos, levar certidões de nascimento.
  • Emitir no site da Polícia Federal a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar (pode ser pela internet, no site do banco. Sai um boleto da GRU).
  • Preencher a solicitação de cadastro. Quando você manda imprimir, o site da Polícia Federal gera um PDF muito bonitinho com aquele formulário amarelo que a gente comprava em papelaria antigamente. Tudo já preenchido.
  • Caso você tenha passaportes anteriores, deve levá-los também, pois eles precisam ser substituídos pelos novos. Se você tiver visto ainda em vigor, eles vão te retornar o passaporte anterior, para você andar sempre com os dois, por causa do visto.
  • Toda a documentação tem que ser ORIGINAL. Nada de xerox
  • Apresente-se na Delegacia da Polícia Federal. Em Curitiba, ela fica na R Dr. Faivre, entre a 7 de setembro e a Visconde de Guarapuava. O horário é das 09 às 11. Mas é bom chegar às 7 da manhã para ser atendido antes, pois a fila é grande. No feriado, chegamos 09h30 e fomos atendidos ao meio dia e meia. Ás 11h, eles recolhem todas as identidades, de modo que quem estiver na fila, será atendido. Quem não estiver, só no dia seguinte.
  • Então, você chega no balcão (só tinha 2 caras atendendo!!!) e a sua documentação é conferida superficialmente. Você ganha uma senha para cada pessoa de sua família. Depois de mais 1h, a sua senha é chamada. Se você perder a chamada, pode voltar no outro dia. Teve uma senhora que resolveu ir almoçar e teve que voltar depois, pois perdeu a senha.
  • Quando sua senha é chamada, eles conferem toda a documentação, cancelam os passaportes anteriores, te devolvem tudo e ficam com os comprovantes de pagamento (GRU) e a ficha de cadastramento.
  • Nós entramos com a documentação na sexta-feira (0806) e na segunda-feira (11/06) já estávamos com os passaportes na mão. Para retirar, não tem fila e é bem rapidinho. Leve documento de identidade de TODOS da família. Para retirar o passaporte dos filhos, ambos os pais devem estar juntos. O passaporte só é entregue para a pessoa TITULAR, independente de idade. Mesmo que você seja pai, mãe, tutor, etc, eles não entregam. Só com autorização judicial. Portanto, leve as crianças para pegar o passaporte também.

Então... Agora, com os passaportes renovados por mais 5 anos para todos, vamos torcer para que tudo dê certo!!!

Nenhum comentário: