sábado, 4 de junho de 2011

Vamos Limpar a Ilha!

Há algumas semanas atrás, com a chegada da primavera, parece que toda a cidade começa a mudar completamente! A natureza começa a renascer, os animais aparecem, as pessoas saem para as ruas, todos sorriem, estão animados! É sensacional! Então, inspirados no clima, uma associação de escoteiros aqui em Ile des Soeurs e Verdun (onde moramos) promoveu um mutirão de limpeza, onde vários jovens e seus pais passaram a manhã de um sábado limpando várias áreas da ilha. Os ecológicos Matheus e Igor, obviamente, foram participar, ehehehe.... Foi também a oportunidade de passar um tempo de pai e filho!
Quando chegamos (bem atrasados) ao Centre Elgar, ganhamos camiseta do evento e o direito a um almoço. Então, não sabíamos o que fazer. A organizadora do evento falou: "podem entrar no grupo verde!". Então, fomos todos juntos para o grupo verde, que entrou em um ônibus e saiu pela ilha. Pensei que iríamos longe, mas no final acabamos limpando a orla norte da ilha (o lado da ilha onde é possível ver a Ilha de Montréal e Verdun). Outras 3 ou 4 equipes foram para outros pontos da ilha onde normalmente não há coleta de lixo (bosques, beira do rio, etc) Recebemos sacos de lixo transparentes para o reciclável e pretos para o lixo orgânico e cada um saía para um lado, catando tudo o que visse pela frente... A gente encheu vários sacos e ia deixando-os pelo caminho, de modo que um caminhão da coleta de lixo passasse para pegar no período da tarde.
No outro dia, saiu no jornal local a foto da turma trabalhando. Foi realmente uma experiência muito legal, que mostra que a organização local, como é feito aqui, funciona. A vida é muito concentrada na região. Cada região possui seu próprio centro comercial (melhor ou pior, mas possui), possui seu jornal local, que é muito divulgado, serviços, bancos, etc. Então, dá a impressão que o povo de cada "arrondissement" (municipalidade ou regional municipal) se organiza e se sente responsável pelo seu local.
E ficamos impressionados com a quantidade de coisas que catamos... O lugar não é tão limpo quanto parece, mas uma limpeza dessas por ano é suficiente, eheheh. Achamos um cone enorme de trânsito dentro d'água que fez o maior sucesso...
Então, é isso... vamos seguindo com passos firmes sobre terras limpas, de quem sabe onde quer chegar!
Abração e a Paz

Nenhum comentário: