quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cuidados Médicos para Recém-Nascidos

Olá, Pessoal!
Estou aproveitando que o Thiago está dormindo bastante (agora já são quase 4h de sono direto) e sobra tempo para atualizar o blog. Mas vamos falar baixinho porque senão ele acorda...
O papo agora é sobre como está o nosso atendimento médico aqui, depois que o Thiago nasceu. Para os recém-nascidos, temos sido muito bem atendidos no CLSC (Centre Local de Services Communautaires) aqui em Verdun. Os CLSC são como centros de saúde, mas muito mais amplos do que os centros de saúde do Brasil. Aqui a criança recebe as vacinas, é pesada periodicamente e podemos marcar consultas com enfermeiras a hora que quisermos. Porém, com um atendimento bem diferente. A gente tem que se acostumar. Uma das primeiras diferenças é que, para os recém-nascidos, sempre o primeiro ponto de atendimento é a Clínica de Aleitamento. Lá eles verificam primeiro se o problema com o bebê é referente à amamentação, posição na mamada, etc. Depois, se o assunto for mais grave, eles fazem o encaminhamento para um especialista em um hospital, normalmente o hospital onde o bebê nasceu, pois lá mamãe e bebê já têm ficha.
Como regra geral, todo mundo aqui tenta fazer com que o bebê mame no peito e sempre há uma solução "natural" para tudo... Às vezes, temos um pouco de saudades da medicina "sintomática" que tinhamos no Brasil, onde os sintomas eram aliviados rapidamente... nós nos tratavamos também com a homeopatia, mas apesar de muitas alternativas naturais para os problemas que temos apresentado aos médicos e enfermeiras, a homeopatia não é reconhecida como especialidade médica no Canadá. Então, é como se fosse uma "terapia alternativa"... Enfim. No entanto, muitas farmácias, como Jean Coutu, fazem remédios homeopáticos e surpreendentemente, alguns até estão sendo comercializados por grandes grupos farmacêuticos.
Estamos também fazendo consulta com uma clínica semi-privada, chamada Tiny-Tots. O atendimento é bom também e é fácil de marcar consultas de um dia para o outro. Porém, sempre temos de deixar uma "contribuição" de $10,00. Estou ainda avaliando sobre a qualidade deste atendimento, mas aparentemente está indo bem.
Bem... Quando o Thiago acorda para a mamada das 4h45 da manhã com essa carinha, a gente acha que tá indo tudo bem, né? Vamos seguindo com passos saudáveis e firmes, de quem sabe onde quer chegar!!!
Abração e a Paz

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que bebê mais fofo. Meus parabéns.

E a vida segue...

maisumageracao disse...

Parabéns pelo lindo bebe!!! Ele parece bem saudável ;)
Abs,
Neila

Ju Chemim Tambosi disse...

Amigos,
Ta lindo o Thiago!
Que chegue logo dezembro para que a gente possa conhece-lo pessoalmente!
Bjs

Janete disse...

OI, Igor e Cris!

O Thiago está lindo!
Espero ter a oportunidade de vê-los quando vierem em dezembro.
Um grande abraço para toda a família.