domingo, 28 de agosto de 2011

Québec Está Selecionando Errado os Imigrantes...

Oie, Galera!

Essa que está aí ao lado é a Mme. Kathleen Weil. Ela é a ministra de imigração do Québec e está passando por um grande dilema nesses dias: O governo do Québec está realizando pesquisas sobre as demandas de imigração para o período 2012-2015, onde esperam receber 50 mil imigrantes por ano. O problema é que nos últimos anos, este processo de imigração tem errado feio nas demandas de profissão, de acordo com as empresas québecóis. De acordo com as pesquisas, somente 9% dos imigrantes deste período realmente vieram para áreas de demanda de trabalho no Québec. Ou seja: a Belle Province está errando feio na seleção dos imigrantes. Não basta somente trazer gente com alta qualificação acadêmica, mas de preferência selecionar pessoas que possuem experiência de trabalho nas áreas de demanda da província. Existe por exemplo uma empresa aqui da região chamada Ubisoft que não consegue encontrar desenvolvedores experientes para seus jogos eletrônicos.
O que tenho percebido pessoalmente aqui em Montréal é realmente bastante dificuldade dos nossos colegas brasileiros em arrumar trabalho. Alguns exemplos que podem ser considerados: advogados, que precisam refazer a faculdade para poder trabalhar na área; profissionais de saúde, para os quais as ordens profissionais muitas vezes dificultam o reconhecimento dos diplomas recebidos no exterior, e muitas outras famílias que estão chegando e acabam vivendo muito tempo a mercê dos benefícios do governo do Québec. Assim, espero realmente que o processo de imigração do Québec seja realmente mais seletivo, não no intuito de discriminar as pessoas, mas de trazer as pessoas que realmente terão melhores chances de sucesso face às demandas de profissões da província. Pois como costumamos dizer, imigrar não é realmente para qualquer um e as dificuldades precisam ser minimizadas de todos os lados - do nosso, dos imigrantes, e também do governo, selecionando corretamente as famílias candidatas.
Então, para aqueles que estão vindo para o Québec, recomendo novamente: PRUDÊNCIA e PLANEJAMENTO são essenciais para a imigração. Mesmo que você já tenha sido selecionado, verifique como está a situação de sua área profissional aqui na província. Utilize ferramentas da Internet como Monster, Jobboom, Workopolis, LinkedIn, e os grupos de discussão. Faça relacionamentos com outras pessoas de sua área de atuação que já moram aqui e podem dar uma idéia... Isso pode ser trabalhoso, mas reduz a quantidade de dúvidas na última hora ou mesmo depois de já se ter imigrado.
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!
Abração e a Paz
Igor Schultz

4 comentários:

É Nóis no Canadá disse...

Oi Igor...
Ótimo post, obrigada pelas dicas e conselhos!
Sds
bj

Lu e Mar disse...

Olá Igor !

Muito obrigado pela informação.
Realmente de grande valia acrescido de sua própria experiência.

Abraços

Marcelo e Lu

Adwords disse...

Cara, muito interessante essa matéria. Poderia me responder se a área de desenvolvimento web e marketing digital é um mercado em potencial?

A paz para ti e sua família

Daniel Cunha disse...

Essa e outras matérias só me leva a acreditar mais uma vez o que o cerco está fechando e que muito em breve o processo por quebec também mudará.

Espero já ter submetido o meu antes dessa mudança.

Nosso perfil

Eu(Daniel Cunha) TI, 34 anos, 16 anos de profissão
Minha esposa(Daniela Cunha), Professora(mas não pretende exercer), 32 anos
Nossos 2 filhos Matheus Cunha e Thiago Cunha de 8 e 3 anos

Abraço
DOsCunha