segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Maratona de Montréal

Oie, Pessoal!!!

Finalmente, chegou o dia! Em 25 de Setembro último, às 08h30 da manhã, pontualmente, foi a largada da gloriosa Maratona Oasis de Montréal (Oasis é o nome do suco que patrocina a maratona, ehehe). O dia estava nublado e um pouco frio, o que aumentou a confiança dos mais de 24 mil participantes que correram nas categorias disponíveis: Maratona, Meia-Maratona, 10km, 5km, e 1km infantil. Bem, vamos ao que interessa. Largamos para a maratona sobre a pont Jacques-Cartier, um dos cartões postais de Montréal, e descemos ao Parque Jean Drapeau. Eu larguei o cronômetro e ele imediatamente parou, dizendo: "Treino Completo"... bem, tive de reprogramar o relógio enquanto corria o primeiro quilômetro, ehehe... Ainda bem que foi praticamente todo em descida. Então, entramos no circuito Giles-Vilenneuve, onde acontece o GP de Montréal, e demos uma volta completa. Em tudo o que era curva havia bandas de música com os instrumentos mais malucos possíveis.... O abastecimento era a cada 3km. Quando saímos do circuito e pegamos a Pont Concordia para o velho porto já estávamos com 10km (aprox. 48 min). Achei que estava muito rápido e diminuí um pouco. Então, passamos o porto com 15km (aprox. 1h13min) e fui diminuindo, pois estava realmente muito rápido... Veio a primeira subida dentro do velho porto para pegarmos a Rue Notre-Dame e descer para a Papineau, embaixo da Pont Jacques-Cartier... 21km, 1h47min... muito rápido realmente... não sei o que estava acontecendo e fiquei com medo de ficar sem gasolina... Em todos os lugares, realmente todos, havia gente berrando, torcendo, e muita música!!! Tomei o gel e segui adiante até 27km, quando começou o subidão para o Parc de La Fontaine... daí, acabou a gasolina... fui caminhando até o próximo posto de água. Passou o coelho de 3h30min... Pouco mais tarde, depois dos 30km passou o coelho de 4h00min... e a partir daí a maratona foi uma sucessão de corridas de 3 a 5km e algumas caminhadas nos pontos de água. Mas mesmo assim, foi sensacional. O sol abriu perto das 11h da manhã e tornou a prova ainda mais difícil, mas mais bonita.
Quando estávamos chegando no final e deu pra ver a torre do estádio olímpico, foi muito legal e a vontade de chegar aumentou ainda mais! Porém, a gasolina realmente era pouca e fui bem devagarinho no final... Cheguei em 4h10 min, com pace de pouco mais de 6 min/km. A lição foi: na próxima vez, ficarei no coelho de 3h30, ehehe. Ele me passou com 27km, isso quer dizer que se eu tivesse ficado nele desde o início teria um pouco mais de gasolina para o final... No final da prova, as pessoas iam caindo pelo chão. Fiquei impressionado com a quantidade de gente que parava.... e policiais e ambulâncias pra tudo quanto é lado... Depois, fiquei sabendo que foi uma das provas mais quentes e úmidas da história, e que, infelizmente, um corredor da meia-maratona veio a falecer na chegada...
Depois da chegada, as pernas não obedeciam mais, ehehe.... sentei um pouco para descansar e fui fazer o alongamento... Tudo  tranquilo. Ter chegado até o final foi realmente uma vitória e tanto!!!
Graças principalmente à minha família, que segurou as pontas este ano, enquanto eu treinava e me deram força, mesmo quando tudo era difícil..... Cuidaram do bebê, e tudo mais com muita paciência, para que eu pudesse realizar mais este sonho: obrigado, Cris, Matheus, Thabata, Thiago e Gregório!!!!...
Graças ao pessoal da Trainer Assessoria de Curitiba, que me ensinaram a correr e amar este esporte maravilhoso (Tchê, João, Samir, Glacymar e Cia Ltda, obrigado!).
E é claro, tenho que agradecer ao Papai do Céu!!! Pois ele me deu as pernas para correr, a endorfina para querer correr ainda mais, deu os sonhos e a vontade de realizá-los!!! Mas principalmente, me ensinou que mesmo todas as maratonas do mundo não são nada comparadas a um momento em Sua maravilhosa presença... Amém!!!
Sonho realizado, vamos para o próximo!
Abração e a Paz
Igor Schultz

6 comentários:

Liana disse...

Que legal!!! Parabéns!!! É, de pra ver que você estavabem a vontade com a velocidade e isso pesou depois! Mas o que importa é ter vencido o desafio! Nunca vou esquecer meus primeiros 5 k, imagine uma maratona como deve ser! E a minha primeira acredito que va ser ai nas terras do norte tb! Abraço!

Anônimo disse...

Parabéns pela prova! Corri essa maratona no ano passado e também percebi que é uma prova rápida nos primeiros 21k e depois o grau de dificuldade muda. E ainda no ano passado a organização errou a largada da meia, perdemos entre 3 a 5 min para conseguir passar a muvuca mais de 1 min mais lenta. Mas o que vale é a organização dela mesmo, eu tb adorei! Quem sabe ano que vem me animo e corro de novo!
Keep running,
Roberta Tortato
:)

André Previti e familia disse...

Parabens Igor !

Voce é uma pessoa extremamente determinada !
Correr uma maratona é um desafio muito grande , e voce , venceu !
Voce correu essa maratona , com passos firmes de quem sabe onde quer chegar , e chegou !
Não esqueci minha divida com voce , continuo a sua disposição para o que precisar .
Um grande abraço !

MP e Vivi disse...

Parabéns Igor e família Schultz, seja bem-vindo ao grupo de maratonistas. Pela sua descrição, dá pra perceber que foi pura superação, desde os primeiros passos no treino, culminando com chave de ouro, uma prova com percurso duro, em sobe e desce e muito calor e humidade. Parabéns mesmo e assimile bem os ensinamentos de respeitar o ritmo no início da prova, hehehe.
Parabéns pelo bebê, papai e mamãe.
Realmente não sabia que estavam no Canadá. Desejo-lhes muito sucesso e que DEUS esteja iluminando seus passos e preenchendo com amor e bençãos diárias, os seus corações, sempre unidos. Abraços, MP

Anônimo disse...

Igor parabéns pela conquista! Deve ter siso incrível terminar esta maratona!
Abs.,
Neila

Juliana, Angelo e Miguelzinho disse...

Parabéns Igor,
Ficamos muito felizes por mais esta realização!!!! Que Deus continue abençoando vocês e que vocês consigam atingir objetivos cada vez maiores, vocês merecem....
Um Grande abraço