sexta-feira, 6 de julho de 2012

Primeira Viagem aos Estados Unidos

Olá, Povo de Deus

É com grande alegria que comunicamos que estivemos na terra do Tio Sam pela primeira vez depois que chegamos ao Canadá. No último final de semana, fomos à Boston, Massachussets, para efetuar o saque do FGTS, e aproveitamos para conhecer um pouco desta cidade. É uma viagem longa, que leva de 5 à 7 horas de carro, dependendo das paradas e do itinerário, mas as estradas americanas sao realmente boas e podemos dirigir muito tranquilamente a viagem inteira sem problemas.

Primeiramente, vamos falar da novela de atravessar a fronteira: daqui de casa até a fronteira dá um pouco mais de meia-hora de carro. Chegamos todos felizes e contentes na fronteira e depois de uns 10 minutos em uma fila de carros, fomos recebidos em uma espécie de pedágio (veja a foto). E uma tia que parecia o Schwarzenneger versao feminina perguntou:
- Passaportes!
- Aqui estao.
- Quantos estao no carro?
- 5 pessoas
- Vao aonde?
- Boston, MA
- Abre o vidro de trás
- Ok
Entao, ela viu os nossos vistos americanos, passou os passaportes em um scanner, ficou com eles, e mandou a gente ir pra vistoria. Chegando lá, nos pediram a chave do carro e mandaram entrar em uma casinha onde havia um monte de gente esperando para ser vistoriado e um monte de caras vestidos de policial trabalhando atrás dos balcoes. Esperamos mais ou menos uns 25 minutos e uma outra menina veio chamando:
- Os brasileiros! Cadê os brasileiros!
- Estamos aqui!
Entao, ela estendeu a mao indicando que era para a gente colocar a mao sobre um scanner para eles obterem nossas impressoes digitais. Ela nao podia falar pois estava tomando um sorvete. Daí, ela carimbou nossos passaportes e grampeou o documento CBP I-94 A, de entrada nos EUA (que deve ser devolvido ao oficial canadense na saída do país) e nos devolveu. Ganhamos um papelzinho escrito "Cleared" e caímos fora. Pegamos nossa chave e seguimos pela estrada.
Depois de nossa recepçao simpática, entramos no estado de Nova York e logo nos deparamos com as maravilhosas estradas americanas, mas nosso GPS nos mandou pegar uma quebrada à esquerda para o estado de Vermont, onde passamos 1h e meia dirigindo à 70/80 km/h ou 40/55 MPH, coisa que a gente tem que se acostumar a converter, pois todas as placas sao em milhas por hora. Ah! E o GPS começou a indicar a velocidade máxima em cada trecho da viagem. Certinho... Esta passagem por Vermont foi muito legal, pois conhecemos o Lake Champlain. Um local muito bonito e cheio de barcos no lago por todos os lados. A paisagem lembrava muito os filmes americanos que a gente via quando pequenos. Passamos por muitas cidades que eram só algumas casinhas na beira da estrada. Todas as casas com bandeiras dos EUA.
 
Bem, depois deste passeio bucólico, chegamos na 89, onde passamos a maior parte da viagem e o terreno era sempre o mesmo: algumas montanhas baixas ao redor, duas a três pistas para ir e outras tantas para voltar... Entao, depois de quase 400km nesta estrada contando as placas dizendo: "Cuidado, Alce", "Cuidado, Urso", "Cuidado, Cervo", e passando pelo estado inteiro de New Hampshire, chegamos finalmente a Massachussets e pegamos a 93, que é pedagiada, mas aceitam dólares canadenses, com a proa já para a cidade de Boston. Chegamos logo e fomos acolhidos na casa de nossos amigos.

No outro dia, fizemos um tour pela cidade, que é cheia de história da pré-independência dos EUA, que é contada à partir dos prédios antigos, ruas e navios em exposiçao no porto. Almoçamos no antigo mercado do porto, que foi reformado há anos para conter muitos restaurantes onde se come de tudo. Acabamos pedindo pizza. O calor estava demais e queríamos sair dali logo. Saímos e ficamos mais uma meia-hora vendo um espetáculo de circo na rua muito legal. Depois fomos dar mais um passeio no porto, com direito a passeio de carrosel e tudo. Entao, fomos visitar os navios em exposiçao no porto. Vimos o USS Constitution, que foi um dos navios construídos após a declaraçao da independência dos EUA e que teve importantes vitórias na guerra contra o Reino Unido em 1812 pela consolidaçao da soberania americana. Depois tinha até uma fragata canadense que veio para participar da festa do 4 de julho, a independência americana. Bem, saindo do porto, fomos até Newport em Rhode Island para conhecer a praia, mas já estava bem tarde e ficamos só um pouquinho. Depois, fomos conhecer as mansoes do local e puxamos o carro pra casa.
 
No domingo, finalmente, fomos ao consulado resolver o lance do FGTS e já pegamos imediatamente o rumo de casa, onde chegamos 5h depois. Foi uma viagem bem rápida, mas já foi suficiente para deixar saudades, e conhecemos 5 estados americanos em um final de semana! Só faltam 45 agora... Tem bastante lugar bonito e é bem pertinho de casa.

E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!!

Abraçao e a Paz

7 comentários:

Pati e Temps disse...

Mês passado eu e meu marido, ainda como turistas, cruzamos a fronteira Canadá-EUA de carro, em Niagara. Também foi um pouco estressante, mas pasme: o por foi do lado canadense!!! Uma loira novinha com cara de má foi super grossa e sarcástica com a gente... O Pior é que uma bruxa dessas é o cartão de visita do Canadá, e queima o filme dos outros milhões de canadenses educados que conheci...
Começamos a achar os aeroportos tranquilos! rsrsrsrs
Mas vale a experiência, né?

Beijos,
Pati

Sandro disse...

Igor,

teu GPS tá doidão k k k k, pela foto vcs pegaram a fronteira em NY/Platsburg, mas para ir pra Boston é melhor sair pela fronteira de Vermont/Burlington.... mas acho que a paisagem do Lago Champlain deve ter compensado o caminho diferente...

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Bom demais uma viagem dessas.

E a vida segue...

Tania Vianna disse...

Muito legal a viagem d evcs. Estamos em MTL tb, em NDG, e daqui a um ano, depois das coisas se estabelecerem aqui, pois temos apenas 1 mês e pouquinho de landing, fazem uma viagem destas...
Abçsss...

Lupatinadora disse...

Podem ficar tranquilos que com o tempo vcs pegam o jeito de cruzar a fronteira! Já chega com os vidros abaixados, rádio desligado, não leva nada "suspeito" no porta-mala... E quando eles perguntam o que vão fazer não dá muito detalhe não, se não as perguntas aumentam.

Às vezes eles revistam o carro, quando estávamos com a nossa cachorrinha jogaram fora a comida dela! Isso foi quando eu "era" brasileira. Agora que entro com o passaporte português nunca mais revistaram nada...

Ah, o I-94 te permite entrar e sair dos EUA sem passar na "salinha" durante 6 meses. O melhor é não devolver na volta ao Canadá, assim da próxima vez vocês só passam no pedágio. E, se passarem os 6 meses, dá pra mandar pelo correio.

Eu 2 semanas atrás passei 1 hora na ponte de Niagara Falls pra carimbar o passaporte. Na semana seguinte demorou 1 minutos pra cruzar, pois já tinha o papelzinho. Ufa!

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber se quando atravessa a fronteira eles usam algum scanner para verificar seu passaporte? e se pegam suas digitais? eu tambem tenho passaporte portugues.
suulange

Igor Schultz disse...

Olá Suulange (post "Anônimo"):

Os nossos passaportes foram escaneados e para fazer o papelzinho branco I-94 pegam as digitais. Não creio que um passaporte português tenha um procedimento diferente. É importante verificar no site da aduana americana para ver quais países podem entrar sem visto nos EUA.

Abração e a Paz
Igor Schultz