quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pauline Marois Eleita

Bom dia, pessoal

Apenas para informação de todos, o Québec tem pela primeira vez em sua história uma primeira-ministra mulher. Pauline-Marois, do Parti Québecois, foi eleita a primeira-ministra com 54 deputados eleitos. O partido liberal, de Jean Charest, ficou em segundo, com 50 deputados, e o restante foi dividido entre a Coalision Avenir Québec (CAQ) e o Québec Solidaire (QS).

Claro que para uma província reconhecida pela luta a favor da igualdade dos sexos, a vitória de Mme. Marois foi um grande passo, e ativistas feministas estão brotando de dentro da terra em todos os cantos para parabenizar a vitória do PQ. Lendo a história de Pauline Marois, ela é cheia de sonhos e dificuldades, o que faz esta vitória ter um gosto mais especial ainda, e o povo realmente gosta muito da madame.

No entanto, o clima geral é de incerteza, pois espera-se um movimento agora em direção ao referendo de emancipação da província e ações no sentido de intensificar a "francisação" da população e preservar a cultura local. O governo federal se mostrou austero, indicando que continuará a trabalhar junto com a província buscando a estabilidade econômica. Foi o que disse Stephen Harper, nosso primeiro-ministro do Canadá, em nota parabenizando a vitória de Pauline.

Para nós, imigrantes, temos que ficar ligados com as questões referentes ao critério de aceitação dos processos, visto que em campanha Mme. Marois foi a única a se pronunciar sobre esta questão e disse que daria preferência aos imigrantes vindos de países cuja lingua mãe fosse o francês. Além disso, a questão do referendo de emancipação pode vir a trazer mudanças econômicas para a província. Lembram quando o Lula foi eleito no Brasil? Todos os empresários tinham medo, ninguém sabia direito o que iria acontecer, tinha a turma dos radicais, sem terra, etc. que tinham que ser controlados pelo governo... A sensação que temos aqui é exatamente a mesma agora: as empresas estão em mode attente, esperando o que vai pintar, muitas ameaçam se mudar para outras províncias, pois o Québec possui muita dívida e o governo canadense ajuda com a repartição dos impostos federais. Se uma emancipação ocorrer, como esse quadro ficaria, enfim... existem muitas dúvidas agora. Assim, é importante que novos imigrantes ou aplicantes à província do QC que fiquem ligados nas notícias político/econômicas locais para as usarem em suas decisões de imigração.

E vamos seguindo com passos firmes que pequistas de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz

4 comentários:

QUEBEcLEZA! disse...

Girl power!! hahaha Sair da Dilma para madame Pauline Marois. Será que vai ser melhor? hehehe

Ass: Ela.

Rafael S disse...

Pequeno detalhe, ela foi eleita com governo minoritario e nao terá como realizar metade do que pretendia. Um referendo então, nem se fale. Ela está sem poder politico para isso e sem o apoio da população (25% apenas gostariam da separação, nunca esteve tão baixo)

Thiago disse...

Olha! Nunca ninguém me disse que vocês tinham um bloguinho também! Que legal!
Um beijo pra vcs
-T

Anônimo disse...

Otimo artigo,
Moro em Vancouver mas creio que essas questoes de governo minoritario ela pode tentar uma articulacao e nao vai faltar quem a apoie. Ela saiu fortalecida do episodio, um pouquinho mas saiu. Quanto a questao do referendo, concordo que no momento nao ha base politica e popular para isso. Mas nesse aspecto tambem dependera de como eles conduzirao a campanha. Um dia isso vai acontecer, cedo ou tarde. Uma preocupacao a mais para quem esta imigrando agora. Ela foi muito clara nas entrevistas para a revista The New Yorker e para o New York Times de que vai "sacudir" o modelo de imigracao e deseja direciona-lo para os paises "francofonos"; a ver.
Abraco a todos
Gio