quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Formulários estão no Limbo

Esperar é o que mais um candidato a imigração para o Canadá faz. Porém esperar sabendo que seu formulário está na fila é totalmente positivo, mas esperar por respostas de um formulário que está no LIMBO, é bem mais angustiante. Estamos nesta fase, o Limbo, ou seja, o processo não está em canto algum, em fase nenhuma, porque simplismente ele está em local incerto e não sabido. Eheheheheh.
Resolvi escrever este post, porque tenho recebido manifestações de algumas pessoas que estão com os formulários prontos pra enviar e dar entrada no processo, mas estão parados na barreira do pagamento. Creio que há outras pessoas que estão na fase preliminar do preenchimento dos formulários e sequer sabem que vão barrar no pagamento. Por isso achei importante passar e falar nossa situação e sugerir que as pessoas que ainda não enviaram os formulários aguardem orientações mais precisas.
Vejam só. Como comentei em post anterior nosso processo será devolvido porque o pagamento das taxas foram depositadas no Brasil, o que não poderia, segundo informações do Consulado no Brasil. O mais absurdo é que no site do consulado do Canadá no Brasil ainda indica para depósito a conta que nós realizamos o pagamento. Ou seja, eles insistem em manter o erro e informar aos novos aplicantes que o depósito deve ser realizado no HSBC, conta do consulado. Até aqui não há novidades.
Nossa situação está muito complicada, porque o consulado no Brasil afirma que nossos formulários serão devolvidos (tenho minhas dúvidas), que para solicitar o reembolso das taxas devemos aguardar o retorno dos formulários com o original do comprovante de depósito. Acontece que há casos de correspondências que são enviadas ao Canadá que nunca chegaram ao seu destino. Pintou mais esta dúvida: será que nossos formulários chegarão ao destino? Não sei dizer, porque o Igor enviou os formulários através de carta registrada com prioridade, mas não foi SEDEX. Há diferença no tipo de envio da correspondência. Na forma como enviamos o rastreamento se retringe ao momento de envio e chegada da carta. Não há como os Correios localizarem entre estes 2 pontos. Já carta enviada por SEDEX prioritário, o rastreamento pode ser realizado durante todo percurso. Resumindo a opera, se o Consulado de Nova Scotia não devolver nossos formulários, ou não chegar o aviso de recebimento do correio, não saberemos onde foi parar a correspondência que enviamos, ela estará de fato no Limbo.
Não sabemos até quando devemos esperar o retorno, seja do correio ou do Consulado. Sem essa definição não podemos pedir reembolso das taxas e correr atrás de outras alternativas de pagamento. Também não quero solicitar reembolso antes de ter uma resposta definitiva da Nova Scotia. Vai que a gente pede reembolso e em seguida eles enviem uma correspondência dizendo que aceitaram nossa aplicação mesmo com a forma de pagamento realizada no Brasil? Aí sim o circo pega fogo. Não quero entrar em outra fria por não ter paciência de esperar.
Quero dar as seguintes sugestões práticas para quem está para enviar os formulários:
1 - Não enviem nada sem antes haver manifestação oficial quanto a forma de pagamento das taxas, tenham paciência;
2 - Quando forem enviar a correspondência, por favor, enviem por SEDEX registrado com prioridade.
E aí gente, o que vcs acham? Até quando devemos espera? Enviamos a correspondência no dia 16/01. Os Correios afirmam que esta correspondência levaria de 5 a 10 dias úteis para chegar ao Canadá, isso seria até dia 30/01. Calculei que o aviso de recebimento deva levar o mesmo período para retornar, então dia 13/02. Depois deste dia aí sim, não sei mais se devemos de fato continuar esperando, pois se o AR não retornar é pq a carta não chegou ao destino. Confirmando assim que os formulários estão no LIMBO dos Correios. eheheheh
É isso aí gente. Ainda que estejamos pisando em terreno nada firme, procuramos manter nosso passo firme de quem sabe onde quer chegar.....
A paz esteja com todos....

2 comentários:

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oi gente,

Que loucura está sendo isso tudo!!!!
Não pode aplicar duas vezes??? Assim daqui uns 2 ou 3 meses vcs escolhem qual processo querem continuar. Na verdade, acho que isso só pode em processos diferentes...
O jeito é esperar, talvez, até o fim do mês. Enquanto isso, a gente ora a Deus para que Ele dê força e paciência para passar com tranquilidade por esta tribulação.

Fiquem com Deus..

Rosi

O Lacombe disse...

Ola, realmente a coisa ta complicada. Eu tentaria contato por telefone, la na Nova Scotia. Nao da pra ligar pra la e saber se a correspondencia chegou? E se nao chegou, pedir pra avisarem quando chegar e dizerem que posicao eles tem sobre o assunto?
Boa sorte. Abracos, Octavio