quarta-feira, 18 de março de 2009

Incertezas - Capítulo II

Depois que decidimos estudar a possibilidade de ir para Quebec resolvemos seguir o conselho de nossos amigos. Durante a semana que passou entrei em contato com escolas de Francês que preparam brasileiros para o processo de Quebéc. Ambas foram categóricas em dizer que seria melhor eu ser aplicante principal. Em uma das escolas fui recebida por um Belga, que tem muita experiência no processo de imigração. Disse-me que por Quebéc seria muito mais simples e rápido, que teríamos muita chance, desde que eu fosse a aplicante principal, tendo em vista a idade, minha atuação em área de demanda e ainda termos dois filhos pequenos.
Para ir por Quebéc teria que parar todos os meus projetos de vida que estão em andamento(curso de inglês, pós graduação, curso de tecnologia em gestão pública, projetos de evangelização, entre outros), tudo para poder estudar Francês e atingir alta proficiência em um espaço de tempo tão curto (10 meses).
O Francês nunca foi uma meta em minha vida, sequer havia pensado nessa possibilidade. Porém, com o sonho do Canadá resolvi repensar. Participei de uma aula experimental do curso de Francês. Entrei em uma turma de básico I, 2ª aula. Foi um empenho, pq o término da aula é bem no horário de pico do trânsito, 18h15. A escola é localizada do lado oposto da minha residência. Levei mais de 30 minutos pra chegar em casa, com meus filhos esperando em casa sozinhos. Em fim, sobrevivi. Acontece que saí da aula totalmente desmotivada. Achei a profª confusa, o conteúdo difícil. Foi um balde de água fria. Saí decidida a não encarar este desafio, por várias razões:
1 - Fiquei me questinando se realmente devo parar minha vida por conta de um projeto futuro. Ainda que este seja algo que eu deseje muito. Fiquei repensando tudo isso.
2 - Vale a pena parar com tudo por uma possibilidade tão incerta? Não tenho certeza de elegibilidade por Quebéc, já que, tendo em vista minha idade, teria que comprovar um alto nível de proficiência no francês para conseguir pontuar. Pra falar a verdade não sei se conseguiria este nível em apenas 10 meses. Conversei também com amigos nossos que vivem em Quebéc e nos disseram que foi muito tranquilo passarem na entrevista, confirmando que a Marcia e o Klenisson nos falaram. Acontece que em nenhum dos dois casos era necessário comprovar uma proficiência tão alta;
3 - Então, entrar de cabeça em uma possibilidade que não lhe dá 100% de garantia não me animou em nada ;
4 - Igor tem praticamente 100% de chances de imigrar pelo processo Federal, e ainda poderíamos seguir os planos que já estão traçados: Igor estudando para o Ielts, eu e as crianças continuaríamos nos aprofundando no Inglês e eu seguiria com meus projetos já assumidos;
Então nossa decisão foi de nos manter no processo Federal.
Acontece que ainda continuamos com o problema do pagmento das taxas, mas isso podemos resolver, temos até algumas alternativas, que contarei no próximo post.
Assim seguimos, com passos firmes de quem sabe onde quer chegar, ainda que o caminho esteja sendo um pouco tortuoso.....eheheheh

3 comentários:

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Hummm!!! Senti firmeza, agora...hehehehe

Bem vindos ao processo federal que está bombando no momento...hehehe

Já que decidiram pelo processo federal e o grande problema ainda é pagar a taxa, estudem a possibilidade de um amigo/conhecido pagar a taxa pra vcs lá no Canadá, talvez isso já resolva muito do problema.

Bom, só tenho a repitir que desejo muuuuuiiiita sorte pra vcs. Tudo há de dar certo, continuem seus projetos e com Deus no coração!!!

Precisando da gente, estamos aqui!!!

Bjos,

Rosi
P.S. Gente há alguma coisa errada no blog de vcs (ou comigo..rs), o dia que aparece a mensagem não bate com a data do post, enfim, fiquei meio perdida pra acompanhar o blog...

Sandro e Família disse...

Chris

O importante é não perder o foco final, e agora que decidiram pelo Federal tem que canalizar todas as energias positivas nessa longa caminhada.

Continuamos acompanhando e torcendo pelo sucesso da família.

Abração

Sara e Vitor disse...

Oi Cris, tudo bem?

Sábia decisão!

Daqui a pouco essa questão da taxa é resolvida, e como o forte de vocês é o inglês vocês irão tirar de letra tudo isso.

Pelo Quebec, seria um tiro no escuro, ou seja, muuuuuita dedicação e perdas fariam parte de um futuro incerto, resumindo, a meu ver, não valia a pena.

Mas como nada é por acaso, agora vocês estão de volta muito mais fortes e seguros do que antes!

Bem vindos novamente ao processo federeal! :D

Paciência e perseverança nessa caminhada, meus amigos!

Grande abraço,

Vitor