domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa, tempo de alegria, renovação e esperança

Queridos amigos, há tantas coisas que quero dividir com vocês, de tudo que estamos vivendo aqui no Canadá, mas neste momento especial, dia em que Celebramos a Páscoa, quero falar-lhes sobre como foi especial este período em que nos preparamos para viver o dia de hoje.
Desde que chegamos aqui em Montreal participamos de uma comunidade Católica Portuguesa, onde há muitos brasileiros. Desde então só temos crescido em nossa fé. Para vivermos o período de preparação da Páscoa (chamado de Quaresma), fizemos com nossa comunidade reflexões semanais com o intuito de olharmos nossa própria vida e percebermos como podemos seguir de forma mais concreta a pessoa de Jesus. Igor e eu preparamos os 5 encontros e dividimos com cerca de 60 pessoas momentos de descobertas espirituais. Estes dias que antecederam a vivência da Páscoa em que preparávamos os encontros para a comunidade foi um período muito rico para nós, onde mais aprendemos do que ensinamos, sobretudo nossa intimidade com Deus aumentou. Ganhamos mais do que demos, comprovamos que quanto mais nos doamos aos outros mais felizes nos tornamos. É muito bom compreender isso na prática.
Percebi o quanto essa preparação foi importante nesta semana que passou, onde celebramos, em comunidade, a semana de páscoa. Ontem (sábado), participamos da Vigília Pascal, sentimos a verdadeira alegria de celebrar a Páscoa. Encontramos uma paz interior indescrítivel, nossas esperanças foram renovadas na certeza de que Cristo ressuscitou e que nossas lutas neste mundo não são em vão, com certeza um dia encontraremos Jesus face a face.

Hoje, dia de Páscoa, nossa família e mais um amigo, começcamos o dia de forma especial. Levantamos as 5h a.m. e fomos à beira do rio para contemplar o nascer do Sol e o momento em que Jesus ressuscitou. Claro , que muitos nos acham uns malucos: imaginem, uma família que levanta 5 a.m. , com frio, em um domingo, para ver o nascer do sol e aparentemente apenas meditar e contemplar não parece nada normal.


Acreditem, somos normais e ouso dizer privilegiados, pois pudemos no interior dos nossos corações e no silêncio da manhã, contemplar o momento em Jesus ressuscitou e assim sentir o Cristo vivo dentro de nós.


Percebemos claramente a presença de Deus na simplicidade do nascer do dia, do canto dos pássaros, do sol que apareceu na fresta das nuvens em um dia nublado, no barulho da água, nos patos que passeavam no rio, na brisa que batia em nossos rostos. Fechamos nossos olhos e sentimos a presença de Jesus ressuscitado através do ar que entrava em nossos peitos, sentimos a esperança ser renovada. Renovamos nossa alegria, nosso entusiasmo. Renovamos a necessidade de viver o amor de forma prática, renovando nós o desejo da prática da justiça e a certeza de que somos vitoriosos com Cristo.
Estamos aqui no Canadá vivendo nossa Páscoa de forma mais plena, mais presente, mais intensa.


Hoje celebramos o almoço com nossos amigos, para eternizar este momento único que vivemos por aqui. Estamos feliz, pois aqui, mais do que nunca, sentimos a presença de Deus e temos a certeza de que não estamos aqui por acaso.


Espero sinceramente que todos vocês, cristãos ou não, possam viver momentos de renovação em suas vidas, onde a esperança e alegria possam pulsar como um sinal para o mundo de que Deus realmente nos ama e não está alheio as nossas dificuldades e desafios, mas Ele é alguém presente, que nos acompanha, que está sempre ao nosso lado.


Sigamos todos juntos sempre com passos firmes, na certeza de que há um futuro bom para todos, sabendo sempre onde iremos chegar.....
FELIZ PÁSCOA A TODOS

Que a paz esteja com todos vocês

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Uma super páscoa pra vocês também e que as bençãos se multipliquem sempre.

E a vida segue...

Paola disse...

Amem!

É Nóis no Canadá disse...

Admiro demais sua espiritualidade! A forma como conduz sua vida...
Feliz Páscoa à vcs tbém.
Bjs

armando disse...

vo armando ,hoje coloquei a minha leitura do vosso blog em dia.maravilha adorei tudo. Me fez muito bem. adorei ver o Matheus pedalando.
aguardo fotos do Tiago e da Mãe beija a todos fiquem com Deus.! ! !