quinta-feira, 10 de maio de 2012

Thiago na Garderie

Olá, pessoal!

Agora, é o bebê quem está começando a vida social aqui em Montréal. Na semana passada, ele começou a frequentar a Garderie, Day Care, ou como dizemos em português, a creche. Para que os pais possam estudar ou trabalhar, é necessário que o bebê esteja sendo cuidado por alguém. No Brasil, nossos outros dois filhos ficaram com a babá em casa até os 4 anos, antes de ir para o jardim de infância. Porém, nao é comum haver pessoas para cuidar de crianças em casa diariamente aqui no Canadá e o serviço é caríssimo. Assim, as crianças vao para a garderie. Nossa idéia é que o Thiago fique meio-período por enquanto, e nos primeiros dias, ele vai ficar algumas poucas horas para se adaptar e à medida que formos tendo segurança, vamos deixando ele mais horas.

Aqui em Québec, o negócio funciona assim: o governo disponibiliza uma rede de garderies públicas chamadas de Centres de la Petit Enfance (CPEs). Estas garderies custam $7 por dia. Para poder usufruir de um CPE, é necessário se cadastrar no site. O que o pessoal diz por aqui é que existe uma lista de espera que pode durar até 3 anos, pois tem muito mais crianças do que garderies. Bem, eu cadastrei o Thiago antes dele nascer. Ele já está com 11 meses e ainda nao nos chamaram. Entao, a alternativa é correr para a rede de garderies privadas, que podem cobrar até $47 por dia, em alguns casos. Foi o que fizemos.

Importante: você paga o valor integral sempre, mesmo que seu filho fique só meio-período...
Outra coisa importante: é bom saber se tem alguma garderie com vagas, mesmo que seja privada, perto de onde você vai morar, caso você tenha ou pretenda ter filhos.

A rede de garderies privadas dispoe de garderies regulares (como que escolinhas) e de "garderies familiales", onde uma pessoa dispoe de sua propria casa para cuidar das crianças. Vimos varias garderies familiales por indicaçao e nao gostamos muito delas, apesar de que muitas "tias" tinham ampla experiencia com cuidado de criancas e certificacoes, alem de ambiente muito acolhedor, mas preferimos uma garderie "nao-familial", um local mais apropriado, principalmente pela quantidade de pessoas para cuidar de cada sala. Vimos algumas garderies onde uma pessoa sozinha cuidava de 7 crianças. Hoje na salinha onde o Thiago fica a maior parte do tempo, existem 3 "tias" que cuidam das crianças e estamos satisfeitos com o serviço.

Bem, e como fazemos para pagar a garderie privada? O Governo do Québec paga uma parte. Dependendo da sua renda, o governo pode cobrir toda a diferença entre o valor da garderie e os $7 que custaria um CPE. No nosso caso, o governo está pagando 60% do valor da garderie. Como funciona isso: se você tem um filho em uma garderie privada, você automaticamente ganha um crédito de imposto a ser abatido no próximo imposto de renda. No caso, em 2013. Porém, como estamos pagando a garderie agora, em 2012, o governo do Québec permite receber este crédito em dinheiro antecipado mensalmente. Depois, tudo tem que ser declaradinho no ajuste anual do imposto.

Para se cadastrar para receber o dinheiro, você precisa baixar um formulário do governo do Québec e pedir para a garderie assinar o documento, indicando o valor que será pago por dia. Neste formulário, você também passa uma previsao de quanto acha que vai receber até o final do ano. Aí teve uma coisa engraçada: o cara da garderie me perguntou:

- você quer que eu preencha desde janeiro? (lá vem o golpe...)
- eu: comment?
- sim, posso escrever que o Thiago está aqui desde janeiro? (lá vem o golpe....)
- eu: mas ele nao está aqui desde janeiro...
- eu sei, mas se a gente colocar, você vai receber o dinheiro como se ele estivesse desde janeiro!!! (olha o golpe aí gente!!!)
- eu: comment??? Mas claro que nao! Ele está aqui desde agora, vou receber o que é justo!
C'est bizarre (é estranho).... e tem muita gente criticando este modelo, dizendo que deveria ser como em outras províncias canadenses ou outros países, onde o governo dá o dinheiro e nao o serviço de Garderie. Assim, as garderies CPE seriam eliminadas e o governo nao teria este custo, que sai muito mais caro do que simplesmente repassar para o contribuinte a diferença entre os $7 e o custo da garderie privada.

Agora no começo o Thiago está estranhando muito e ele chora sempre que a gente deixa ele lá, mas quando voltamos, ele está brincando com os brinquedos e outras crianças. Esperamos vê-lo logo feliz da vida com os seus novos amigos!

E a vida vai devagarinho retomando o seu rumo. E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abraçao e a Paz

3 comentários:

Sandro disse...

Comment???

Isso prova que o jeitinho não é característica única dos brasileiros!!!

Dea disse...

Parabéns pela atitude, é isso aí. Não adianta a gente mudar de País pra ter uma vida mais justa, se a gente não seguir este mesmo preceito quando é de nosso interesse.
Muita gente quer se aproveitar do governo canadense, achando que está sendo "esperto", mas na verdade está enganando a si mesmo.
Aos pouquinhos o Thiago se acostuma na garderie... o difícil vai ser vcs se acostumarem a deixar essa carinha linda por lá...;)
Obrigada pelo post!

Aquiles Melo, un batteur et ses Rêves disse...

Uma atitude altamente cristã! Independente do credo! Parabéns mesmo!

Por favor, qual o site da garderie que vocês estão levando o filhinho de vocês?

Obrigado!