terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Canadá, País das Maravilhas...

"Roubaram minha carteira!!!!" foi o que falei pra Cris no telefone quando ela me ligou para colocar créditos no Skype dela com o cartão de crédito... Um arrepio congelante vinha subindo desde o cóccix, passando pelas vértebras da coluna, dilatando as hérnias de disco, o pescoço, até arrepiar os fios mais altos de minha cabeça... Todos os documentos do Canadá: PR Card, Permis de Conduire (carteira de motorista), Assurance Maladie (seguro-saúde), documentos do Brasil, passe de ônibus, cartões bancários, etc. etc. tudo perdido! Imagine o trabalhão que dará para fazer tudo de novo!! E eu sou imigrante. Só tenho o passaporte agora como documento de identidade... E em plena sexta-feira...

Eu havia colocado a carteira dentro da bolsa externa de minha mochila no ônibus, depois de ter passado o cartão na leitora, e fechei o zíper. Porém, alguém deve ter visto e abriu o mesmo quando a mochila estava em minhas costas... Canadá... País das Maravilhas!!! Nem em 1 ano de São Paulo eu havia passado por isto... Andando de metrô e ônibus toda a semana com a mesma mochila, computador, etc. nas costas...
Então, cancelei imediatamente os cartões de crédito e débido do HSBC, via telefone. O cartão de débito foi providenciado imediatamente na agência e o de crédito ainda está para chegar. Fui até a polícia e fiz um boletim de ocorrência. Fui no SAAQ (Detran deles aqui) e solicitei uma segunda via da carteira de motorista, que chegou em menos de 1 semana. Saiu $10 pila. E fui no RAMQ para pedir uma segunda via da carteira de seguro-saúde, que ainda não chegou. Saiu $15 pila. Baita perda de tempo... Tudo isso segunda de manhã.
Na segunda de tarde, chego em casa depois do trabalho e tem uma encomenda no correio: alguém mandou minha carteira de volta!! Intocada! Nem as $5 lascas que tinha dentro o cara usou, mesmo que fosse para pagar o correio... Canadá... País das Maravilhas!!! Mandei um cheque pelo correio como recompensa pela boa ação, pois principalmente o PR Card seria uma novela para fazer de novo... Pra se ter uma idéia, você nem baixa os formulários pela internet. Tem que pedir para eles mandarem pelo correio! Cheguei até a pedir e os formulários chegaram! Mas não vou dar seguimento no processo.
Lições aprendidas:
1. Comprei uma carteira menor, que cabe no bolso da frente de minha calça. Na verdade, é uma niqueleira, que só cabem os cartões dentro;

2. Só ando com a carteira de motorista e o assurance maladie. O resto fica em casa. PelamordeDeus, não andem com o PR Card. Ele não serve pra nada no dia-a-dia e eu ia sofrer um monte para conseguir o cartão de volta. Fora se o pessoal encrencasse de novo com a falta do CSQ. PR Card só serve para voltar para o Canadá quando você viaja pra fora.
E vamos seguindo com passos firmes de quem sabe onde quer chegar...
Abração e a Paz

7 comentários:

Camila disse...

Nossa, que susto!

Recentemente passamos por algo parecido aqui em casa.

Meu marido chegou em casa do trabalho e só aí se deu conta da perda da carteira. Ligou pra administração do shopping onde almoçou pra perguntar se haviam achado a carteira e nada...

Foi ao computador pegar telefone e endereço pra fazeer nova via da Assurance Maladie e de outros documentos, quando se deparou com a mensagem de uma desconhecida no Facebook querendo saber se a carteira que ela achou era dele. E era! Poucos minutos depois, eles se encontraram e tudo o que havia na carteira estava lá.

Ainda bem que as duas histórias tiveram final feliz.

Anônimo disse...

Se a carteira foi devolvida intacta, será mesmo que vc foi roubado ou perdeu? Não sou do tipo que tenta esconder o sol com a peneira e fazer de conta que aqui tudo é perfeito, mas me pareceu que vc fez um julgamento precipitado sem ao menos ter a certeza de que foi furtado.
É óbvio que é melhor prevenir do que remediar, carteira no bolso sempre e qtomenos documentos, melhor, afinal, vc é brasileiro, não é bobo!

Márcio Nascimento disse...

Schultz, desculpa me intrometer... acho q o "Anônimo" realmente não entendeu o tom do seu post!
Eu tb pensaria ter sido furtado!
Sucesso!

Anônimo disse...

Nossa Igor incrivel igualzinho aqui no Brasil...hehehehe.... Sempre acompanhamos seus posts quem sabem não seremos vizinhos um dia.... Abs, Sergio Kamide.

gustavobk disse...

Incrível mesmo, a pessoa se dar ao trabalho de preparar um pacote pra enviar pelo correio de volta só onde se tem uma educação de base boa pra formar cidadãos de verdade.
Contudo eu já vi isso acontecer no Brasil uma vez, no sul, onde eu morava. 1 vez só. E o cara se limitou a deixar na seção de perdidos dos Correios. Sem o dinheiro.

Lu e Mar disse...

Que susto Igor!
Ainda bem que tudo terminou bem....

Liana disse...

Hehehe... Ainda bem que li os comentarios alheios! Vc perdeu entao!? Nao foi roubado né?! Que bom! Viva a educaçao da pessoas! Ela ainda existe!