sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Primeiro Aniversário de Canadá

Oie, Pessoal

Exatamente há um ano atrás eu estava desembarcando em Toronto, fincando o pé no Canadá pela primeira vez... Ontem me passou um pouco pela cabeça isso quando me lembrei do meu primeiro aniversário de imigração. Encontrei coincidentemente a pessoa que veio no vôo comigo para o Canadá e acabou morando aqui perto de casa. Enfim, foi um déjà-vu completo... Minha família chegaria 1 mês e pouco depois, e neste ano, que passou como um raio, fiz uma avaliação da situação atual... Seria um pouco como o nosso VER que a gente faz no Cursilho... Vamos lá:
Estamos com o idioma bem adiantado. As crianças já falam muito bem o francês. Dá quase pra dizer que é fluente, mas ainda há mais um meio ano de Classe d'Accueil pela frente. Estamos já procurando outras escolas para eles começarem o Secondaire Regulier (faremos um post específico sobre educação em breve). A Cris está firme no inglês e já está falando mais com as pessoas e eu estou também indo muito bem no meu francês. Eu e a Cris estamos estudando à noite.
Moramos ainda na nossa primeira casa desde que chegamos aqui. Ela está agora cheia de móveis e de vida! Mas vamos mudar logo... Falarei sobre isso mais tarde. Acabamos decidindo mudar quando a família aumentou. Ainda precisaremos trocar de carro também, mas isso vai ficar pra bem mais tarde. O que houve é que eu arrumei tudo para quatro, mas depois descobrimos que eram cinco pessoas.... (veio o Thiago, ehehe).
Estou no mesmo emprego que estava quando cheguei aqui e estou gostando. Ficamos um mês e meio agora na "entressafra" de projetos, mas de uma semana pra outra a empresa já vai precisar contratar gente, pois fechamos muitos contratos... Bem legal! Mas sinto um pouco que é hora de ganhar mais, já que tenho quase 1 ano da tal "experiência canadense". Já trabalhei em várias empresas do Québec em projetos e fiz também um projeto em Ottawa. Creio que esta questão está bem encaminhada...
Não tivemos muito tempo de viajar neste ano, para conhecer a região, ou mesmo a nossa amada Montréal. Muito pela necessidade de cuidar do bebê, mas enfim. Chegando e já trabalhando, não tivemos tempo de fazer turismo. Porém, temos muita vontade de conhecer lugares. Agora, uma coisa legal é que tenho passado bem mais tempo com a minha família do que passava no Brasil. Isso realmente é uma grande vantagem. Estou boa parte do tempo em casa, e não o contrário, como era no Brasil. Já aproveitamos o inverno, brincamos muito na neve (que já está chegando de novo), brincamos nas piscinas públicas, andamos pela cidade inteira de metrô, jogamos vôlei com nossos amigos québecóis, andamos de bicicleta, de patins no gelo, no asfalto, corremos, fizemos de tudo um pouco, mas faltou viajar mais. Este novo ano, com o nenê um pouco maior, com certeza faremos mais viagens para conhecer este imenso país....
Estamos tocando nossos projetos de evangelização na Missão Santa Cruz (paróquia dos portugueses aqui de Montréal), e estão dando alguns frutos. Estamos bastante felizes com nossa comunidade e também por podermos ter a Graça de colaborar com eles. Os portugueses são muito divertidos e formam uma comunidade bastante unida por aqui, principalmente no Plateau Mont-Royal. Continuamos participando do grupo coral Nossa Fé, que nos acolheu, e com eles tocamos nas missas nos finais de semana.

E assim, passou-se um ano... temos um montão de coisas ainda para concluir a adaptação, mas vamos vivendo um dia de cada vez... Escrever este post foi como uma avaliação deste ano que passou, e a avaliação foi muito positiva... Pois temos ótimas notícias sempre pela frente... E vamos seguindo sempre com passos firmes de quem sabe onde quer chegar!

Abração e a Paz
Igor Schultz

5 comentários:

Ju Chemim Tambosi disse...

Mto legal prt Igor...
Ótimo receber notícias boas e animadoras de vcs!
Bjs

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Fico muito feliz pelo sucesso de vocês. Que os sonhos continuem se realizando.

E a vida segue...

Quebec Avec Nóis disse...

Parabens!!! Familia de Fé e unida, so pra frente claro!!!DEUS abencoe vcs e seus projetos.... Beijo enorme a todos

Rafael Reyes L disse...

Igor y Cris
Espero esta vez comunicarme con Uds.
Hace mucho tiempo que he tratado de hacerlo... Comuniquense !!!!!!

Nicole disse...

Parabéns pelo sucesso em terras geladas. =)